segunda-feira, 2 de maio de 2011

Educomunicação: 10 anos na Rede Municipal e a perspectiva de um profissional na escola pública


Compartilhamos abaixo matéria do blog Nas Ondas do Rádio sobre a Educomunicação!

Já não é de hoje que a escola publica necessita de um profissional da educação para atuar na assessoria e implementação de projetos e ações pedagógicas que visa melhorar o convívio escolar e as relações interpessoais entre escola-aluno-comunidade. Antenado nesta perspectiva, o Programa Nas Ondas do Rádio tem desenvolvido ações no sentido de formar educadores para Gestão da Comunicação e de Projetos Educomunicativos. Entre as ações destacamos a formação de educadores para a apropriação das linguagens da comunicação e das tecnologias da informação e da comunicação, baseado no conceito de Educomunicação.

Uma das premissas deste conceito é a promoção do protagonismo infanto juvevil , o que promove a Cultura de Paz no espaço escolar. Com a criação da licenciatura em Educomunicação criada este ano na ECA/USP, o educomunicador na escola publica, aliado a um política de formação continuada de professores, torna-se cada vez mais próximo a possibilidade de atuação deste profissional na educação.

A cidade de São Paulo através de seu Programa de Educomunicação, intitulado Nas Ondas do Rádio é um projeto de política publica na educação bem sucedida. É fruto de um trabalho de 10 anos na Rede Municipal de Ensino de São Paulo e que inspirou a criação da lei EDUCOM - Educomunicação pelas Ondas do Rádio, n° 13.941, sancionada em 2005.

A proposta de educomunicação na rede também é assegurada através da portaria do Programa Nas Ondas do Rádio, n° de 2009 que possibilita ao profissional da educação o desenvolvimento de projetos educomunicativos para atender alunos na ampliação da jornada escolar.

Fonte: Carlos Lima - Coordenador do Programa Nas Ondas do Rádio/ Blog Nas Ondas do Rádio

Nenhum comentário:

Postar um comentário