segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Por um Novo Complexo do Alemão

Compartilhamos abaixo informação sobre um projeto muito bacana chamado Novo Complexo do Alemão (NCA), desenvolvido pelo jovem Robson Santos. Pegamos algumas informações com Robson e acrescentamos outras de colegas como a Marli Fiorentin, que entrevistou o Robson e, assim como nós, acredita no NCA!!!

Robson Santos é do Rio de Janeiro, do Complexo do Alemão. Depois de ter tido uma experiência com o Projeto WikiMapa(*), que procura mapear locais de interesse para a comunidade para melhorar a qualidade de vida dos moradores e diminuir distâncias e preconceitos, resolveu criar um projeto de responsabilidade social chamado "Novo Complexo do Alemão". Talvez lendo seu perfil no twitter dê para sentir melhor o astral desse rapaz que quer mudar não só a sua vida, mas a da comunidade em que vive: "Facilitador, sonhador, otimista, universitário (...) empreendedor, escrevi um roteiro e até cantei em um casamento...Hoje? Vou mudar o mundo!" 

O nome do projeto que Robson começou a desenvolver refere-se às mudanças que ocorreram com a pacificação do Complexo do Alemão. Segundo ele, o tráfico, mesmo negativo, gerava renda para a comunidade e, com a saída de muitos traficantes do local, várias pessoas ficaram sem ter como trabalhar ou ganhar dinheiro. 


Era preciso, então, pensar em um projeto que valorizasse o que a população do local podia fazer, de forma positiva. Foi quando veio a ideia do "Novo Complexo do Alemão", projeto que pretende valorizar e dar visibilidade às qualificações profissionais dos moradores.

A partir do site do projeto, que ainda está em construção (http://www.negociossociais.com/Negocio.aspx?EmpresaId=95), os moradores cadastram seus currículos. A ideia é que ele seja um elo entre as pessoas e as empresas do entorno, visando superar o preconceito e o abandono da região e valorizando a responsabilidade social, a sustentabilidade e gerando impactos sócio-econômicos que a comunidade espera e merece alcançar.

Para que o site funcione a todo vapor, precisa de recursos financeiros para se manter e isso acontece a partir da venda de camisetas, como a da foto. Se quiser contribuir, é só buscar nais informações com o Robson nas redes:
Twiiter: @NovoComplexo
Facebook : Novocomplexo Doalemao
(*) Para saber mais sobre o projeto WikiMapa você pode acessar: http://wikimapa.org.br/
Em breve a gente escreve sobre ele por aqui também!

Um comentário:

  1. Legal apoiar esse projeto bacana. o Robson está de parabéns.Na verdade, as informações que postei resultaram de conversas informais, pois conheci o Robson na Oficina de Vídeo e fizemos parte do mesmo grupo. Abraço!

    ResponderExcluir