segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Projetos de Educomunicação

Veja texto do site Ciranda.Org sobre projetos de Educomunicação no Brasil e conheça mais sobre a teoria e a prática desse conceito!

A Educomunicação é realizada em todo o mundo como meio de transformação social.
Aqui você encontra experiências no Brasil da utilização da comunicação como ferramenta de educação.

AMAZÔNIA
* Agência Uga-Uga de Comunicação

O Projeto Escola Cidadã foi criado com o objetivo de capacitar, em metodologias de educomunicação, professores e alunos da rede pública de ensino de Manaus para a melhoria do ensino-aprendizagem.O primeiro tablóide escolar produzido por adolescentes e jovens, o Jornal Uga-Uga originou-se do Projeto Jornal na Escola, uma ação desenvolvida, em 1997, tem como objetivo desenvolver uma ferramenta de comunicação gerenciada por jovens e adolescentes da rede pública de ensino de Manaus e voltada para esse mesmo público.http://www.agenciaugauga.org.br/

CEARÁ
* Com Cultura - Comunicação e Cultura

O Comunicação e Cultura tem como missão atuar em escolas - principalmente públicas - para promover a formação cidadã das crianças e adolescentes e contribuir para a melhoria da qualidade do ensino, através da publicação de jornais escolares e estudantis. O Programa Escola de Cidadãos é formado por dois projetos: O Primeiras Letras apóia a publicação de jornais que resultam do trabalho em sala de aula no ensino fundamental e EJA. O jornal é editado por professores(as), com textos e desenhos dos alunos(as). O projeto beneficia, atualmente, 893 escolas de 112 municípios no Ceará. O Clube do Jornal apóia a publicação de jornais estudantis editados com autonomia por adolescentes do ensino médio. Assim, promove a escola democrática através da liberdade de imprensa e do protagonismo juvenil. O projeto beneficia, atualmente, 94 escolas públicas de 33 municípios no Ceará. http://www.comcultura.org.br/

* Catavento Comunicação e Educação http://www.catavento.org.br/index.asp

BAHIA
* Movimento de Educação Comunitária - MOC

Partindo de algumas experiências iniciais que visavam promover a participação de crianças e adolescentes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) em programas de rádio veiculados em emissoras comunitárias e no jornal Giramundo, atualmente está desenvolvendo uma proposta de introduzir a educação pela e para a comunicação no ensino público das escolas do campo, onde já há uma forte atuação do Programa de Educação do Campo.Construção de mídias educativas como programas de rádio e boletins, estimulando a participação ativa de crianças e adolescentes e a reflexão crítica dos conteúdos veiculados na grande mídia fazem parte das ações do Educomunicação no Campo.http://www.moc.org.br/

* Cipó Comunicação Interativa
Pelo Projeto Escola Interativa alunos e professores se envolvem na produção de peças de comunicação (ensaios fotográficos, vídeos, cartazes, HQ, site) e geram novos processos de educação e/ ou de mobilização social.http://www.cipo.org.br/

SÃO PAULO
* Aprendiz - Cidade Escola

A Cidade Escola Aprendiz nasceu do site Aprendiz. Inicialmente era um programa educativo de comunicação, no qual jovens produziam reportagens com o foco em Direitos Humanos.Jovens participantes de atividades da organização Cidade Escola Aprendiz produzem vídeos sobre responsabilidade social para o site Aprendiz, com o objetivo de disseminar diversas soluções criativas de educação. http://aprendiz.uol.com.br/content/phiphopoke.mmp

* NCE USP - Núcleo de Comunicação e Educação
Por meio de projetos como o Educom-TV, Educom.rádio, professores e alunos da rede municipal de ensino de São Paulo são capacitados a utilizarem linguagens audiovisuais em sala de aula na perspectiva da educomunicação. O objetivo das práticas é combater a violência e favorecer a construção de uma cultura de paz.http://www.usp.br/nce/

* Movimento Um Milhão de Histórias de Vida de Jovens
Jovens de todo o Brasil iniciaram o movimento Um Milhão de Histórias de Vida de Jovens, que tem como objetivo mobilizar muitos outros jovens para contar e divulgar suas histórias, e assim alterar a forma como a sociedade vê e age em relação à juventude histórias são publicadas pelos próprios jovens em um ambiente virtual e divulgadas através de boletins, peças de teatro, vídeos e programas de rádio.http://www.museudapessoa.net/MuseuVirtual/home/resources/homesPublicadas/MVHM_23.html

RIO DE JANEIRO
* Bem TV - Educação e Comunicação

O projeto Olho Vivo viabiliza processos educativos para adolescentes das comunidades da Grota, Morro do Preventório e Jurujuba, em Niterói. A prática da educomunicação é utilizada para levantarem (a partir de imagens) a memória do local onde moram e o diagnóstico da situação de vida na região. Os jovens são sensibilizados a intervir positivamente da realidade social por meio da prática da comunicação.Pelo projeto Educomunicar professores de escolas públicas de Niterói são capacitados a trazer a comunicação para sala de aula.www.bemtv.org.br

* CECIP - Centro de Criação de Imagem Popular
Com o projeto Botando a Mão na Mídia, crianças e jovens trabalham a leitura crítica da mídia, especialmente da televisão e o vídeo.Pelo projeto Jornal Internacional de Bairros - JIB, em oficinas prático-teóricas de vídeo, jovens de escolas da rede pública de ensino e de grupos culturais organizados são capacitados a produzir sua própria informação.http://www.cecip.org.br/

* Observatório de Favelas
O objetivo maior do projeto Escola Popular de Comunicação Critica é contribuir para a ampliação do exercício da cidadania dos adolescentes e jovens de comunidades populares do Rio de Janeiro por meio de acesso à diferentes linguagens no campo de comunicação e da cultura, cursos de caráter profissionalizante no campo da mídia impressa; da mídia em internet; da produção em Vídeo, em fotografia e em rádio comunitária e o registro das práticas cotidianas presentes nas comunidades populares. http://www.observatoriodefavelas.org.br/observatorio/projetos/

RIO GRANDE DO NORTE
* Instituto Terramar Educomunicação

Práticas de rádio-escola entre alunos de duas escolas municipais de Natal-RN para a capacitação dos alunos para todo o processo de produção e apresentação de um programa de rádio e produção de fotografias pelos jovens em privação de liberdade para demonstrar suas visões de mundo e colocar em cada imagem um pouco deles, de suas história de vida.http://www.ciaterramar.org.br/2007/

PERNAMBUCO

* Auçuba - Comunicação e Educação
O Projeto Escola de Vídeo visa desenvolver o senso crítico e a criatividade de jovens, utilizando a comunicação numa perspectiva educativa. O objetivo é intervir na comunidade, implementando núcleos de comunicação em escolas públicas municipais e estaduais por meio de vídeo realizado pelos alunos.

MINAS GERAIS
* Oficina de Imagens

O projeto Latanet - da latinha à internet é uma proposta pedagógica que une o currículo escolar, mídia, cidadania e o cotidiano do estudante. Promove a inclusão das linguagens e tecnologias da comunicação (fotografia, rádio, jornal, TV, Internet) no ambiente escolar, atraindo e provocando a participação na comunidade e a criação de rede de intercâmbio de informações entre jovens e educadores de diferentes escolas. Desde 2002, o projeto Latanet trabalha com professores e alunos de 32 escolas na rede pública municipal de educação de Belo Horizonte.http://www.oficinadeimagens.org.br/

MARANHÃO
* Matraca - Agência de Notícias da Infância
http://www.matraca.org.br/index.htm

PARANÁ
* Olho Vivo

Minha Vila Filmo Eu é um projeto voltado para jovens da comunidade Vila das Torres, em Curitiba- PR. Estes jovens entram em contato com as técnicas e a narrativa do audiovisual. Através deste curso de vídeo gratuito as crianças selecionadas aprendem a contar histórias com uma câmera digital, com foco sobre seu cotidiano e a realidade do local onde moram.http://www.projetoolhovivo.com.br/index.htm

* Projeto Ler e Pensar Ler e Pensar é um projeto de incentivo à leitura desenvolvido desde 1999 em escolas públicas e particulares do Paraná. A proposta é incentivar o hábito da leitura na escola utilizando o jornal como um recurso pedagógico complementar.http://portal.rpc.com.br/instituto/projetos/index.phtml?menu_id=64&pai=true&id=64

* Ciranda - Central de Notícias dos Direitos da Infância e da Adolescência

Jovens em privação de liberdade e de bairros com altos índices de violência de Curitiba e região metropolitana participam das oficinas do projeto Luz, Câmera...Paz! Por meio de jornais e vídeos, os jovens tomam frente nas ações e debates e se afirmam como protagonistas na construção da paz. Pelo projeto Navegando nos Direitos, desenvolvido em Paranaguá-PR estudantes da rede municipal e estadual de ensino produzem jornal e reportagens sobre o enfrentamento à violência sexual infanto-juvenil.O programa Catavento, de erradicação e prevenção ao trabalho infantil, traz a educomunicação para crianças e jovens em atividades sócio-educativas.www.ciranda.org.br

PARÁ
* Projeto Saúde e AlegriaA Rede Mocoronga de Comunicação Popular tem foco no protagonismo juvenil e na cidadania por meio da Educomunicação - produção de jornais, vídeos e programas de rádio, difundindo informações e a cultura das comunidades dos municípios de Santarém e Belterra, ambas no Pará.
www.saudeealegria.org.br

Fonte: Site Ciranda

2 comentários:

  1. A Educomunicação é uma area que precisa ser mais explorada em Angola. Gostaria de poder fazer alguma coisa mas não sei por onde começar... Agradecia se houvesse sugestões da parte de pessoas mais inteiradas no assunto...

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    1. Caro Heitor, mande e-mail contando um pouco mais sobre seu contexto para podermos trocar umas ideias. Também posso encaminhá-lo ao pessoal da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação, da qual faço parte. Quem sabe podemos sugerir algumas ações! De qualquer forma, sugiro que acesse as seguintes publicações online para ter mais ideias a respeito do conceito e de projetos na área: "Projetos de Educação, Comunicação e Participação - Perspectivas para Políticas Públicas" (http://rossetti.sites.uol.com.br/) e "EDUCOMUNICAR
      Comunicação, Educação e Participação no desenvolvimento de uma educação pública de qualidade"(http://www.redecep.org.br/midia_educacao.php)
      Cristiane

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