terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Bibliografia do Mídias na Educação - Linha de pesquisa Materiais impressos e Mídias na Educação

Veja abaixo a bibliografia sugerida pelo programa Mídias na Educação, do MEC, para seu ciclo avançado, linha de pesquisa 4: Materiais impressos e Mídias na Educação.

Linha 4
Materiais Impressos e Mídias na Educação
Pesquisas que abordem o papel dos materiais impressos na educação e suas diferentes abordagens de utilização, desde o livro a materiais produzidos pelas mídias jornal, revista e outras. Possíveis aproximações de investigação:
· Formas de utilização dos materiais impressos como recurso pedagógico (livros didáticos e
literários, jornais, revistas, histórias em quadrinhos, cordéis);
· A leitura em sala de aula: mídias e exercício crítico;
· Os gêneros textuais nos diferentes materiais impressos;
· Cruzamentos entre o discurso pedagógico e o discurso midiático.

Bibliografia básica

  • ANTUNES, Benedito (org.). A memória, literatura e tecnologia. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2005.
  • BITTENCOURT, Marcella Chartier Martins. Protagonizando o jornal: polifonia, polissemia e dialogia. In: Sessões de comunicação, Seminário Nacional "O professor e a leitura de jornal", Campinas, 21 e 22 de julho de 2008. Disponível em
    http://www.alb.com.br/anaisjornal/jornal4/comunicacoesPDF/12_protagonizandojornal.pdf. Acesso em 23 set. 2010.
  • CAVALCANTI, Joana. O jornal como proposta pedagógica. São Paulo: Paulus, 1999.
  • CHARTIER, Roger (org.). A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: Imprensa, 1999.
  • CHARTIER, Roger. Formas e sentido - cultura escrita: entre distinção e apropriação. Campinas: ALB/Mercado de Letras, 2003.
  • COSCARELLI, Carla V. (org). Novas tecnologias, novos textos, novas formas de pensar. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
  • FARIA, M. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2003.
  • FISCHBERG, Josy. Criança e jornalismo: um estudo sobre as relações entre crianças e mídia especializada infantil. 2007. 151 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Teologia e Ciências Humanas, PUC-Rio, 2007. Disponível em
    http://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/biblioteca/php/mostrateses.php?open=1&arqtese=0510441_07_Indice.html. Acesso em 15/09/2010.
  • GALVÃO, Ana M. Cordel, leitores e ouvintes. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
  • KENSI, Vani M. Múltiplas linguagens na escola. In: ENDIPE. Linguagens, espaços e tempos no ensinar e aprender. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. pp. 123-140.
  • MARCONDES, Beatriz. Como usar outras linguagens na sala de aula. São Paulo: Contexto 2002.
  • MÍDIAS NA EDUCAÇÃO – Módulos do Programa (em especial os que discutem os Materiais Impressos). Disponíveis em: http://webeduc.mec.gov.br/midiaseducacao/index.htm. Acesso em: 02/09/2010.
  • PAROLISI, Cláudia Mara Piloto da Silva. Dos quadrinhos aos quadrões - Educomunicação e semiótica: uma proposta de leitura verbovisual a serviço do multiletramento. Dissertação (Mestrado em Comunicação, área de concentração Mídia e cultura) - Unimar,
    Universidade de Marília, 2007. Disponível em: http://www.anj.org.br/jornaleeducacao/biblioteca/monografias-dissertacoes-eteses/
    Educomunicacao%20e%20Seminotica.pdf. Acesso em 23 set. 2010.
  • PORTELA, Eduardo (org). Reflexões sobre os caminhos do livro. São Paulo: Unesco/Moderna, 2003.
  • PUZZO, Miriam Bauab. A linguagem verbo-visual das capas de revista: um subsídio à leitura crítica. In: Sessões de comunicação, Seminário Nacional "O professor e a leitura de jornal", Campinas, 21 e 22 de julho de 2008. Disponível em:
    http://www.alb.com.br/anaisjornal/jornal4/comunicacoesPDF/22_alinguagemverboPUZZO.pdf. Acesso em 23 set.2010.
  • RIBEIRO, Regiane Regina. A utilização de processos midiáticos na escola: um olhar redimensionador na interface Comunicação-Educação "O programa Veja na Sala de Aula". Tese (Doutorado em Comunicação e semiótica) - PUC-SP, 2007. Disponível em:
    http://www.sapientia.pucsp.br//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4653. Acesso em 24 set. 2010.
  • SILVA, E. T. O ato de ler: fundamentos psicológicos para uma nova pedagogia da leitura. São Paulo: Cortez, 1984.
  • YUNES, E; PONDE, G. Leitura e leituras da literatura infantil. São Paulo: FTD, 1989.
  • ZANCHETTA Jr., Juvenal. Desafios para a abordagem da imprensa na escola. Educ. Soc., Campinas, vol. 26, n. 93, p. 1497-1510, Set./Dez. 2005. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/es/v26n93/27290.pdf. Acesso em: 2 set. 2010.
  • ZATZ, L. Aventura da Escrita: história do desenho que virou letra. São Paulo: Moderna, 1995.

Nenhum comentário:

Postar um comentário