terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Bibliografia do Mídias na Educomunicação - Linha de pesquisa Memória e Mídias na Educação

Veja abaixo a bibliografia sugerida pelo programa Mídias na Educação, do MEC, para seu ciclo avançado, linha de pesquisa 11: Memória e Mídias na Educação.

Linha 11
Memória e Mídias na Educação
A Linha de Pesquisa Memória e Mídias aborda as reflexões e pesquisas sobre o uso das mídias como espaço de circulação de memória tendo como foco a narrativa presente nas Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (NTICs).
Memória e Mídias tem por objetivo articular as pesquisas conceituais e as práticas discursivas
emergentes nas NTICs, procurando compreendê-las como tentativas de produção de sentido da vida cotidiana de educadores.
Desta forma, serão priorizados os trabalhos de pesquisa que foquem os seguintes temas:
• Práticas narrativas nas NTICs;
• Projetos e trabalhos com memória na Educação e na Comunicação;
• Estudo da Memória com enfoque nos meios da comunicação mediática;
• Estudo das narrativas e da Memória em sua relação com o curso Mídias na Educação.
É desejável que o professor participante desta linha de pesquisa se interesse e direcione seu trabalho de conclusão do curso para a posterior publicação, pois, desta maneira, seu estudo irá compor os estudos que já vêm sendo desenvolvidos dentro da experiência Mídias na Educação, Programa e- Proinfo (MEC – NCE/USP – UFPE).

