Universidade Católica Portuguesa promove Conferência Online de Informática Educacional

Compartilhamos abaixo informações sobre a Conferência Online de Informática Educacional que a Universidade Católica Portuguesa promoverá em fevereiro deste ano. O prazo para envio de trabalhos é até 15/01. O texto abaixo foi retirado do site oficial do evento.

Apresentação
Perante a necessidade de desenvolvimento profissional contínuo, a Internet e as novas tecnologias de comunicação oferecem oportunidades aos professores, e a outros agentes educativos, para colaborarem com os seus pares na construção de novos conhecimentos, aprenderem sobre novos recursos e desenvolverem estratégias que melhorem e actualizem as suas práticas pedagógicas.

Perante este princípio, surgiu a ideia de realizarmos esta Conferência. Contamos com a participação de todos os professores de todos os níveis de ensino e outros agentes educativos, que revelem interesse por esta temática. Podem ainda participar futuros professores.

A Conferência será realizada online, e terá a duração de duas semanas. Durante esse período, serão realizadas algumas actividades (fóruns de discussão, Webinares, videoconferências e videoconferências em SL) - que serão divulgadas em momento próprio - e serão divulgados os trabalhos enviados pelos participantes.

A Conferência Online de Informática Educacional é uma iniciativa realizada no âmbito de dois projectos de investigação do Mestrado em Ciências da Educação - especialização em Informática Educacional, da Universidade Católica Portuguesa, sob a coordenação do Professor José Reis Lagarto. Pretende reunir professores de todos os níveis de ensino, interessados no desenvolvimento do conhecimento e na partilha de experiências no âmbito da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nos processos de ensino e de aprendizagem, enriquecendo as experiências nos contextos de trabalho e de aprendizagem formal e informal.

Pretende-se ainda dar a conhecer algumas tecnologias da Web 2.0 e discutir sobre o seu potencial educativo nos contextos de ensino e de aprendizagem.


Esta conferência oferece aos professores e formadores a oportunidade de colaborarem com os seus pares na construção de novos conhecimentos e aprenderem sobre novos recursos, contribuindo para a sensibilização e promoção da aprendizagem informal através da optimização das TIC.
Sendo que a literatura científica tem apontado o trabalho colaborativo como uma estratégia em ascensão para o desenvolvimento profissional, esta conferência pretende promover, entre os professores, a actualização de conhecimentos e a partilha de experiência e de práticas pedagógicas com as TIC.

Objectivos gerais da Conferência
− Reflectir sobre o papel do professor/profissional da educação face às exigências do séc. XXI e à necessidade de formação ao longo da vida;
− Reflectir, analisar e partilhar boas práticas da integração das TIC na educação, assim como na formação contínua dos professores;
− Facilitar o trabalho em rede e a partilha de experiência e conhecimentos entre os inscritos através de diferentes tecnologias.

Temas para trabalhos
Sendo a Informática Educacional o grande tema desta Conferência, e uma vez que pretendemos criar um espaço de reflexão e partilha de experiências face ao impacto das tecnologias educativas no desenvolvimento dos professores e outros agentes educativos e na adopção de novas práticas pedagógicas, apresentamos como sub-temas:

Sociedade do Séc. XXI (Soc. da Informação e Soc. do Conhecimento)
Aprendizagem formal e informal
Práticas pedagógicas com as Tecnologias da Informação e da Comunicação
Potencial educativo das ferramentas da Web 2.0 e/ou do Second Life
Comunidades e Aprendizagem
As redes sociais e a aprendizagem
As Tecnologias da Informação e da Comunicação e o desenvolvimento profissional docente
Utilização do Second Life em contexto educativo

Fonte: http://www.coied.com/

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