quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Que tal criar a notícia da sua vida e ainda estimular seu aluno a escrever!



Compartilhamos com vocês um site (http://www.fodey.com/generators/newspaper/snippet.aspcom um aplicativo super criativo, a partir do qual você pode criar uma notícia, uma manchete, nome de jornal, data, texto... num pedacinho de papel jornal, como se fosse de verdade! Assim como você pode ver na imagem acima, criada por nós. 


Uma experiência super gostosa que pode ser usada de várias maneiras. Desde uma brincadeira pessoal e um presente para amigos até uma experiência educativa que pode ser usada na escola por professores, para estimular que seus alunos escrevam resenhas, artigos, notícias, etc Esperamos que, neste caso, como o aplicativo é muito criativo, os professores não transformem o trabalho em algo chato mas, pelo contrário, o deixem ainda mais legal. 


Quem sabe depois eles possam imprimir os pedacinhos de papel e criar um grande mural com os textos dos alunos? Ou colocar todos eles num blog pra compartilhar com outras escolas? Ou ainda, a partir dessa ideia surja uma outra, de criar um jornal na escola?


Outra possibilidade que o site permite, é personalizar uma claquete de cinema, como a imagem ao lado. Há também possibilidades de criar falas em balões de animais, que pode ser bem divertido para ser trabalhado nas escolas também.


Caso vocês resolvam usar essa ideia de forma bem criativa, mandem pra gente, pra que a gente possa divulgar aqui no blog Mídia e Educação e também no blog do Programa Jornal e Educação (programajornaleeducacao.blogspot.com) que coordenamos, ok?


Usem a criatividade!!!!!
Cristiane Parente

2 comentários:

  1. È CLARO que vou usar. Conforme prometi, nesse ano vou focar no trabalho com jornal com os meus pequenos. Ainda formatando a ideia. Conto com a superpoderosa equipe ANJ! BJ!

    ResponderExcluir
  2. Olá Cristiane,
    Muito interessante o aplicativo. Realmente é excelente para darmos uma enriquecida nas produções textuais de nossos alunos.
    Infelizmente não consegui baixar as imagens com as falas dos animais. Tenho que explorar mais (não sou muito boa nas tecnologias).
    Como trabalho com Educação Infantil vou incentivá-los a descobrir a escrita também visualizando-a através desta ferramenta.
    As produções orais, escritas coletivas que realizamos serão também colocadas no Jornal. Quem sabem no final teremos um belo trabalho? Assim espero e estarei trabalhando para isto.
    Obrigada pela partilha.
    Juassiara Candida.

    ResponderExcluir