Educomunicação - Veja como o Guia do Estudante define a área e o profissional


Educomunicação

Bacharelado

Esse profissional utiliza os meios de comunicação para gerar conteúdo de informação e educação. Integra equipes que desenvolvem projetos educacionais em TV, internet ou em jornal. Pesquisa e compartilha conteúdo com outros alunos em batepapo on-line, videoconferência, blog e rádio, entre outros. Assessora ONGs, veículos de comunicação, estabelecimentos de ensino e órgãos públicos em projetos de comunicação e educação.

O mercado de trabalho

Ainda não há o profissional formado por esse curso no mercado. No entanto, são boas as perspectivas no ensino para quem faz licenciatura. "O educomunicador atuará principalmente no Ensino Médio, com a abertura dos parâmetros curriculares que levam em conta o uso das tecnologias e as linguagens da comunicação", afirma o professor Ismar de Oliveira Soares, coordenador do curso da USP. A área de projetos educacionais, em organizações do terceiro setor, em veículos de imprensa ou em estabelecimentos de ensino, também requer a presença desse profissional. Embora o Sul e o Sudeste ofereçam mais investimentos nessa área, a previsão é que outras regiões do país, como o Nordeste, também demandem o educomunicador.

O curso

O curso conta com muitas disciplinas da área de humanas, como teoria da comunicação, sociologia da comunicação, ação educomunicativa e fundamentos da educomunicação. Na USP, que oferece a licenciatura, a grade ainda é composta de matérias ligadas às práticas de ensino. Na UCG, o bacharelado oferece disciplinas na área de comunicação, como fotografia, produção de texto, roteiro de rádio e TV e monitoramento de mídia. Em ambas as escolas, a realização de um estágio e a apresentação de um trabalho de conclusão de curso são obrigatórias. 

Outro nome: Comun. Soc. (educomunicação).

O que você pode fazer

Consultoria

Planejar, elaborar e pôr em prática projetos educacionais que visem ao uso de mídias diversas, como internet e TV.

Ensino

Com licenciatura, dar aulas de comunicação no Ensino Médio.

Pesquisa

Estudar a relação da educação com os meios de comunicação, como a televisão, o rádio e a internet, entre outros.

Reportagem

Apurar, escrever e editar notícias em jornais, revistas e TV.
Fonte: Guia do Estudante

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita