quinta-feira, 20 de outubro de 2011

HQs também se aprende na escola


Aprender a fazer uma história em quadrinhos enquanto lê uma história em quadrinhos? Essa é a proposta de Quadrinhos – Guia Prático, publicação da Empresa Municipal de Multimeios da Prefeitura do Rio – MultiRio que começa a ser distribuída às escolas da Rede Municipal do Rio de Janeiro e às salas de leitura.. O objetivo da publicação é auxiliar professores e os alunos no desenvolvimento de atividades em sala de aula que utilizem a linguagem dos quadrinhos.
Leia a entrevista com o professor Waldomiro Vergueiro, da USP, especialista em HQs, publicada na RevistaPontoCom, que vale a pena conhecer.
Clique aqui
O guia prático apresenta os principais conceitos utilizados na criação de histórias em quadrinhos (HQs), como o tempo da narrativa, o uso de balões e letras, o desenho de personagens e a elaboração de roteiros. Além da seção Trocando Ideias, que apresenta curiosidades e técnicas, e um passo a passo para o aluno desenvolver uma HQ.
Para a professora Cleide Ramos, presidente da MultiRio, a publicação investe no surgimento de novos talentos nas escolas. “Em um fascículo de metalinguagem como Quadrinhos – Guia Prático, é possível exercitar a arte das HQs em processos criativos, quando novos talentos poderão surgir e, se estimulados, ser bem-sucedidos. Mais ainda, esta publicação poderá favorecer mestres e alunos no exercício da visão crítica para a leitura do mundo atual”, afirma.
Hoje, alguns desenhos criados por alunos já estão presentes nas edições bimestrais dos boletins O Tagarela e Entre Jovens, produtos produzidos pelos estudantes da rede municipal de ensino do Rio que são distribuídos nas escolas pela MultiRio. De acordo com Cleide, em breve a será lançado um curso de capacitação sobre HQs para as escolas municipais.
Fonte: http://www.revistapontocom.org.br/destaques/hqs-tambem-se-aprende-na-escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário