terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Bibliografia do Mídias na Educação - Linha de pesquisa Prática pedagógica e Educomunicação

Veja abaixo a bibliografia sugerida pelo programa Mídias na Educação, do MEC, para seu ciclo avançado, linha de pesquisa 7: Prática pedagógica e Educomunicação.

Linha 7
Prática pedagógica e Educomunicação
Esta linha cobrirá o âmbito de análises, discussões e pesquisas que envolvam relações entre a prática em sala de aula e a Educomunicação. Perspectivas sugeridas de estudo:
· Práticas educomunicativas e mídias na Educação;
· Novas mídias, tecnologias e rede de relacionamento em sala de aula sob a perspectiva da
Educomunicação;
· Desenvolvimento de ecossistemas comunicativos na escola e mídias na Educação;
· Protagonismo discente, docente e as mídias na Educação.

Bibliografia básica

  • ANDRADE, L; ROMANCINI, R. Educomunicação e Pedagogia de Projetos: abordagens e convergências. Intercom, XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Curitiba, setembro de 2009. Disponível em:
    http://www.slideshare.net/FatimaCosta10/educomunicao-e-pedagogia-de-projetos
  • BACCEGA, Maria Aparecida (org.). Gestão de processos comunicacionais. São Paulo, Atlas, 2002.
  • CITELLI, A. Comunicação e Educação: a linguagem em movimento. São Paulo, Senac, 2000.
  • ________. Comunicação e educação: Reflexões sobre uma pesquisa envolvendo formação de professores. Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 27, 2004. Porto Alegre. Anais... São Paulo: Intercom, 2004. Disponível em
    http://galaxy.intercom.org.br:8180/dspace/bitstream/1904/17958/1/R1773-1.pdf. Acesso em 28/08/2010.
  • _________. Outras linguagens na escola (org.). São Paulo, Cortez, 2000.
  • ESPERON, Tania. As tecnologias de comunicação e informação na escola; relações possíveis... relações construídas. Revista Brasileira de Educação, v. 11. n. 31 jan./abr. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v11n31/a05v11n31.pdf
  • FIGUEIREDO, Lilian; MERCADO, Luis Paulo. Integração de mídias e formação de professores: uma análise do curso de formação continuada em mídias na educação – ciclo básico. 14° Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Santos (SP),
    setembro 2008. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2008/tc/520200854639PM.pdf
  • FREIRE, P. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1971.
  • GÓMEZ, G. Comunicação, educação e novas tecnologias: tríade do século XXI. Comunicação & Educação, Brasil, v. 8, n. 23, 2008. Disponível em http://www.revistas.univerciencia.org/index.php/comeduc/article/view/4520/4243. Acesso em 28/08/2010.
  • MARTÍN-BARBERO, J. Heredando el futuro. Pensar la educación desde la comunicacion. Revista Nómadas. Bogotá: Fundación Universidad Central, n. 5, p. 10-22, set. 1996. Disponível em http://www.ucentral.edu.co/NOMADAS/nunme-ante/1-
    5/5/revista_numero_5_art01_heredando.pdf. Acesso em 15/09/2010.
  • PAULINO, R. Uma pedagogia para os meios de comunicação (entrevista com Guillermo Orozco Gómez). Comunicação & Educação, Brasil, v. 4, n. 12, 2008. Disponível em http://www.revistas.univerciencia.org/index.php/comeduc/article/view/4392/4102.
    Acesso em 28/08/2010.
  • SARTORI, Ademilde Silveira e SOARES, Maria Salete Prado. Concepção dialógica e as NTICs: a educomunicação e os ecossistemas comunicativos. V Colóquio Internacional Paulo Freire, Recife, 2005. Disponível em http://migre.me/1iZEf. Acesso em 28/08/
    2010.
  • SOARES, Ismar de Oliveira. Alfabetização e Educomunicação. O papel dos meios de comunicação e informação na educação de jovens e adultos ao longo da vida. III Telecongresso Internacional de Educação de Jovens e Adultos, 2004. Disponível em
    http://www.usp.br/nce/wcp/arq/textos/89.pdf. Acesso em 28/08/ 2010.
  • ________. Comunicação/Educação: A emergência de um novo campo e o perfil de seus profissionais. Contato: revista brasileira de comunicação, arte e educação. Ano 1, n. 2, jan/mar. 1999, p. 19-74. Disponível em http://www.eca.usp.br/nucleos/nce/perfil_ismar.html. Acesso em 20 abr. 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário