terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Pesquisas acadêmicas

Abaixo, algumas pesquisas desenvolvidas pelo Núcleo de Pesquisa Cultura e Recepção Midiática, da UFRGS. Para mais informações, o site é:
http://www6.ufrgs.br/midiatica/


Novas tecnologias, novo telespectador e televisão brasileira
LINHA DE PESQUISA: Comunicação e indústrias culturais no Cone Sul (extinta)AUTORES: Sérgio Capparelli (coordenador), Nilda Jacks e Thomas Tufte (Universidade de Copenhague - Dinamarca) FINANCIAMENTO: CNPqREALIZAÇÃO: 1996-1998PUBLICAÇÕES:A ponte necessária: produção e audiência - Sérgio Caparelli - P. 131-138. A recepção das novas mídias: alinhavos teórico-metodológicoNilda Jacks - P. 121-130. In: Mídia e Cultura, orgs: Antônio Fausto Neto e Milton José Pinto. Ed. Diadorim, Rio de Janeiro, 1997.


Subprojeto Integrado: Televisão, família e identidade
OBJETIVO GERAL: A pesquisa fez parte de um projeto integrado (supracitado) e teve como objetivo identificar as vinculações entre duas instituições (família e televisão) e suas relações com a construção das identidades culturais.AUTORES: Nilda Jacks (coordenadora)FINANCIAMENTO: CNPq REALIZAÇÃO: 1996-1998PUBLICAÇÕES:Televisão, família e identidade (parte de um projeto integrado)Revista Caesura nº 12, Canoas jan/jun 1998 p. 81-90.
Televisão, identidade e cotidiano: parte de um projeto integradoNilda Jacks e Thomas TufteIN Rubim, Antônio Albino; Bentz, Ione; Pinto, Milton (orgs). Produção e Recepção dos sentidos midiáticos. Petrópolis. Vozes, 1998
História de família & etnografia: procedimentos metodológicos para uma análise integrada.Nilda JacksRecepción y Mediaciones. Casos de investigación en América Latina. Em: A.L. Guillermo Orozco Gómez (coord) Buenos Aires. Editorial Norma, 2002

Televisão e identidade cultural
OBJETIVO GERAL: Analisar as novas tendências da programação da RBS no intuito de caracterizar a representação da identidade regional veiculada em determinados programas surgidos na década de 90.LINHA DE PESQUISA: Comunicação, representações e práticas culturaisAUTORES: Nilda Jacks (coordenadora)FINANCIAMENTO: CNPq REALIZAÇÃO: 2000-2003PUBLICAÇÕES:Televisão e Identidade Cultural In: Tendências na Comunicação ed.Porto Alegre : RBS/ L&PM, 2001, v.4, p. 12-19.
Audiencia Nativa: Cultura Regional En Tiempos de Globalización. Revista Estudios sobre las Culturas Contemporaneas. Colima: , v.II, n.3, p.25 - 40, 1996.
RevPCult - Revista Estúdios sobre las culturas contemporáneas


Conocer para intervir. Infância, violencia y medios.
OBJETIVO GERAL: Investigar el tratamiento de las temáticas vinculadas a infancia, violencia y abuso sexual en los medios masivos de comunicación. Objetivo específicos: conocer las representaciones que en torno a infancia circulan en los medios de comunicación; las representaciones que en torno a la violencia y al abuso sexual infantil circulan en los medios; obtener insumos que promuevan la definición de estratégias comunicacionales para la toma de consciencia de la problemática y de las acciones para su prevención.LINHA DE PESQUISA: Comunicação, representações e práticas culturaisAUTOR: Nilda Jacks (coordenadora), Valdir Morigi, André Iribure, Rosane Rose e Flávio MeurerFINANCIAMENTO: Fundação BICE - Oficina Internacional Para La InfanciaREALIZAÇÃO: 2004PUBLICAÇÕES:JACKS, N. A., MORIGI, Valdir, ROSA, Rosane, MEURER, Flávio. La visibilidad de la infancia y la violencia en los medios brasileños. Ofícios Terrestres. La Plata: , v.17, p.97 - 106, 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário