terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Bibliografia do Mídias na Educação - Linha de pesquisa TV/Vídeo na Educação

Veja abaixo a bibliografia sugerida pelo programa Mídias na Educação, do MEC, para seu ciclo avançado, linha de pesquisa 3: TV/Vídeo na Educação

Linha 3
TV/Vídeo e Mídias na Educação
A TV e/ou vídeo utilizados como recurso didático: possibilidades em diferentes abordagens, como a leitura crítica e as propostas de apropriação da linguagem, por meio de produções na escola. Sugestões de temáticas:
· O audiovisual como apoio a projetos didáticos;
· Estudos e propostas para práticas com o uso do vídeo e/ou da TV na escola;
· Análises de projetos que utilizem produções midiáticas da TV e/ou do vídeo no contexto do
estudo de conteúdos específicos.

Bibliografia básica

  • ACCIOLY, Denise Cortez da Silva. O Olhar Reflexivo do Educador: A Televisão na Prática Docente. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 28., 2005. Rio de Janeiro. Anais... São Paulo: Intercom, 2005. Disponível em http://hdl.handle.net/1904/17987. Acesso em 6/10/2010.
  • ALMEIDA, Benedita de. Vídeo e TV na sala de aula: limites e possibilidades para a reflexão e para a formação integral. II Seminário Internacional “As redes de conhecimentos e a tecnologia”, Rio de Janeiro, 24 a 27 de junho de 2003. Disponível em
    http://www.lab-eduimagem.pro.br/frames/seminarios/pdf/e7benalm.pdf. Acesso em 6/10/2010.
  • ARGOLLO, Rita Virginia A. S. De Big Brother a Pokémon: a TV como Recurso Pedagógico. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 28., 2005. Rio de Janeiro. Anais... São Paulo: Intercom, 2005. Disponível em http://hdl.handle.net/1904/17982.
    Acesso em 6/10/2010.
  • BACCEGA, Maria Aparecida. Televisão e escola: uma mediação possível? São Paulo, Ed. SENAC, 2003.
  • ______. Televisão e escola: aproximações e distanciamentos. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 25., 2002, Salvador. Anais... São Paulo: Intercom, 2002. Disponível em http://hdl.handle.net/1904/18908. Acesso em 6/10/2010.
  • BELLONI, Maria Luiza. O que é mídia-educação. Campinas, SP, Autores Associados, 2001.
  • CARVALHO, Renata Inneco Bittencourt de. O professor e o audiovisual: estudo da mediação pedagógica em uma instituição de ensino superior. Dissertação em Educação, Brasília, UnB, 2005. Disponível em http://www.anj.org.br/jornaleeducacao/biblioteca/monografias-dissertacoes-e-teses/OProfessor_e_o_Audiovisual.pdf. Acesso em 6/10/2010.
  • CITELLI, Adilson (coord.). Outras linguagens na escola: publicidade, cinema e TV, rádios, jogos, informática. São Paulo: Cortez, 2001.
  • COELHO, Aline Martins. Telenovela como instrumento de discussão sobre direito de cidadania: Potencialidades e limites. Dissertação de mestrado em Educação, Brasília, UnB, 2009. Disponível em http://migre.me/1jjGc. Acesso em 15/09/2010.
  • COSTA, Cristina. Educação, imagem e mídia. São Paulo: Cortez, 2005.
  • CRUZ, Maria Helena Ferreira Pastor. A televisão e o rádio como instrumentos de Educação Ambiental no Ensino Fundamental. Dissertação de mestrado em Educação, Alagoas, UFAL. Disponível em http://bdtd.ufal.br/tde_arquivos/11/TDE-2010-02-
    08T101914Z-463/Publico/10_Dissertacao_MariaHelenaPastorCruz_2009.pdf. Acesso em 6/10/2010.
  • DUARTE, Rosália. Cinema & Educação. Belo Horizonte, Autêntica, 2002.
  • FERRÉS, Joan. Televisão e Educação. Porto Alegre, Artes Médicas, 1996.
  • ______. Vídeo e Educação. Porto Alegre, Artes Médicas, 1996.
  • FISCHER, Rosa Maria Bueno. Televisão & Educação: fruir e pensar a TV. 2. ed. Belo Horizonte, Autêntica, 2003.
  • LUQUE, Regina Elisabeth. Diálogos entre o professor e a televisão. Dissertação de mestrado em Educação, Curitiba, UFPR, 2007. Disponível em http://www.anj.org.br/jornaleeducacao/biblioteca/monografias-dissertacoes-eteses/
    OProfessor_e_o_Audiovisual.pdf.
  • MORÁN, José Manuel. O vídeo na sala de aula. Comunicação & Educação. São Paulo, ECA-Ed. Moderna, [2]: 27 a 35, jan./abr. de 1995. Disponível em http://www.usp.br/comueduc/index.php/comueduc/article/viewFile/34/32. Acesso em 6/10/2010.
  • MORÁN, José Manuel. Desafios da televisão e do vídeo à escola. In: ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de e MORAN, José Manuel (orgs.). Integração das Tecnologias na Educação. Salto para o futuro. Brasília: MEC, Seed, 2005. p. 96-100. Disponível em
    http://tvescola.mec.gov.br/images/stories/publicacoes/salto_para_o_futuro/livro_salto_tecnologias.pdf. Acesso em 6/10/2010.
  • NAPOLITANO, Marcos. Como usar a televisão na sala de aula. São Paulo, Contexto, 2003.
    PACHECO, Elza Dias. Televisão, criança, imaginário e educação: Dilemas e diálogos. Campinas-SP, Papirus, 1998.
  • PENTEADO, Heloísa D. Televisão e escola: conflito ou cooperação. São Paulo: Cortez, 2000.
  • SACRINI, Marcelo. O uso da televisão digital no contexto educativo. ETD - Educação Temática Digital, 7(1): 2005, p. 39-56. Disponível em http://www.ssoar.info/ssoar/files/2010/726/artigo_marcelo%20sacrini_o%20uso%20da%20tv.pdf. Acesso em 6/10/2010.
  • SANTOS, Paulo Ricardo dos; KLOSS, Sheila. A criança e a mídia: a importância do uso do vídeo em escolas de Joaçaba -SC. XI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul. Novo Hamburgo – RS 17 a 19 de maio de 2010. Disponível em
    http://www.intercom.org.br/papers/regionais/sul2010/resumos/R20-0957-1.pdf. Acesso em 6/10/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário