Projeto Educomunicativo "Rádio pela Educação" (Santarém, PA) ganha Prêmio Itaú Social/UNICEF


O projeto Rádio pela educação, iniciativa de prática educomunicativa da Diocese de Santarém, desenvolvida através da Rádio Rural, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Santarém foi premiado na noite do dia 17 de outubro, como Vencedor da Nona Edição do Prêmio Itaú-Social / UNICEF, na etapa Regional, em Belém.
A Cerimônia de Premiação aconteceu no auditório da Federação das Industrias do Pará – FIEPA. De Santarém, esteve participando o coordenador de articulação do Projeto Rádio pela Educação, Francisco Cesar Sousa Rêgo, juntamente com o diretor da Escola Boaventura Queiroz de São Bráz, Elias da Silva Mesquita, que esteve representando todas as escolas parceiras desta tecnologia social.
Neste ano, o Prêmio Itaú Social – Unicef está reconhecendo projetos e ações sócioeducativas que contribuem para a educação integral de Crianças e Adolescentes no contraturno escolar, envolvendo escola e comunidade.
O Tema do Prêmio “Educação Integral: experiências que transformam” contempla projetos de micro-porte, pequeno-porte, médio-porte e grande-porte financeiro. Com o projeto Rádio pela Educação, a Diocese de Santarém concorre nesta última categoria.
Para se fazer a seleção em todo o Brasil, foram organizadas 08 (oito) Regionais, das quais foram selecionados os 04 (quatro) finalistas, sendo um de cada porte, totalizando 32 Finalistas Nacionais. Estes já são considerados Vencedores Regionais
Depois de passar por um criterioso processo de seleção de 2.922 (Dois Mil Novecentos e Vinte e Dois) projetos inscritos, o projeto Rádio pela Educação está concorrendo entre os Finalistas Nacionais na Categoria Grande Porte, representando a Região Norte.
Na Regional Belém, inscreveram-se 106 (cento e seis) projetos de todos os Estados da Região Norte. Destes, foram classificados, inicialmente 32 (Trinta e Dois) Projetos Semifinalistas, destacando-se também nesta Classificação a Pastoral do Menor de Santarém.
A Etapa Final da Nona Edição do Prêmio Itaú Social-Unicef ocorre no dia 22 de Novembro, na cidade de São Paulo, quando serão anunciados os 04 Finalistas Vencedores de cada categoria e o Grande Vencedor que receberá uma Premiação extra no valor de 180 Mil Reais.
Esta é a segunda vez que o Rádio pela Educação chega à fase Final do Prêmio Itaú Social - Unicef. No ano de 2001, o Projeto foi Vencedor Nacional deste Prêmio na Categoria Formação Continuada de Educadores e Produção de Material de Apoio a Escola.

Histórico Do Prêmio

Criado em 1995, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), o prêmio é pioneiro ao estimular experiências de educação integral no Brasil. O objetivo é reconhecer e estimular o trabalho de organizações sem fins lucrativos que contribuam, em articulação com políticas públicas de educação e assistência social, para ampliar a aprendizagem de crianças, adolescentes e jovens. Experiências que transformam é o mote desta edição, que estimula a reflexão sobre ações educativas que transformaram a vida das comunidades.

Projeto Educomunicativo

O projeto Rádio pela Educação é uma tecnologia social que, desde 1999, contribui com a qualidade do ensino fundamental em municípios da Amazônia, a partir de processos de educomunicação fomentados pela mídia rádio. Promove os direitos da criança e do adolescente, a dinamização do trabalho do professor, a criação de rádios nas escolas e o desenvolvimento do senso crítico nas comunidades escolares envolvidas. O Rádio é usado como recurso pedagógico, tendo um Guia Pedagógico do Professor como suporte dos conteúdos abordados no programa Para Ouvir e Aprender. Este contempla a realidade de crianças, adolescentes, comunitários, professores, etc. É veiculado pela Rádio Rural de Santarém e ouvido nas escolas, em sala de aula, três vezes por semana. O público direto são alunos e professores de 1º ao 5º ano, mas, a comunidade em geral participa do Programa. Foi feita ampla campanha radiofônica para propagar a ideia original do projeto e a capacitação continuada de professores e alunos para implementá-lo e desenvolvê-lo até hoje.
Por todas essasa rezões, o Projeto Rádio pela Educação é referendado no Módulo Rádio do Curso Mídias na Educação, do MEC, produzido pelo NCE-USP, como um exemplo paradigmático de projeto educomunicativo.
Fonte: ECA/USP

Comentários

  1. Parabéns pelo excelente trabalho. Todos daqui de Campo Grande/MS, ficamos muito felizes com a vitória de vocês. Nós, professores e alunos da EM Prof. Fauze Scaff Gattass Filho compartilham desta alegria e desejam a todos os alunos protagonistas e coordenação da Rádio Educação muito SUCESSO!!!! Um grande abraço a todos, e que possamos continuar com essa amizade maravilhosa e estende-las aos nossos alunos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita