terça-feira, 6 de julho de 2010

Crianças e Mídia é tema de novo livro da pesquisadora Maria Luiza belloni

Editora Papirus lança "Crianças e Mídia no Brasil - Cenário de Mudanças", da professora e pesquisadora Maria Luiza Belloni. Veja abaixo a sinopse!

Sinopse: Em países como o Brasil, o desigual acesso às tecnologias de informação e comunicação (TICs) tende a agravar as já profundas diferenças sociais e regionais.

Hoje, ninguém mais duvida de que precisamos todos aprender a lidar com as tecnologias, tornando-as verdadeiros instrumentos de comunicação e educação, uma vez que são tão incontornáveis quanto a multiplicidade e a profusão de informações e imagens a que estamos submetidos, a maioria delas orientada pela lógica capitalista de produção e consumo.

É em tal contexto que esse livro busca compreender como crianças e adolescentes percebem, desconstroem e reelaboram as mensagens das mídias (da televisão a celulares, computadores, videogames etc.), a fim de contribuir para a formação do professor. Se sua tarefa sempre foi desafiante, agora se tornou também ainda mais complexa. No entanto, nada como estar bem preparado para enfrentar o dragão: seja ele real ou virtual!

Ensaio 1
Infância e Mídias no Brasil: Desigualdade determinantes
1. Infans sacer: A criança com direitos e o menor sem nada.

2. Do grumete ao pivete: Breve histórico da infância no Brasil

3. Crianças, adolescentes e mídias no Brasil

4. A escola como cenário de mudança

Ensaio 2
Relatos de pesquisa: Desigualdades e aprendizagens

1. Introdução

2. Desigualdades

3. Aprendizagens: Novos modos de aprender copm as TIC´s

4. Escola e mídias: cenário de mudanças

Um comentário: