Grupo Comunicar, da Espanha, aposta na Educomunicação como tema de debates e cria a Revista Digital Aularia

É com alegria que anunciamos em nosso blog o nascimento da Revista Aularia!!!!

A Revista Aularia Digital é uma nova aposta do Grupo Comunicar, da Espanha, de difundir ideias, aportar conhecimento, gerar debate e apoiar movimentos que em todo o mundo tenham a ver com Educomunicação!!!


Aularia, revista digital é um espaço aberto a todas as possibilidades educativas e comunicativas que tenham a ver com Educomunicação, desde a sua vertente mais prática a questões mais reflexivas e teóricas.

Reflexão, debate, experiências
A prioridade será para debates, entrevistas a experts, experiências e reflexões que nascem da prática. Nela estarão presentes todos os níveis de ensino, formal e não-formal, da cultura e de sua transmissão, no marco ideológico da educação ao longo da vida.

Educomunicação em todos os níveis de ensino, formal e não-formal
Sua filosofia de trabalho inspira-se nos princípios da educomunicação, a educação e a comunicação, a educação ao longo da vida/continuada para todas as etapas da vida: formal e não-formal, infantil, pessoas adultas, universitárias, jovens ou crianças; para os professores, para quem trabalha em educação ou em animação sócio-cultural e para os cidadãos em geral.

Importância da comunicação
Tem em conta todos os meios de comunicação, desde a oralidade primária até os últimos avanços midiáticos em comunicação, a alfabetização midiática e a educação em meios. Aularia será veículo de uma comunicação na qual emissores e receptores tenham as mesmas possibilidades e direitos

Entorno/Temas nos quais se moverá Aularia digital 
Para todas as idades e níveis de âmbito social e educativo. Educação e comunicação, meios de comunicação em geral, meios audiovisuais, novas tecnologias e redes, aulas, cinema e audiovisual, educação formal e não-formal, educação infantil, primária, secundária, universidade, formação professoral, educação permanente, de adultos, educação familiar… e tudo aquilo que a criatividade possa lograr no âmbito da  comunicação e educação. 

O que propõe Aularia
A busca de uma didática mais motivadora e criativa, tanto nos meios de comunicação de massa e redes sociais como nos sistemas educativos, nos quais haja espaço para todos os elementos interessantes da sociedade: as notícias, a reflexão, o debate, os recursos variados, desde os quadrinhos aos últimos avanços tecnológicos, o cinema, as redes sociais, etc

Os conteúdos de Aularia digital 
Nos conteúdos de Aularia, revista digital, serão primadas reflexões sobre a educomunicação em forma de artigos, debates, entrevistas a experts, reportagens e experiências sobre aqueles que tenham algo a contar; sugestões didáticas, propostas comunicativas, relatos literários (também roteiros, poemas, contos…) e tudo aquilo que se acerque à vida das aulas em sua vertente comunicativa.

Objetivos de Aularia digital 
1.  Ser um canal de expressão para os educadores e comunicadores que acreditam na educaçãocomo uma responsabilidade de toda a sociedade; 
2 Ser um veículo de ligação e ponte de contato entre aqueles que se dedicam à educação e à comunicação; 
3.  Proporcionar uma visão plural e solidária, com especial ênfase na defesa dos direitos humanos e das relações interculturais; 
4. Acolher experiências de todos os níveis do sistema educativo, formal e não-formal, desde a infância à universidade;
5. Acolher experiências de todos os âmbitos da comunicação, desde o jornalismo até o mundo audiovisual e as redes sociais;
6. Acolher todo tipo de experiências de educomunicação, fundamentalmente as de comunidades marginalizadas ou dirigidas a pessoas em risco de exclusão social. 
7. Propor novas alternativas didáticas e educativas de educomunicação fundamentadas na criatividade, no respeito, no humor e na solidariedade;
8. Estar em rede com todas as possibilidades tecnológicas possíveis.
Desde agora a revista será aberta a quem, cumprindo as normas de publicação e cumprindo os objetivos da edição, deseje publicar nela. A revista contará com algumas seções, temas para debate, entrevistas, etc com o objetivo de manter sua visão e poder apresentar experiências e opiniões de experts do mundo todo, além de outras seções abertas para quem, de qualquer parte do mundo, quiser expor reflexões e experiências sobre educomunicação. 
Para comunicar-se com Aularia Digital: info@aularia.org 

Comentários

  1. Oi Cristiane , a noticia sobre educomunicação me trouxe até o teu blog. precisamos trabalhar maais essa ideia na nossa empresa.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita