domingo, 13 de dezembro de 2009

O sonho de Talita



A educação moderna diz que não se deve mais usar cartilhas. Mas eu fui alfabetizada com um livro inesquecível: O sonho de Talita!

Olhando hoje, podemos perceber que ele não é um livro politicamente correto
, especialmente no que se refere à questão racial. Mas sobrevivi a ele e uma de minhas bandeiras é justamente a garantia dos direitos humanos e das crianças.

De qualquer forma, apesar da nostalgia que ele me traz e que me fez colocá-lo no site, é bom ficarmos atentos ao que nossas crianças estão lendo nas escolas, para que não perpetuem visões preconceituosas e errôneas sobre povos, raças, fatos históricos e científicos.

Um comentário:

  1. Também foi o primeiro livro que eu li, a história foi o seguinte:Eu tinha 5 anos de idade,meu pai viajou pra Fortaleza para resolver o problema dele de dinheiro,demorou mais do que devia,senti saudades deles e fiquei com febre, então ele trouxe esse livro O Sonho de Talita e antes de ir pro Jardim I na escola João Paulo II,eu já sabia ler,minha mãe me ensinou a ler através desse livro.

    ResponderExcluir