sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Debates sobre a Indústria Cultural no Século 21

No mês de setembro, tem início o ciclo de palestras e debates Produção, distribuição e consumo cultural: A Indústria Cultural no Século 21, realizado pela Escola da Cidade – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. A abertura do projeto acontece dia 10/09 (sexta-feira), às 10h, com a palestra Redes sociais, internet e cultura digital, do professor Nestor García-Canclini. O ciclo, que segue até novembro, é uma das iniciativas contempladas pelo Edital de Debates Presenciais do Programa Cultura e Pensamento 2009/2010.

O projeto é fruto de um trabalho conjunto da Escola da Cidade, com a Editora Hedra, o curador Ricardo Musse, da Universidade de São Paulo (USP) e com os curadores associados, Afrânio Mendes Catani (USP) e Renato Gilioli (Universidade São Judas Tadeu). Os encontros semanais acontecem às quartas-feiras, das 18h30 às 20h30, são gratuitos e contarão com a presença de profissionais de distintas áreas do conhecimento. Entre eles, o músico e ensaísta José Miguel Wisnik, o filósofo Vladimir Sáfatle, o antropólogo argentino radicado no México Nestor Canclini, o ensaísta alemão Robert Kurz e outros, que participarão do debate discutindo o tema da indústria cultural a partir de suas perspectivas particulares.

Ao longo dos encontros serão destacadas, ainda, as mudanças nas esferas da produção, da distribuição e do consumo cultural na contemporaneidade, os possíveis desdobramentos culturais, sociais e históricos desses campos no século 21 e as implicações para a atuação dos diversos agentes e dos formuladores e executores de políticas culturais.

Nestor García-Canclini, convidado que marca o início do projeto, é professor da Universidad Autónoma Metropolitana (México) desde 1990. Graduado em filosofia na Universidad Nacional de La Plata, obteve seu doutorado na mesma universidade (1975) e, também, na Universidade de Paris IV (1978). Autor e uma série de publicações, alguns de seus livros são Consumidores e cidadãos (Rio de Janeiro, Ed. UFRJ, 2008), Lectores, espectadores e internautas (Barcelona, Gedisa, 2007), Las industrias culturales en la integración latinoamericana (Buenos Aires, Eudeba, 1999), Arte popular y sociedad en América Latina (Ciudad de México, Grijalbo, 1977).

SERVIÇO
Local: Auditório da Aliança Francesa – Rua General Jardim, n. 182 (próximo ao Metrô República) – São Paulo/SP
Data da abertura: Sexta-feira, 10 de setembro de 2010
Horário: 10h
Informações:
www.escoladacidade.edu.br
Entrada Franca

PROGRAMAÇÃO COMPLETA
SETEMBRO
15/09 – Palestra: Mídia, Marketing, Difusão – VENÍCIO ARTUR DE LIMA
22/09 – Palestra: Mídia, dimensões conscientes e inconscientes da publicidade – VLADIMIR SAFATLE

OUTUBRO
04/10 – Encontro extra (segunda-feira – 20h00 – a confirmar) – Palestra Multiculturalismo e crítica literária - SILVIANO SANTIAGO
13/10 – Palestra: Entretenimento e consumismo – GABRIEL COHN20/10 –
Palestra: Cultura popular/ cultura erudita na música brasileira – JOSÉ MIGUEL WISNIK

NOVEMBRO
10/11 – Palestra: Cinema e cultura de massas – CLÁUDIO ASSIS
17/11 – Palestra: Atualidade dos conceitos de Adorno e Horkheimer – ROBERT KURZ


Fonte: http://blogs.cultura.gov.br/culturaepensamento/

Nenhum comentário:

Postar um comentário