sexta-feira, 16 de abril de 2010

Nas Escolas - Iniciativa do Diário de Notícias para adolescentes

Notícia postada pelo professor português Manuel Pinto:

Está a decorrer o
N@ESCOLAS, mais uma edição do projecto de marketing do Diário de Notícias dirigido às escolas secundárias e profissionais de todo o país.Os alunos e professores começam por se inscrever individualmente, ficando o DN com a base de dados assim criada. Numa segunda etapa, inscrevem-se professores e grupos de 3 a 5 alunos.

A cada grupo cabe elaborar uma nota biográfica de personagem à sua escolha, sendo que as mais criativas verão a respectiva escola ser contemplada com um "Dia DN", de facto, um road show que envolve figuras públicas e que está, neste momento, prestes a ter início. As equipas das escolas visitadas deverão, posteriormente, elaborar e enviar uma reportagem do dia, sendo escolhidas três para irem a uma final, prevista para o início de Junho próximo e que consiste numa entrevista feita pelos alunos a um conjunto de personalidades seleccionadas pelo DN. A equipa vencedora será premiada com uma viagem, "com possibilidade de fazer a cobertura jornalística de um evento".

Dado haver, neste processo, um contacto dos alunos com alguns géneros jornalísticos, o site do projecto disponibiliza alguns recursos , nomeadamente os seguintes módulos:
Módulo 1:
Como fazer uma Nota Biográfica?
Módulo 2:
O que é uma entrevista?
Módulo 3:
O que é uma reportagem?
Módulo 4:
Para que Serve um Jornal?
Módulo 5:
As Editorias
Módulo 6:
Os Géneros Jornalísticos
Módulo 7:
As Fontes de Informação
Módulo 8:
As Notícias
Módulo 9:
A Importância de um Título
Módulo 10:
A Manchete
Módulo 11:
O Fotojornalismo
Módulo 12:
O Grafismo
Módulo 13:
O Jornalismo Digital Os organizadores estabeleceram como objectivos para este projecto os seguintes:
* Fomentar nos jovens participantes hábitos de leitura e interesse pelos acontecimentos do mundo que os rodeia, ambos fundamentais para o correcto exercício da cidadania.
* Desenvolver o sentido critico na relação com os Media mediante o entendimento dos desafios e escolhas que se colocam a um jornalista de forma a correcta recolha, tratamento e divulgação de informação.
* Identificar as características e regras do trabalho inerente a uma entrevista e a uma reportagem.

Mais informação:
AQUI

Fonte: Educomunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário