Inauguração de Rádio Escolar Mirim em SP

Hoje (31/08/2010) foi inaugurada mais uma rádio escolar mirim na Rede Municipal de Ensino: a "Tem Gato na Tuba", que integra o programa de Educomunicação da Secretaria Municipal de São Paulo, através do projeto "Nas Ondas do Rádio" (Educom.rádio). Formada por 210 crianças com 5 anos de idade que estudam na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Guia Lopes, da zona Norte.

O projeto Educom.rádio forma produtores de mídia, permitindo que sejam desenvolvidas estratégias de comunicação que podem ajudar no processo educativo dos alunos e na integração entre escola e comunidade. As escolas trabalham o projeto de formas variadas - desde histórias em quadrinhos, fotografia, jornais e vídeos até rádios escolares.

Envolvendo os alunos das seis turmas de 3º estágio da unidade, a novidade surgiu a partir do projeto didático Música no Parque, criado em maio deste ano, que visa aproximar os pequenos da música e ajudá-los a ampliar o repertório musical. Todos os dias, na hora da brincadeira livre, são eles que escolhem as canções que querem ouvir. Para que todos soubessem mexer na aparelhagem de som, os próprios alunos produziram um vídeo com orientações, que é exibido sempre que necessário.

Para a diretora Cibele Araujo Racy Maria, as atividades da rádio Tem Gato na Tuba vão acrescentar pontos positivos ao trabalho pedagógico da escola. "Além de ajudar os alunos a ampliar o vocabulário, a rádio escolar vai desenvolver também a criatividade e a segurança para que eles se coloquem em diferentes situações".

Fonte: CCA/ ECA-USP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita