segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

VIII Encontro Nacional de História da Mídia

O VIII Encontro Nacional de História da Mídia acontece em Guarapuava (PR), de 28 a 30 de abril de 2011. O tema central é "Público e Mídia: perspectivas históricas" e a promoção é da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (ALCAR), em parceria com a Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). As incrições para trabalho estão abertas.

1. GRUPOS TEMÁTICOS (GTs) E COORDENADORES
História do Jornalismo
Coordenadores: Ana Paula Goulart Ribeiro (UFRJ) –
apgoulart@terra.com.br e Igor Sacramento (UFRJ) – igorsacramento@gmail.com
Ementa: História do jornalismo: aspectos teóricos e conceituais. Estudos de jornalismo: aspectos históricos. Os jornais como lugares de construção historiográfica. Os jornais como objeto de estudos históricos. Aspectos da conformação do campo profissional. A trajetória histórica do jornalismo e dos jornalistas no Brasil. Estudos de caso referentes a espaços sociais e veículos determinados. Os jornais como fonte historiográfica.

História da Publicidade e da Comunicação Institucional
Coordenadora: Maria Berenice da Costa Machado (URGS) – (mberem@cpovo.net)
Ementa: Estuda a história e os processos de comunicação e de relacionamento, internos e mercadológicos, estabelecidos entre as instituições, públicas, privadas e não governamentais, e seus diferentes públicos. Contempla aspectos teóricos, técnicos e práticos da publicidade e propaganda e da comunicação institucional, inclusive os ligados ao ensino e à pesquisa, bem como as suas interfaces com as mais variadas ciências. Trata das questões epistemológicas, culturais, ideológicas, éticas, estratégicas e de gestão do campo, bem como das múltiplas linguagens, estéticas, mídias, profissões e da organização do trabalho.

História da Mídia Digital
Coordenador: Cristiano Max Pereira Pinheiro (FEEVALE) –
critianomp@feevale.br ou maxrs@feevale.br
Ementa: O objetivo é construir a memória dos conteúdos digitais disseminados por intermédio da mídia on-line (redes de computadores), off-line (CD-ROM, DVD) e por dispositivos de comunicação sem fio como celular e assistente digital pessoal (Personal Digital Assistant - PDA), revelando processos, formas, técnicas e experiências precursoras desse novo sistema de comunicação social.

História da Mídia Impressa
Coordenadora: Ana Regina Rego (UFPI) -
ana.rani@uol.com.br
Ementa: Aborda a história da imprensa como mídia (massiva, erudita ou popular), valorizando sua relevância como mais antigo suporte industrial da informação no Brasil. O grupo tem recebido predominantemente trabalhos sobre a produção, a edição e a leitura de jornais, mas está aberto aos estudos sobre revistas, livros, volantes, enfim sobre os processos comunicacionais que fluem através dos impressos brasileiros.

História da Mídia Sonora
Coordenadores: Luciano Klöckner (PUCRS) -
luciano.klockner@pucrs.br e Nair Prata (UNI-BH) - nairprata@uol.com.br
Ementa: O grupo abrange trabalhos de pesquisas históricas sobre o rádio ou outros suportes que trazem a linguagem do áudio. Estuda-se a especificidade da linguagem, dos formatos, dos gêneros, da tecnologia, dos efeitos na recepção e busca-se resgatar personagens, programas, sonoridades ou a cobertura de episódios que marcaram a vida da sociedade brasileira, valorizando a diversidade regional.

História da Mídia Audiovisual e Visual
Coordenadores: Valquíria Kneip (UFRN) -
valkneip@usp.br e Iluska Coutinho (UFJF) - iluskac@uol.com.br
Ementa: Resgatar, sistematizar e debater a história de temas e processos pertencentes à comunicação audiovisual (cinema, televisão, vídeo e outras mídias que combinem palavra, imagem e som) e pictórica (quadrinhos, cartuns, fotografias, cartazes e congêneres). O grupo acolhe reflexões desde o advento dessas formas de representação até os dias atuais, no cenário brasileiro e em estudos comparativos com o cenário internacional. Busca ainda focalizar os processos midiáticos e retratar personagens pioneiras e suas descobertas.

História da Mídia Alternativa
Coordenador: Rozinaldo Miani (UEL) -
ramiani@uol.com.br
Ementa: A presença de veículos alternativos (impressos, sonoros, audiovisuais e on-line) na história da comunicação, compreendendo os seguintes enfoques: mídia alternativa em tempos de repressão; mídia nos movimentos de resistência; comunicação nas organizações populares; mídia e minorias representativas; demais formatos e alternativas de produção popular/comunitária/independente. As pesquisas envolvem a memória dos meios alternativos, sua participação em determinado período histórico, características da mídia alternativa e abordagens teórico-conceituais sobre o tema.

Historiografia da Mídia
Coordenadora: Silvana Louzada (UFF) -
silvanalouzada@gmail.com
Ementa: O objetivo deste GT é discutir temáticas que problematizem a produção do conhecimento contemporâneo na interseção entre mídia e história. Dois aspectos fundamentais: a escrita histórica contemporânea em sua relação com a escrita midiática e a produção de história, memória e esquecimento a partir dos meios de comunicação. Investiga-se também a produção do acontecimento histórico/memorável na relação mídia e história; temporalidade e meios de comunicação; hermenêutica histórica e mídia; memória e meios de comunicação, narrativa da história e narrativa da mídia, a história como produto midiático; escrita midiática como escrita da história; o passado como objeto dos meios de comunicação.
Poderão inscrever-se nos Grupos Temáticos as seguintes modalidades de trabalhos:
a) Comunicações Científicas/CC - artigos escritos por docentes, pesquisadores e/ou estudantes de pós-graduação;

b) Iniciação Científica/IC - trabalhos produzidos por estudantes dos cursos de graduação;

c) Memórias de experiências ou Depoimentos de especialistas/MD - textos produzidos pelos profissionais ou empresários que atuaram como testemunhas oculares da história da mídia ou das respectivas profissões;

CALENDÁRIO
Submissão de trabalhos: 30/11/2010 a 15/03/2011
Os textos completos, segundo normas do evento, deverão ser enviados para o endereço eletrônico do(s) coordenador(es) do GT a que se destina, aguardando confirmação de recebimento. Estes arquivos (clique aqui para conhecer as normas) deverão ser enviados simultaneamente para o e-mail historiadamidia2011@unicentro.br.

Divulgação do aceite: até 31/03/2011
Os aceites serão enviados na medida em que os resumosforem sendo avaliados pelos comitês temáticos, indicados pelos respectivos coordenadores.

Importante: Serão aceitos exclusivamente os trabalhos cujos autores comprovarem o pagamento prévio da inscrição no Encontro 2011.

Um comentário:

  1. Oi Cristiane! Muito bom o programa. Vou ver se consigo me organizar para enviar um trabalho, mas mesmo q nao consiga estou planejando ir, com certeza. Meu mestrado eh justamente em historia do cinema e da TV.
    Ah, e estou colocando um link p/ este post no meu blog. Bjs,
    Sheron.

    ResponderExcluir