quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Como a tecnologia e o ensino a distância podem revolucionar a educação

Com o tema “Como a tecnologia e o ensino a distância podem revolucionar a educação”, Luciana Allan, Diretora Técnica do Instituto Crescer (www.institutocrescer.org.br), participou de um debate no progama Urban View, na allTV (www.alltv.com.br), que transitou sobre as possíveis inovações e contribuições que as tecnologias podem proporcionar ao setor da educação.

Para Luciana, especialista em tecnologia aplicada a educação, as novas tecnologias, como iPad, redes sociais e plataformas para educação a distância, têm um considerável potencial para contribuir com a ampliação do acesso e o aumento da qualidade de ensino e aprendizagem no Brasil.

No debate, ela salientou a complexidade de se discutir sobre a contribuição de tecnologias para educação em um país onde ainda há falta de infraestrutura básica nas escolas, com grande número de unidades ainda não informatizadas, deficiência na formação de professores e uma grande parcela de instituições que dificultam o uso de seus computadores pelos alunos.

“É muito complicado falar em novas tecnologias na educação em um país onde não se consegue ainda suprir sequer necessidades básicas. Sem uma política pública efetiva de inclusão tecnológica e social é praticamente impossível avançar nesta área”, explica Luciana Allan.
Veja o vídeo da entrevista:

Luciana Maria Allan - 18/08/2010 - Urban View from Urban Systems on Vimeo.

Sobre o Instituto Crescer
O Instituto Crescer é uma ONG fundada em 2000 com foco em desenvolvimento humano, ampliação da cidadania e responsabilidade social. Desenvolve diferentes projetos nas áreas socioambientais, sociodigitais, de qualificação profissional e participação social. Seus principais parceiros são Microsoft, VALE, Odebrecht Óleo & Gás, Instituto Alana, Instituto Votorantim, Votorantim Metais, Conselho Britânico e EDP Energias do Brasil.

Perfil Luciana Allan
Luciana Allan atua na área de Informática Educacional há mais de 10 anos, principalmente em atividades relacionadas à formação e capacitação de professores. Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP e doutoranda pela Faculdade de Educação da USP, ocupa o cargo de Diretora Técnica do Instituto Crescer, participando na gestão de projetos sociais em parceria com grandes empresas.

Fonte/Texto: Assessoria de Imprensa Instituto Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário