MEC e OEI valorizam "macrocampo" inspirado na educomunicação e instituem concurso nacional de produção de cinema


O Programa Mais Educação, do MEC, em parceria com a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI), convida os estudantes dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano), matriculados nas escolas públicas e que fazem parte do macrocampo “Comunicação e uso de mídias” , nas escolas públicas brasileiras, para participar do Concurso “Escola, Roteiro e Cinema”. As incrições estão abertas de 5 de fevereiro a 12 de abril de 2012.
O Programa “Mais Educação”, instituído em 2007 e renovado em 2010, é uma estratégia do Governo Federal para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular, na perspectiva da Educação Integral. Esta estratégia promove tanto a ampliação dos tempos, dos espaços e das oportunidades educativas, quanto o compartilhamento da tarefa de educar entre os profissionais da educação e de outras áreas, as famílias e diferentes atores sociais, sob a coordenação da escola e dos professores.
O macrocampo “Comunicação e Uso de Mídias” é uma das dez áreas opcionais a serem adotas pelas escolas quando se inscrevem no Mais Educação. No manual que acompanha os equipamentos encaminhados às escolas, o MEC informa sobre a adoção dos referenciais da educomunicação no uso dos recursos midiáticos, chamando a atenção dos gestores, professores e alunos para a importância da criação de “ecossistemas comunicativos” e para o uso adequado das tecnologias da informação, além da promoção de atividades específicas de introdução à leitura crítica do produto audiovisual e de instrumentalização para a produção de conteúdos audiovisuais e de busca de espaços de visibilidade para as produções locais.
Nessa perspectiva, o Concurso consiste na elaboração de roteiros e posterior produção, em formato de curtas metragens, visando estimular a produção escrita dos jovens, fomentando seu desenvolvimento pleno por meio da expressão do pensamento, das ideias e dos sentimentos, aproximando-os das indústrias criativas, tais como, neste caso, o cinema e a televisão.
O Programa “Mais Educação” também é elemento de articulação, no bairro, do arranjo educativo local em conexão com a comunidade que organiza ações nas áreas da cultura, do esporte, dos direitos humanos e do desenvolvimento social, em torno da escola pública. Ao contribuir para a formação e o protagonismo de crianças, adolescentes e jovens, o Programa “Mais Educação” fomenta atividades organizadas em macrocampos, cada um dos quais agregando atividades específicas.
O Concurso está inserido no compromisso dos países ibero-americanos com o Projeto da OEI Metas Educativas 2021 e faz parte, também, de um conjunto de ações da Organização, tais como o Programa para o Fortalecimento das Línguas da Ibero-América na Educação e o Programa Arte/Educação, Cultura e Cidadania

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita