Postagens

Mostrando postagens de novembro, 2010

Os jornais existem?

Imagem
Fazia tempo que não publicava nada da minha personagem de quadrinhos preferida: Mafalda. Outro dia relendo o livro Toda Mafalda, do Quino, encontrei a tirinha que compartilho abaixo, e que serve como um bom disparador de debates em sala de aula ou grupo de estudos. Boas reflexões!!!!

Fórum de Educação & Comunicação discutirá temas como Linguagem Eletrônica e Segurança na Internet

Dia 2 de dezembro, das 8 às 18 h, no Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo, SEESP, acontecerá o Fórum de Educação & Comunicação, road show que faz parte do Movimento Inova Young, em prol da Inovação, e que reúne jovens e pesquisadores de todo o Brasil. O evento contará com a participação de educadores, profissionais de diversos setores e especialistas em comunicação, que tratarão do universo juvenil e das novas abordagens das instituições de ensino com a implementação das novas mídias como formas de comunicação. O evento estará aberto à participação de pais e alunos da rede privada e pública. O I Fórum de Educação & Comunicação terá a coordenação da advogada e especialista em Direito Digital, Patrícia Peck Pinheiro e do engenheiro e professor universitário da Universidade Anhembi Morumbi, Osmar Pastore. As atividades começarão às 8h30, com a palestra sobre Projeto Educação Pré-Sal, com o deputado estadual Pedro Bigardi (PC do B), seguida da palestra Perfil da Educaçã

"Dez livros para entender que o mundo que vem aí já chegou"

Mais uma dica que pegamos com o professor Manuel Pinto, da Universidade do Minho, em Braga/Portugal. A proposta dos livros é de José Luis Orihuela e vem publicada no eCuaderno : Boschma , Jeroen: Generación Einstein. Más listos, más rápidos y más sociables , Gestión 2000, Barcelona, 2008. Bringué , Jaivier y Charo Sádaba (coords.): La generación interactiva en España. Niños y adolescentes ante las pantallas , Ariel, Barcelona, 2009. Carr , Nicholas: El gran interruptor. El mundo en red, de Edison a Google , Deusto, Barcelona, 2008. Dans , Enrique: Todo va a cambiar. Tecnología y evolución: adaptarse o desaparecer , Deusto, Barcelona, 2010. García Fernández , Fernando: Nativos interactivos. Los adolescentes y sus pantallas: reflexiones educativas , Foro Generaciones Interactivas, Madrid, 2009. Pardo Kuklinski , Hugo: Geekonomía. Un radar para producir en el postdigitalismo , Universidad de Barcelona, Barcelona, 2010. Pisani , Francis y Dominque Piotet : La alquimia de las multitudes

Prêmio Comunicar Parceiro da Educação

O Prêmio Comunicador Parceiro da Educação , que premia matérias sobre Educação veiculadas em imprensa local, já tem seus vencedores. Os oito comunicadores contemplados ganharão uma viagem a São Paulo nos dias 29 e 30 de novembro para um curso sobre Educação e mídia. Todas as despesas serão pagas pelo Instituto Votorantim . A iniciativa do Projeto Parceria Votorantim pela Educação tem como objetivo destacar e estimular a produção de matérias sobre Educação elaboradas por comunicadores que atuam em veículos sediados, que tenham circulação ou audiência nos 39 municípios que integram o projeto. Desta forma, além de contribuir para a formação de comunicadores especializados no tema, o prêmio também valoriza os profissionais e as mídias locais que abordam a Educação em suas pautas. Confira abaixo os vencedores e suas respectivas matérias: - Adriana Ferezim – Gazeta de Piracicaba (Piracicaba-SP): “No universo musical ”; - Lílian de Souza – TV Paracatu (Paracatu-MG): “ A leitura e o IDEB ”; -

Canoas (RS) sediará em 2011 seminários sobre Estudos Culturais e Educação

Imagem
Encontram-se abertas as inscrições para o 4º SBECE (Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação)/1º SIECE (Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação) em duas modalidades: ouvintes ou estudantes/professores com trabalhos para apresentar. Cada pessoa pode inscrever até dois trabalhos para avaliação da comissão científica. O prazo é 15 de dezembro. O evento terá ainda cinco minicursos com vagas limitadas. Veja abaixo a apresentação do 4º SBECE/1º SIECE divulgada no site do evento. "As máximas de que "o mundo mudou" , de que "a escola está em crise" ou de que "as crianças não aprendem" já não dão mais conta (se é que um dia o fizeram) de nos fornecer ferramentas e argumentos necessários para pensar a cultura escolar em nosso tempo. Paralelamente a isso, estamos frente a novas lutas sociais, ligadas à construção das novas configurações culturais por meios das quais os sujeitos, a escola, a educação são hoje produzidos. Por muito

Uso responsável da internet

Vídeo da campanha da Safernet e do Ministério Público para promoção do uso seguro, responsável e ético da internet no Brasil. O filme está sendo veiculado pelas principais emissoras de televisão do Brasil e faz parte da estratégia de mobilização e sensibilização da sociedade para garantir e defender os direitos humanos também na internet. Assista, divulgue, comente, participe! O futuro da internet depende do que fazemos com ela.

Programa Media Smart lança concurso para alunos portugueses

Imagem
O programa Media Smart lançou um desafio para mais de cinco mil escolas do 1º e 2º ciclos de Portugal, com o intuito de estimular os alunos a desenvolverem campanhas publicitárias de apoio ao desenvolvimento e sucesso escolar. “O concurso visa pôr à prova as competências adquiridas, através da implementação do programa nas escolas”, adianta em comunicado a Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN), que promove a iniciativa. O concurso vai até junho de 2011, quando serão atribuídos os prêmios à escola vencedora. Até lá, os estabelecimentos de ensino e professores deverão estimular os alunos a criar uma campanha publicitária com objetivos específicos. Mediante o nível escolar, difere o âmbito da campanha: os alunos de 1.º ciclo deverão trabalhar numa campanha de promoção da escola junto da comunidade. Os alunos de 2.º ciclo terão de criar uma campanha de combate ao abandono escolar, com destaque para o estudo e a importância da escolaridade. Através deste concurso, o programa Media Sm

María y Yo

Imagem
Com grande sensibilidade o escritor Miguel Gallardo aborda o tema do autismo de sua filha no belo livro María y Yo, assinado com ela, e que indicamos a nossos internautas. Pena que o livro ainda não foi traduzido para o português e que as obras em quadrinhos demoram muito a chegar no Brasil. O exemplar que lemos, compramos na Espanha, na livraria Casa Del libro, que tem um rico acervo de quadrinhos. Reproduzimos abaixo resenha feita pelo jornalista e crítico de quadrinhos, Carlos Ely, cujo blog é nosso parceiro: http://quadrinhos-nona-arte.blogspot.com O artista espanhol Miguel Gallardo é um bem-sucedido desenhista, com trabalhos publicados em importantes meios de comunicação espanhaois, como o jornal La Vanguadia e periódicos estrangeiros, como os americanos Herald Tribune e o The New York Times. Com diversos prêmios conquistados como ilustrador de livros infantis, Gallardo se lançou em 2007 em um projeto pessoal, corajoso e humano: uma história em quadrinhos sobre sua relação com a f

Google, la navaja suiza para la comunicación y el trabajo colaborativo. Usos educativos de Google Apps

Compartilhamos abaixo palestra realizada por Tíscar Lara, promovida pela Universidade Internacional de Andalucia (UNIA) . Título: Tíscar Lara: Google, la navaja suiza para la comunicación y el trabajo colaborativo. Usos educativos de Google Apps Categoría: Conferencias y Entrevistas; Practicas y Culturas Digitales; UNIA Académica. Duración: 00:52:56. Fecha de grabación: 2010-03-17. Serie: Espacio-Red de Practicas y Culturas Digitales. Módulo de Competencias Digitales UNIA-EOI 2010 Sinopsis: Conferencia sobre los usos educativos de Google Apps, a cargo de Tíscar Lara en la Escuela de Organización Industrial en Sevilla. Incluye una introducción por parte de la ponente. Temática: Ciencia y tecnología; Ciencias sociales Descriptores: Comunicación, Educación, Formación. Geográfico: Sevilla / Andalucía / España. Año y Producción: 2010-04 Universidad Internacional de Andalucía. Realización: SAV Servicio Audiovisual UNIA. Nacionalidad: España. Equipo Técnico: Enrique Antonio Martínez

Los retos de la alfabetización mediática en el siglo XXI

Vídeo da Conferência Inaugural do Mestrado Interuniversitario de "Educación y Comunicación Audiovisual", de Universidad de Huelva e Universidad Internacional de Andalucía (UNIA). Na tela, o professor José Pérez Tornero, da Universidade Autônoma de Barcelo, e de quem tive o prazer de ser aluna, fala sobre "Los retos de la alfabetizacion mediatica en el siglo XXI". Título: Los retos de la alfabetización mediática en el siglo XXI - José Manuel Pérez Tornero. Categoría: Conferencias y Entrevistas UNIA Académica Duración: 01:07:52 Fecha de grabación: 08/11/2010 Serie: Master Interuniversitario de Educación y Comunicación Audiovisual, de la Universidad de Huelva y la Universidad Internacional de Andalucía Sinopsis: Conferencia Inaugural del Master Universitario de Educación y Comunicación Audiovisual, de la Universidad de Huelva y la Universidad Internacional de Andalucía. Acto presidido por Juan Manuel Suárez Japón, rector de la Universidad Internacional de Andalucía; ju

Belém sedia I Fórum Internacional de Conteúdo - TV Pública

Imagem
Belém será a sede do I Fórum Internacional de Conteúdo para TV Pública, que terá a participação de diversos experts no assunto e representantes de Tvs públicas de vários países. Veja abaixo a programação! DIA 02/12/20101 Manhã 8:00 às 9:00 - Mesa de Abertura Duração: 1 hora Participantes: Fundação Ford, Abepec, Ministério da Comunicação, Ministério da Cultura e Ministério da Tecnologia, Governo do Estado do Pará 9:00 às 9:15 – Intervalo 9:15 às 12:00 a) Painel: Modelo de operação em Rede para TVS Públicas Convidados: TV Brasil, PBS Tarde 14:00 às 17:00 - GT a) Criação e Produção de conteúdos: linguagem e formatos b) Planejamento de programação c) Gestão e Funcionamento das TV´s Públicas d) Financiamento e formas de sustentabilidade das TVs Públicas e) Novo marco regulatório para as Tvs Públicas 18:00 - Lançamento de livros e atração cultural DIA 3/12/2010 Manhã 9:00 às 12:00 a) Painel: Novas linguagens e formatos inovadores Convidado: BBC de Londres b) Painel: Planejamento de Programaç

Debate e lançamento de livro marcam 5 anos do caso "Direitos de Resposta"

Imagem
Compartilhamos abaixo notícia do Intervozes, que lança livro no dia 12/11, em São Paulo, em comemoração aos cinco anos do programa de TV Direitos de Resposta. O livro fala da história 0ação que garantiu a resposta da sociedade a violações de direitos humanos na mídia. E que acabou gerando o programa Direitos de Resposta. Desde já, parabenizamos o grupo pela obra! Para saber mais (Texto do Intervozes): Em 2005, uma ação civil pública movida contra a Rede TV! e o programa Tardes Quentes, do apresentador João Kléber, por violações de direitos humanos na mídia obteve um resultado inédito na Justiça brasileira. Durante 30 dias, a emissora foi obrigada a exibir um direito de resposta coletivo dos grupos ofendidos pela programação. Assim nasceu o programa "Direitos de Resposta", produzido por organizações da sociedade civil e que exibiu inúmeras produções independentes em torno da defesa dos direitos humanos. O resultado foi considerado uma vitória para aqueles que reivindicam melho

Escola São Paulo abre inscrições para curso anual de cinema

Imagem
A Escola São Paulo oferece mais uma edição de seu cursos anual de cinema. veja abaixo informações da própria escola. Mais profundo que um curso de curta duração e mais acessível que uma faculdade de Cinema, o curso 1 Ano de Cinema é uma excelente oportunidade para uma aproximação, ampla e profunda com o cinema na qual o aluno entrará em contato com os principais campos do pensar e do fazer cinema. O curso é estruturado em aulas teóricas, sempre às terças-feiras, e atividades práticas, às quintas-feiras. Visando o atendimento individualizado, as atividades práticas são restritas a quinze alunos por turma. Como diferenciais do curso destacam-se a participação de alguns dos mais importantes profissionais do cinema brasileiro contemporâneo e a agenda intensa de atividades práticas, com atendimento personalizado. Curso Prático e Teórico Nível: Básico PROGRAMAÇÃO: História do Cinema 5 aulas Oficina Formação de Olhar 6 aulas Série intensa de exercícios audiovisuais individuais que propõem uma

Dicas de blogs de Educação

O Movimento Todos pela Educação fez uma seleção de blogs cujo tema é Educação. Compartilhamos abaixo: Blogs hoje representam uma grande fonte de informação para milhões de leitores na internet. Eles não substituem os sites de conteúdo, mas a possibilidade de interação e disseminação das informações tornam a ferramenta atraente por sua dinâmica. Pensando nisso, professores, especialistas, escolas, ONG’s, empresas e interessados nos assuntos referentes à Educação passaram a produzir e compartilhar suas opiniões, estudos e informações sobre a área, bem como utilizar estes canais para discussões e como fonte de pesquisa. Listamos abaixo alguns Blogs que têm como temática central a Educação. Confira! EducaJá - http://www.educaja.com.br Blog com dicas de leitura e de eventos que ilustra problemas e soluções na Educação dos filhos, com um amplo espaço para perguntas; Direito de Aprender - http://direitodeaprender.blogspot.com/ O Direito de Aprender defende a Educação pública de qualidade para

Universidade do Minho será sede do Congresso Nacional sobre Literacia, Media e Cidadania, em 2011

Imagem
Entre os dias 25 e 26 de março de 2011, na Universidade do Minho, em Braga/Portugal, acontecerá Congresso Nacional sobre Literacia, Media e Cidadania. Abaixo, o texto do grupo Educomunicação, de Braga, sobre o congresso. O evento é promovido por várias entidades que a partir de seus representantes têm se reunido há cerca de um ano. Entre elas o CECS, constituindo um grupo informal de que também fazem parte a Comissão Nacional da UNESCO, o Conselho Nacional da Educação, a Entidade Reguladora para a Comunicação Social, o Gabinete para os Meios de Comunicação Social, o Ministério da Educação e a UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento. O Congresso Nacional sobre Literacia, Media e Cidadania terá cinco vertentes: Intervenção; Formação; Investigação; Políticas, e Mostra de serviços e produtos. Destina-se a professores e responsáveis de todos os níveis e tipos de ensino e educação, profissionais e gestores das diferentes áreas dos media, investigadores ligados aos cruzamentos das áre

Digital and Media Literacy: A Plan of Action

Imagem
Dica do professor Manuel Pinto, da Universidade do Minho / Braga (Portugal): Acaba de sair, da autoria de Renée Hobbs, o livro branco " Digital and Media Literacy: A Plan of Action ". O índice é este: From Report to Action Executive Summary The Knight Commission Recommendation The Heritage of Digital and Media Literacy Meeting the Needs of All Where Learning Occurs Learning and Teaching: What Works Issues to Consider When Implementing Digital and Media Literacy Programs A Plan of Action: 10 Recommendations Who Should Do What Conclusion: Imagining the Future