segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Infância e Consumo

Se você já parou para pensar a relação infância e consumo vale a pena conhecer o livro Infância e Consumo: estudos no campo da comunicação. A obra nos ajuda a refletir sobre o tema a partir de um painel composto pela opinião de diversos especialistas e estudantes. Veja abaixo o resumo do livro e se quiser ter acesso a ele online, basta clicar aqui.

O impacto da mídia sobre o desenvolvimento infantil tem sido objeto de numerosos estudos e pesquisas em todo o mundo. O crescimento vertiginoso do volume e da velocidade de informações em circulação coloca crianças e adolescentes em um contexto em que são constantemente instigados a olhar e perceber o mundo a partir da perspectiva proposta pelos meios de comunicação.

É nesse contexto que a ANDI (Agência de Notícias dos Direitos da Infância) e o Instituto Alana lançam o livro “Infância e Consumo: estudos no campo da comunicação”, que reúne 11 artigos redigidos por especialistas e por alunos de graduação de diferentes universidades brasileiras. Por um lado, são apresentados debates sobre os impactos negativos da exposição de meninos e meninas a determinados conteúdos. Por outro, avaliam-se as potencialidades dos meios de comunicação como elemento de socialização e educação.

Artigos de especialistas oferecem uma visão ampla sobre três eixos centrais:
• Inês Silvia Vitorino Sampaio: Marketing, Publicidade e a Construção do Público Consumidor Infantil.
• Guilherme Canela: Programação Infantil de TV e seu Impacto sobre as Crianças.
• Regina de Assis: A Mídia no Contexto Educacional.

Artigos de estudantes de graduação – desenvolvidos em conjunto ou com o apoio de seus orientadores – relatam os resultados de pesquisas aplicadas na área, resumindo as principais contribuições de Trabalhos de Conclusão de Curso produzidos em 2007 com o apoio de bolsas concedidas pelo Programa InFormação, da ANDI, em parceria com o Projeto Criança e Consumo do Instituto Alana.

Realização: ANDI – Agência de Notícias dos Direitos da Infância e Projeto Criança e Consumo do Instiuto Alana

Um comentário:

  1. Olá, gostaríamos de convidá-la para participar da Interdidática. Nós promovemos a formação continuada de professores e educadores com o objetivo de alcançar um ensino de qualidade.
    Nos conheça melhor através do site www.interdidatica.com.br e acesse nossas redes sociais.
    Twitter: @interdidatica
    Orkut: http://migre.me/14eZ7 e comunidade http://migre.me/Xjow
    Facebook: http://migre.me/14eZG e grupo http://migre.me/141t4
    Blog: http://www.interdidatica.com.br/blog/

    Abraços
    Equipe Interdidática

    ResponderExcluir