Educação científica e tecnológica: um compromisso de educadores e cientistas para o desenvolvimento da ciência e tecnologia na Brasil

Compartilhamos abaixo resumo do artigo "Educação científica e tecnológica: um compromisso de educadores e cientistas para o desenvolvimento da ciência e tecnologia na Brasil", de Wildson Luiz Pereira dos Santos, publicado na Revista GIS (Revista Virtual de Gestão de Iniciativas Sociais), uma opção de leitura de qualidade no universo virtual (*).

Widson dos Santos é Doutor em Ensino de Ciências pela Leeds Metropolitan University, Inglaterra (2001). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (Instituto de Química) e Programa de Pós-Graduação em Educação (Faculdade de Educação) da Universidade de Brasília.

Se você gostou e ficou interessado (a) em ler o artigo completo. Basta clicar aqui!

RESUMO: Como desafio para o desenvolvimento científico e tecnológico brasileiro que possa contribuir para nossa projeção enquanto nação propõe-se uma educação científica crítica de toda a população que reflita sobre as implicações sociais da ciência e tecnologia (C&T). A partir do quadro atual do ensino de ciências, caracterizado por uma descontextualização e ausência de educação tecnológica, discute-se uma proposta de educação crítica que questione modelos e valores de desenvolvimento em C&T. Nesse contexto, aponta-se como os educadores e a comunidade científica podem assumir o compromisso de discutir os rumos da C&T no Brasil, por meio de ações no sistema formal e não-formal de educação dirigido a toda população.

Palavras-chave: educação científica e tecnológica, letramento científico e tecnológico, educação para cidadania, CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade), aspectos sociocientíficos.

(*) Veja abaixo texto de apresentação da revista e expediente, retirados do site da mesma.

A Revista Virtual de Gestão de Iniciativas Sociais é uma publicação científica gratuita, de periodicidade quadrimestral, do Laboratório de Tecnologia e Desenvolvimento Social (Programa de Engenharia de Produção da COPPE/UFRJ).

Dedica-se a divulgar trabalhos voltados para a apresentação e análise de propostas e experiências ligadas à gestão social. Pretende manter uma atitude prospectiva, apontando possíveis tendências nesse campo.

Como seções fixas, reúne artigos, reportagens, entrevistas, apresentação de casos e resenhas críticas. Procura utilizar ao máximo os recursos oferecidos pelo formato de periódico on-line, explorando as possibilidades do meio eletrônico para oferecer e trocar informações, em particular o recurso do hipertexto e oferecendo sempre que possível indicação de fontes de informação complementar disponíveis na web.

O título abreviado da revista é Revista Virtual GIS, forma a ser utilizada em bibliografias, notas e referências.

CORPO EDITORIAL

Editor responsável

Roberto dos Santos Bartholo Jr. - Professor do Programa Engenharia de Produção - COPPE/UFRJ e Coordenador do Laboratório de Tecnologia e Desenvolvimento Social (Currículo Lattes)

Comitê editorial

Carlos Renato Mota - Professor do Instituto de Economia da UFRJ e pesquisador do Laboratório de Tecnologia e Desenvolvimento Social da COPPE/UFRJ (Currículo Lattes)

Arminda Eugenia Marques Campos - Pesquisadora do Laboratório de Tecnologia e Desenvolvimento Social da COPPE/UFRJ (Currículo Lattes)

Conselho editorial

Geraldo de Souza Ferreira - DEGEO/UFOP, Ouro Preto, MG (Currículo Lattes)

Marcel Bursztyn - CDS/UnB, Brasília, DF (Currículo Lattes)

Maurício Cesar Delamaro - FEG/UNESP, Guaratinguetá, SP (Currículo Lattes)

Michel Thiollent - COPPE/UFRJ, Rio de Janeiro, RJ (Currículo Lattes)

Paulo Márcio de Melo - UERJ, Rio de Janeiro, RJ (Currículo Lattes)

Susana Finquelievich - Fac. Ciências Sociais, Universidade de Buenos Aires, Argentina (Currículo Lattes)

Organização e redação

Elizabeth Tunes (Coordenação Geral) (Currículo Lattes)

Gabriela Tunes da Silva (Currículo Lattes)

Tereza Hamendani Mudado (Currículo Lattes)

Maria Carmen Villela Rosa Tacca (Currículo Lattes)

Secretaria

Maria Joselina de Barros

Concepção do projeto gráfico

Ivan Bursztyn

Web design

Marise Carpenter Elias e Beatriz Watanabe

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita