terça-feira, 5 de julho de 2011

Avanços na "Educação para os Meios" em Portugal

Compartilhamos abaixo editorial da Newsletter de Junho da SOPCOM, assinado pela coordenadora do GT de Comunicação e Educação, Sara Pereira, que mostra avanços da Educação para a Mídia em Portugal, no sentido de colocar o tema na agenda científica e na agenda pública daquele país. A dica de leitura foi do professor Manuel Pinto, da Universidade do Minho/ Portugal.

"O ano que corre tem sido um ano favorável à área da Educação/Literacia para os Media em Portugal. Os acontecimentos registados nos primeiros seis meses pelo menos assim o indicam:


Um Congresso sobre ‘Literacia, Media e Cidadania’ do qual resultou a ‘Declaração de Braga em Literacia para os Media’;
A conclusão de um estudo encomendado pela ERC e levado a cabo pelo CECS-UM sobre a situação desta área de estudo no nosso país;
O lançamento do portal de Literacia dos Media;
A conclusão do estudo ‘Educação para os Media em Castelo Branco’ cujos resultados serão em breve publicados em livro;
Os trabalhos de investigação em curso, alguns deles enquadrados em provas académicas de mestrado e de doutoramento;
A abertura do curso de mestrado em ‘Comunicação, Cidadania e Educação’, na Universidade do Minho (UM);
A constituição de um Observatório;
A criação do GT ‘Comunicação e Educação', no âmbito da SOPCOM, são algumas das actividades que dão sinais da consolidação desta área de estudo, investigação e intervenção.
No que diz respeito ao GT, aproveitando a ocasião do Congresso realizado em Março na UM, foi formalizada a constituição de uma secção específica de trabalho sobre esta matéria, propondo os seguintes aspectos como princípios estruturantes do novo Grupo:


a) A dinamização de um grupo especificamente orientado para a investigação em Literacia Mediática;
b) A promoção dos estudos de Educação para os Media como um eixo fundamental dos estudos de Ciências da Comunicação;
c) A projecção dos investigadores nacionais desta área em particular no contexto das comunidades científicas europeias, nomeadamente no que às relações com a IAMCR (International Association for Media and Communication Research) e com a ECREA (European Communication Research and Education Association) diz respeito.
d) A realização periódica de encontros científicos especializados, para além da participação nos congressos da SOPCOM.
Este Grupo de Trabalho, aberto à participação de todos os que desenvolvam trabalho neste domínio ou que com ele tenham alguma afinidade, poderá ajudar a consolidar e a promover uma área de estudos até agora incipiente no nosso país. Pelo menos assim o desejam os seus criadores e membros actuais".

Sara Pereira
Coordenadora do GT de Comunicação e Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário