quarta-feira, 20 de julho de 2011

Sessão Temática sobre Educomunicação da CONFIBERCOM 2011

Veja abaixo as sessões temáticas sobre Educomunicação da CONFIBERCOM, que acontece em São Paulo na primeira semana de agosto.

Local: Prédio Central – ECA/USP, 2º piso, de 14h às 18h. A coordenação é do Profº Dr. Ismar de Oliveira Soares, do NCE - Núcleo de Comunicação e Educação da USP.

1º de agosto

1. Experiências ibero-americanas de práticas educomunicativas 01
Coordenação: Prof. Dra. Maria Immacolata Vassalo Lopes

  1. Prensa Escuela, herramienta para la formación ciudadana
    Ana María Tobón Arango (Colômbia)
  2. Educomunicação e Facebook nas universidades espanholas (Espanha)
    Karla Isabel de Souza, Maria Luisa Garcia Guardia, Patricia Núñez, (Espanha)
  3. "Games for Change" na Fronteira da Educomunicação Digital
    Gilson Schwartz (Brasil)
  4. Rede social de interculturalidade em paises lusófonos - Plataforma Biblon
    Lídia Oliveira, Cassia Furtado (Portugal) 

2. Formação profissional de educadores e comunicadores, numa perspectiva da educomunicação 01
Coordenação: Prof. Dra. Cristina Palma Mungioli  

  1. Educomunicação, campo jornalístico e a construção do capital comunicacional socioambiental
    Jane Márcia Mazzarino
  2. Práticas de educação para as mídias na formação básica de jornalistas
    Lígia Beatriz Carvalho de Almeida
  3. A Educação para os meios e para os fins: a informação, o conhecimento e a comunicação na educação Escolar Básica e Universitária
    Maria da Graça Mello Magnoli
  4. Ensino de Comunicação e Cidadania: a atualidade da obra de Mario Kaplun e suas lições para a formação de professores de comunicações
    Alice Mitika Koshiyama e Maria Otília Bocchini

3. Educomunicação no âmbito das políticas públicas no Brasil
Coordenação: Prof. Dr. Ricardo Alexino

  1. Educom.rádio e produção de conhecimento no espaço das comunidades educativas da rede de ensino da prefeitura de São Paulo
    Francisco García, Carlos Januário, Carlos Ferreira, Rogério Garcia Fernandez
  2. A musealização das emissoras da Rede Pública: reflexão e proposta para a educação a partir da implantação do Centro de Memória Audiovisual da Fundação Padre Anchieta
    Bruno Marcondes Franques
  3. Ensino Médio Presencial mediado por Tecnologias no Estado do Amazonas – Gestão dos processos comunicacionais na educação presencial a distância
    Luci Ferraz de Mello, José Augusto Melo Neto, Maria Augusta da Silva Ximenes
  4. Educação Integral e práticas educomunicativas: a experiência do Programa Mais Educação do MEC
    Daniele Próspero

4. Educomunicações e Pedagogias da Comunicação
Coordenação: Prof. Dr. Ferdinando Martins

  1. A educomunicação e o ambiente virtual de aprendizagem Agora.Tidia- AE.USP
    Lucilene Cury, Luisa Almeida Garcia Gonzales e Lígia Capobianco
  2. Negras idéias em debate: a implementação da lei Federal nº. 11.645/08 a partir da Educomunicação
    Paola Diniz Prandini
  3. A construção do conceito de didática da comunicação educativa, no rádio
    Edgard Patrício
  4. Do cassete-fórum à Internet: uma proposta educomunicativa para a participação de crianças na mídia
    Mayra Fernanda Ferreira 
 2 de agosto

1 - Experiências ibero-americanas de práticas educomunicativas 02
Coordenação: Profa. Dra. Roseli Fígaro

  1. “Telenovela e Merchandising Social em países Ibero-americanos”
    Maria Immacolata Vassalo de Lopes; Claudia P. Freire; Neide Arrude; Silvia T. Torreglossa
  2. Educomunicación 2.0 y la cultura de la participación
    Roberto Aparici e Sara Osuna (UNED - Universidad Nacional de Educación a Distancia, Espanha)
  3. O rádio educativo e a cibercultur@ nos processos de mobilização comunitária
    Cicilia Maria Krohling Peruzzo
  4. Horizontalidade, novas mídias, informação e comunicação
    Marcos Mucheroni

2. Formação profissional de educadores e comunicadores, na perspectiva da educomunicação 02
Coordenação: Prof. Dr. Richard Romancini

  1. As dificuldades na elaboração de um projeto experimental nos cursos de jornalismo
    Elaine Colombo Macri
  2. Avaliação formativa e sua implicação na formação crítica do profissional de Relações Públicas
    Maristela Romagnoli de Araújo Jurkevicz
  3. O campo da comunicação/educação em discussão: como analisá-las em cursos que direcionam o aprendizado para o mercado?
    Jamile Santinello
  4. Da prática à reflexão: a formação de gestores de projetos educomunicativos nas escoals da rede municpal de São Paulo
    Alda Ribeiro M. Assunção, Carmen Gattás, Paola Diniz Prandini, Silene de A. G. Lourenço, Maria Izabel Leão

3. Educomunicação por projetos, no ensino formal e não formal
Coordenação: Lucilene Cury

  1. Curso online “Vídeo pra Toidos”: uma experiência educomunicativa em videoeducação
    Marciel A. Consani e Paulo César da S. Telles
  2. “Megafone-DH”: experiência educomunicativa transmidiática em educação para os direitos humanos, em Recife
    Andrea de Lima Trigueiro de Paula e Diego Gouveia Moreira
  3. “Minha Terra”: diversidade cultural e sustentabilidade em praticas educomunicativas pela web
    Claudemir Edson Viana
  4. Educom.JT” – Produção midiática de caráter educomunicativo, envolvendo parceria entre universidade (NCE-USP) e mídia impressa (Jornal da Tarde)
    Carmen Gattás, Maria Izabel Leão, Luci Ferraz de Melo e Maria Salete Soares

4. Reunião do Núcleo de Comunicação e Educação (NCE-USP) aberta aos interessados na discussão sobre a formação superior em Educomunicação
Coordenação: Ismar de Oliveira Soares, NCE/USP

Participação de:
  • Adilson Citelli, CCA-ECA/USP
  • Maria Cristina Castilho Costa, CCA-ECA/USP
  • Ademilde Sartori, UESC - Universidade Estadual de Santa Catarina
  • Patrícia Horta, UFPE – Universidade Federal de Pernambuco 
Fonte: NCE - Núcleo de Comunicação e Educação da USP

Nenhum comentário:

Postar um comentário