Bibliografia básica

  • ALVES, L. R. Comunidade e escola, memória e produção cultural. Comunicação & Educação, São Paulo, (10): 24-32, set/dez. 1997 – Disponível em: http://www.revistas.univerciencia.org/index.php/comeduc/article/view/4365/4075. Acesso em 6/10/2010.
  • ANDRADE, L; ROMANCINI, R. Educomunicação e Pedagogia de Projetos: abordagens e convergências. Intercom, XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Curitiba, setembro de 2009. Disponível em:
    http://www.slideshare.net/FatimaCosta10/educomunicao-e-pedagogia-de-projetos. Acesso em 6/10/2010.
  • ANTUNES, Benedito (orgs.). A memória, literatura e tecnologia. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2005.
  • BALDANZA, Renata F.; ABREU, Nelsio Rodrigues. Interação Mútua e Web 2.0: Grupos Focais On-line como Ferramenta Potencializadora da Construção Participativa em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da
    Comunicação. Natal, set. 2008. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2008/resumos/R3-0290-1.pdf.
    Acesso em 6/10/2010.
  • BAPTISTA, M. T. D. S. (2003) As relações entre identidade, memória e pesquisa da história da psicologia. Memorandum, 4, 33-39. Disponível em: http://www.fafich.ufmg.br/~memorandum/artigos04/baptista02.htm. Acesso em 6/10/2010.
  • CIAMPA, A. da C. A Estória do Severino e a História da Severina. São Paulo: Brasiliense, 2008 (1a. ed., 1987).
  • FERRAÇO, C.E.; SOARES, M.C.S.; FONSECA, J.B.; RANGEL, V.M.B.P. Dos Meios às Recordações: O uso de memórias midiáticas na formação e prática de professores. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 29., 2006, Brasília. Anais...São
    Paulo: Intercom, 2006. CD-ROM - http://galaxy.intercom.org.br:8180/dspace/bitstream/1904/19937/1/Vanessa+de+Paiva-
    Carlos+Eduardo+Ferra%C3%A7o-Maria+da+Concei%C3%A7%C3%A3o+Soares-Joao+Fonseca.pdf. Acesso em 6/10/2010.
  • FERREIRA, Lúcia de Fátima Guerra. Memória e educação em direitos humanos. In: SILVEIRA, Rosa Maria Godoy, et al. Educação em Direitos Humanos: Fundamentos teóricos-metodológicos. João Pessoa: Editora Universitária. 2007. Disponível em
    http://dhnet.org.br/dados/livros/edh/br/fundamentos/10_cap_2_artigo_02.pdf. Acesso em 6/10/2010.
  • FIGUEIREDO, Lilian; MERCADO, Luis Paulo. Integração de mídias e formação de professores: uma análise do curso de formação continuada em mídias na educação – ciclo básico. 14° Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Santos (SP),
    setembro 2008. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2008/tc/520200854639PM.pdf. Acesso em 6/10/2010.
  • FISCHER, R. M. B. Mídia, juventude e memória cultural. Revista Educ. Soc., Campinas, vol. 29, n 104 – Especial, p. 667-686, out. 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v29n104/a0329104.pdf. Acesso em 6/10/2010.
  • FREIXO, Alessandra Alexandre; TEIXEIRA, Ana Maria Freitas. Caminhos da memória: quando narrativas e imagens se encontram... In: Encontro Anual da ANPOCS, 32., 2008, Caxambu. Anais... Caxambu: ANPOCS, 2008. Disponível em
    http://www.uefs.br/memoriasdorural/publicacao13.pdf. Acesso em 6/10/2010.
  • HALMANN, A. L. Reflexão entre professores em Blogs: aspectos e possibilidades. Dissertação de Mestrado Faculdade de Educação, UFBA (2006). Disponível em http://www.bibliotecadigital.ufba.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1734
  • KENSKI, V. M. Memória e ensino. Cad. Pesq., São Paulo, n. 90, p. 45-51, ago, 1994. Disponível em: http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/cp/arquivos/793.pdf. Acesso em 6/10/2010.
  • MÍDIAS NA EDUCAÇÃO – (Relatos de professores sobre suas práticas e reflexões). Disponíveis em https://sites.google.com/site/projetosereflexoes.
  • MÍDIAS NA EDUCAÇÃO – Módulos do Programa. Disponíveis em: http://webeduc.mec.gov.br/midiaseducacao/index.htm
  • MORAES, S. C. Escola, histórias e memórias: o que dizem jovens e adultos. Ágora – Educação, Ano 1, n. 1 - março de 2009. Disponível em: http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/revistavirtualagora/materiais/salete.pdf. Acesso em 6/10/2010.
  • NASCIMENTO, P. C. A informação como narrativa: mídia e troca simbólica. Tese de Doutorado, Faculdade de Comunicação e Artes, USP, 2006. Disponível em http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=83907.Acesso em 6/10/2010.
  • PANCETTI, Alessandra. Privacidade na rede: questões de segurança e de direito. Com Ciência, SBPC/LABJOR, 10/09/2010. Disponível em http://www.comciencia.br/comciencia/index.php?section=8&edicao=59&id=742. Acesso em 6/10/2010.
  • QUEIROZ, M. I. P. Relatos orais: do "indizível" ao "dizível". in SIMSON, O M. v. (org.) Experimentos com Histórias de Vida. São Paulo: Vértice, 1988.
  • RECUERO, Raquel. Redes Sociais na Internet. Porto Alegre: Sulinas, 2009. Disponível em http://www.redessociais.net/. Acesso em 6/10/2010.
  • SETTE, Sonia S.; AGUIAR, Márcia A. da S.; ANGEIRAS, Maria de F. D. Educação cidadã, mídias e formação de professores. Em Aberto, Brasília, v. 22, n. 79, p. 91-103, jan. 2009. Disponível em http://migre.me/1jk13. Acesso em 6/10/2010.
  • SPINK, M. J. (Org.). Práticas discursivas e produção de sentidos no cotidiano. São Paulo: Cortez, 2000.
  • SPINK, M. J. Linguagem e Produção de Sentidos no Cotidiano. Coleção Debates Contemporâneos em Psicologia Social, Vol. 1. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.
  • TERUYA, Teresa K., MORAES, Raquel de A. Mídias na Educação e formação docente. Linhas Críticas, v. 14, n. 27, p. 327-343, jul./dez.2009. Disponível em http://www.fe.unb.br/linhascriticas/artigos/n29/midias.pdf. Acesso em 6/10/2010.
  • TORRES, M. C. A. R. Identidades musicais de alunas de pedagogia: música, memória e mídia. Tese de doutorado em Educação, UFRGS,2003. Disponível em http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/4287/000398978.pdf?sequence=1. Acesso em 6/10/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário