sábado, 21 de maio de 2011

I Colóquio de Professores, Pesquisadores e Estudantes de Educomunicação

Data: 02 de setembro de 2011

Evento promovido no espaço do XXXIV Congresso da Intercom

Local: Unicap - Recife - PE

Promotores:

  • INTERCOM
  • UNICAP/ PE – Bacharelado em Jornalismo
  • UFPE – Coordenação de Educação a Distância (CEAD)
  • ECA/USP - Licenciatura em Educomunicação (EDUCOM)
  • UFCG/PB - Bacharelado em Educomunicação
  • NCE/USP – Núcleo de Comunicação e Educação


Objetivo:

Propiciar um espaço para que os professores, pesquisadores e alunos de educomunicação do país, tanto os vinculados a cursos superiores em nível de graduação e de pós-graduação, quanto os que desenvolvem atividades junto a programas de formação continuada, em nível de atualização ou de especialização, decorrentes de programas de cultura e extensão de universidades, possam:
a) Trocar experiências e informações sobre seus programas;
b) Apresentar e discutir resultados de suas pesquisas;
c) Definir políticas voltadas à articulação de ações conjuntas que beneficiem o conjunto dos profissionais e estudantes envolvidos com a Educomunicação.

Metodologia:

O Encontro de Professores, Pesquisadores e Alunos de Educomunicação caracteriza-se por balancear três modalidades de reunião acadêmica: 1ª. Mesas redondas temáticas, com convidados; 2ª. Painéis, com a apresentação de teses e dissertações, mediante inscrição de papers; 3ª – Reuniões de Articulação.

Programa:

Manhã - 8h30 - 11h00 - Mesa Redonda 1:
Tema: “Fundamentos teórico-metodológicos que dão sustentação às propostas pioneiras de formação do educomunicador em nível de graduação e de especialização”.
Coordenação: - UNICAP/ PE
Palestrantes:

Ismar de Oliveira Soares – Licenciatura em Educomunicação da ECA/USP
Sonia Sette – Comissão de Educação a Distancia – CEAD/UFPE
Ademilde Sartori – Coordenadora do GP Comunicação e Educação - INTERCOM
Manhã - 10h45 - 12h00 - Mesa Redonda 2:
Tema: Especificidades pedagógicas da Licenciatura em Educomunicação (USP), do Bacharelado em Educomunicação (UFCG) e do curso Mídias na Educação
Coordenação: - UFPE
Palestrantes:

Roseli Fígaro – Licenciatura em Educomunicação da ECA/USP
Danielle Andrade – Bacharelado em educomunicação da UFCG
Patrícia Horta – Mídias na Educação – MEC / CEAD/UFPE / NCE-USP
Tarde - 14h00 – 16h45
Painel I - Apresentação de cinco pesquisas na área (selecionados a partir de inscrição de papers)
Painel II - Apresentação de cinco pesquisas na área (selecionados a partir de inscrição de papers)
17h00 – 18h00 _ Reuniões de Articulação
Reunião dos professores e pesquisadores de Educomunicação
Reunião dos alunos de graduação e de especialização em Educomunicação
 

Submissões para os Paineis previstos para o período entre 14h00 e 16h45

Antecipamos que para apresentar papers neste Colóquio, os selecionados deverão estar inscritos no XXXIV Congresso da Intercom.
  1. Serão avaliadas propostas de papers para apresentação nos dois painéis simultâneos, previstos para ocorrer na segunda parte do I Colóquio, entre as 14hs e 17hs, do dia 2 de setembro.
  2. Os papers devem relacionar-se a pesquisas ou práticas educomunicaivas relevantes e inovadoras.
  3. Devido à limitação de tempo e espaço serão aprovados apenas 4 trabalhos por painel, num total de 8 papers.
  4. A proposta de paper - contendo o nome do autor, a instituição à qual está vinculado, o título do trabalho e um resumo de no máximo 30 linhas - deve ser enviada à comissão organizadora até 30 de maio.
  5. Aceita-se trabalhos de autoria coletiva.
  6. A comissão organizadora divulgará, no site do Departamento de Comunicações e Artes da ECA/USP, no dia 15 de junho, a lista dos papers aceitos.
  7. Os textos devem seguir as normas estabelecidas pela INTERCOM para trabalhos científicos: http://www.portalintercom.org.br/images/stories/Congresso_Nacional/modelopadrao2011gps.doc.
  8. Os textos definitivos devem ser encaminhados até 15 de julho, impreterivelmente, juntamente com o comprovante de inscrição no XXXIV Congresso da INTERCOM. O não encaminhamento do paper nesta data abre vaga para que outras propostas sejam consideradas. 
Fonte: ECA/USP

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