terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Bibliografia do Mídias na Educação - Linha Informática e Mídias na Educação

Veja abaixo a bibliografia sugerida pelo programa Mídias na Educação, do MEC, para seu ciclo avançado, linha de pesquisa 1: Informática e Mídias na Educação: Convergência Digital e Web 2.0 na escola

Linha 1
Informática e Mídias na Educação: Convergência Digital e Web 2.0 na escola
Investigações e pesquisas que abordem a interconexão entre a Informática e as Mídias na Educação, especificamente a convergência digital e web 2.0 na escola. Possíveis abordagens:
· Convergência Digital e Web 2.0 aplicadas a projetos em sala de aula;
· Convergência Digital e Web 2.0: possibilidades de nova lógica no espaço educacional;
· Investigação e uso da Convergência Digital e Web 2.0 como coadjuvantes da produção e
aquisição do conhecimento.

Bibliografia básica
  • AMARAL, Sergio Ferreira. Aplicação pedagógica do weblab e sua diponibilização na rede relivi: uma prática inovadora em sala de aula. Intercom, XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Curitiba, setembro de 2009. Disponível em:
    http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2009/resumos/R4-0666-1.pdf. Acesso em 20 de setembro de 2010.
  • ARGOLLO, Rita Virginia; HALMANN, Adriane Lizbehd; SAMPAIO, Joseilda; ARAGÃO, Gessica de Oliveira. Web 2.0 como estruturante dos processos de produção e difusão científica em um grupo de pesquisa: o TWIKI e o GEC. Perspect. ciênc. inf., v. 15, n. 1, Apr. 2010. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/pci/v15n1/07.pdf. Acesso em 20 de set. de 2010.
  • BALDANZA, Renata F.; ABREU, Nelsio Rodrigues. Interação Mútua e Web 2.0: Grupos Focais On-line como Ferramenta Potencializadora da Construção Participativa em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Natal, setembro de 2008. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2008/resumos/R3-0290-1.pdf. Acesso em 20 de set. de 2010.
  • BASSO, Maria Aparecida José. Pedagogia digital na convergência do suporte “e” da educação: Uma proposta de modelo para logística de negócios sob demanda. Doutorado em Engenharia de Produção. UFSC, 2003.
  • BASSO, Maria Aparecida José. Currículo e web 2.0. Argumentos possíveis a uma diferenciação em educação digital. Revista E-Curriculum, São Paulo, v. 4, n. 2, jun. 2009. Disponível em http://www4.pucsp.br/ecurriculum/artigos_v_4_n_2_jun_2009/art4.pdf. Acesso em 02/09/2010.
  • CASTRO, Cosette Espindola de. A convergência digital e os atores sociais – um panorama das iniciativas brasileiras. Anais V ELEPICC Encontro Latino-Americano de Economia Política da Informação. Salvador, UFBA, 2005. Disponível em http://www.rpbahia.
    com.br/biblioteca/pdf/CosetteCastro.pdf. Acesso em 15/09/2010.
  • DEL NERO, H.S. Ciência Cognitiva e Comunicação, Instituto de Estudos Avançados – São Paulo: USP, 1997.
  • HEIDE, Ann; STILBORNE, Linda. Guia do Professor para a Internet: Completo e Fácil. Porto Alegre: Artes Médicas do Sul, 2000.
  • KELLNER, Douglas; SHARE, Jeff. Educação para a leitura crítica da mídia, democracia radical e a reconstrução da educação. Educ. Soc., Campinas, vol. 29, n. 104, p. 687-715, out. 2008. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/es/v29n104/a0429104.pdf. Acesso em:
    02/09/2010.
  • LEMOS, André. Anjos interativos e retribalização do mundo. Sobre interatividade e interfaces digitais. In: Tendências XXI, Lisboa, 1997.
    Disponível em http://www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/lemos/interativo.pdf. Acesso em 02/09/2010.
  • LEON, André. Convergência digital: mídias integradas. Com Ciência, SBPC/LABJOR, No. 110 - 10/08/2009. Disponível em http://www.comciencia.br/comciencia/index.php?section=8&edicao=48&id=594. Acesso em: 31 /08/2010.
  • LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência. Rio de Janeiro, Ed. 34, 1993.
  • ______. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.
  • ______. O que é virtual? São Paulo: Ed. 34, 2005.
  • MARINHO, Simão Pedro P.; TÁRCIA, Lorena; ENOQUE, Cynthia Freitas de Oliveira; VILELA, Rita Amélia Teixeira. Oportunidades e possibilidades para a inserção de interfaces da Web 2.0 no currículo da escola em tempos de convergências de Mídia. Revista e-Curriculum, Vol. 4, Núm. 2, junho, 2009. Disponível em: http://redalyc.uaemex.mx/pdf/766/76613022006.pdf. Acesso em: 20 de
    set. de 2010.
  • MANDAJI, Mônica; RIBEIRO, Renata Aquino; SILVA, Renata Kelly. “Webrádio abed" - convergência de mídias e Processos colaborativos na criação de uma Rede de informações junto aos sujeitos do Processo de ensino e aprendizagem em EAD. 16º Congresso
    Internacional de EAD – ABED, Foz do Iguaçu, set. 2010. Disponível em:
    http://www.abed.org.br/congresso2010/cd/252010190908.pdf. Acesso em 20 de set. de 2010.
  • NASCIMENTO, Karla Angélica Silva; MAIA, Dennys Leite; PINHEIRO, Joseriene Lima. Tecnologias Online: Possíveis contribuições pedagógicas na educação a distância. XV ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, Belo Horizonte, 2010.
    Disponível em http://www.scribd.com/doc/32149440/TECNOLOGIAS-ON-LINE-POSSIVEIS-CONTRIBUICOES-PEDAGOGICAS-NAEDUCACAO-
    A-DISTANCIA. Acesso em 20 de setembro de 2010.
  • MÍDIAS NA EDUCAÇÃO – Módulos do Programa (em especial os que discutem Convergência digital e Web 2.0). Disponíveis em:
    http://webeduc.mec.gov.br/midiaseducacao/index.htm, http://www.eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod83527/index.html
    Acesso em: 02/09/2010.
  • PAIS, Luiz Carlos. Educação Escolar e as Tecnologias da Informática. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
  • PERROTTI, E. M.B. e VIGNERON, J. Novas Tecnologias no Contexto Educacional: Reflexões e Relatos de Experiências. São Bernardo do Campo: UMESP, 2003.
  • PELLANDA, Eduardo Campos. Convergência de mídias potencializada pela mobilidade e um novo processo de pensamento. Anais do XXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Belo Horizonte, PUC, 2003. Disponível em http://galaxy.intercom.org.br:8180/dspace/bitstream/1904/4747/1/NP8PELLANDA.pdf. Acesso em 15/09/2010.
  • PICANÇO Alessandra de Assis et al. Conversando sobre interatividade. Salvador: UFBA, Grupo de Educação e Comunicação/NEPEC/FACED/UFBA, s/d. Disponível em http://www.faced.ufba.br/~dept02/sala_interativa/texto_grupo.html. Acesso em 02/09/2010.
  • SANDHOLTZ, J.H.; RINGSTAFF, C.; DWYER, D.C. Ensinando com Tecnologia. Porto Alegre: Artes Médicas do Sul, 1997.
  • SANTAELLA, Lucia. Navegar no ciberespaço. O perfil cognitivo do leitor imersivo. São Paulo: Paulus, 2004.
  • SILVEIRA, Sergio Amadeu da. O conceito de “commons” e a cibercultura. Líbero, Ano XI, nº 21, p. 49-59, jun. 2008. Disponível em http://www.revistas.univerciencia.org/index.php/libero/article/viewFile/5397/4914. Acesso em 15/09/2010.
  • TENÓRIO, Robinson Moreira. Cérebros e Computadores: a complementaridade analógico-digital na informática e na educação. São Paulo: Escrituras Editora, 1998.
  • _______. Computadores de papel. São Paulo: Cortez Editora, 1991.
  • THURLER, Larriza. Novas tecnologias e interatividade. Uma análise da participação do espectador com a convergência da TV e Internet. Anais do X Simpósio de Pesquisa em Comunicação da Região Sudeste – SIPEC, Rio de Janeiro, UERJ, 2004. Disponível em
    http://galaxy.intercom.org.br:8180/dspace/bitstream/1904/19592/1/Larriza+Thurler.pdf. Acesso em 15/09/2010.
  • VALENTE, J. A. O Computador na Sociedade do Conhecimento. Campinas, NIED, 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário