segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Grupo Comunicar, da Espanha, aposta na Educomunicação como tema de debates e cria a Revista Digital Aularia

É com alegria que anunciamos em nosso blog o nascimento da Revista Aularia!!!!

A Revista Aularia Digital é uma nova aposta do Grupo Comunicar, da Espanha, de difundir ideias, aportar conhecimento, gerar debate e apoiar movimentos que em todo o mundo tenham a ver com Educomunicação!!!


Aularia, revista digital é um espaço aberto a todas as possibilidades educativas e comunicativas que tenham a ver com Educomunicação, desde a sua vertente mais prática a questões mais reflexivas e teóricas.

Reflexão, debate, experiências
A prioridade será para debates, entrevistas a experts, experiências e reflexões que nascem da prática. Nela estarão presentes todos os níveis de ensino, formal e não-formal, da cultura e de sua transmissão, no marco ideológico da educação ao longo da vida.

Educomunicação em todos os níveis de ensino, formal e não-formal
Sua filosofia de trabalho inspira-se nos princípios da educomunicação, a educação e a comunicação, a educação ao longo da vida/continuada para todas as etapas da vida: formal e não-formal, infantil, pessoas adultas, universitárias, jovens ou crianças; para os professores, para quem trabalha em educação ou em animação sócio-cultural e para os cidadãos em geral.

Importância da comunicação
Tem em conta todos os meios de comunicação, desde a oralidade primária até os últimos avanços midiáticos em comunicação, a alfabetização midiática e a educação em meios. Aularia será veículo de uma comunicação na qual emissores e receptores tenham as mesmas possibilidades e direitos

Entorno/Temas nos quais se moverá Aularia digital 
Para todas as idades e níveis de âmbito social e educativo. Educação e comunicação, meios de comunicação em geral, meios audiovisuais, novas tecnologias e redes, aulas, cinema e audiovisual, educação formal e não-formal, educação infantil, primária, secundária, universidade, formação professoral, educação permanente, de adultos, educação familiar… e tudo aquilo que a criatividade possa lograr no âmbito da  comunicação e educação. 

O que propõe Aularia
A busca de uma didática mais motivadora e criativa, tanto nos meios de comunicação de massa e redes sociais como nos sistemas educativos, nos quais haja espaço para todos os elementos interessantes da sociedade: as notícias, a reflexão, o debate, os recursos variados, desde os quadrinhos aos últimos avanços tecnológicos, o cinema, as redes sociais, etc

Os conteúdos de Aularia digital 
Nos conteúdos de Aularia, revista digital, serão primadas reflexões sobre a educomunicação em forma de artigos, debates, entrevistas a experts, reportagens e experiências sobre aqueles que tenham algo a contar; sugestões didáticas, propostas comunicativas, relatos literários (também roteiros, poemas, contos…) e tudo aquilo que se acerque à vida das aulas em sua vertente comunicativa.

Objetivos de Aularia digital 
1.  Ser um canal de expressão para os educadores e comunicadores que acreditam na educaçãocomo uma responsabilidade de toda a sociedade; 
2 Ser um veículo de ligação e ponte de contato entre aqueles que se dedicam à educação e à comunicação; 
3.  Proporcionar uma visão plural e solidária, com especial ênfase na defesa dos direitos humanos e das relações interculturais; 
4. Acolher experiências de todos os níveis do sistema educativo, formal e não-formal, desde a infância à universidade;
5. Acolher experiências de todos os âmbitos da comunicação, desde o jornalismo até o mundo audiovisual e as redes sociais;
6. Acolher todo tipo de experiências de educomunicação, fundamentalmente as de comunidades marginalizadas ou dirigidas a pessoas em risco de exclusão social. 
7. Propor novas alternativas didáticas e educativas de educomunicação fundamentadas na criatividade, no respeito, no humor e na solidariedade;
8. Estar em rede com todas as possibilidades tecnológicas possíveis.
Desde agora a revista será aberta a quem, cumprindo as normas de publicação e cumprindo os objetivos da edição, deseje publicar nela. A revista contará com algumas seções, temas para debate, entrevistas, etc com o objetivo de manter sua visão e poder apresentar experiências e opiniões de experts do mundo todo, além de outras seções abertas para quem, de qualquer parte do mundo, quiser expor reflexões e experiências sobre educomunicação. 
Para comunicar-se com Aularia Digital: info@aularia.org 

Um comentário:

  1. Oi Cristiane , a noticia sobre educomunicação me trouxe até o teu blog. precisamos trabalhar maais essa ideia na nossa empresa.

    ResponderExcluir