Enquete mostra como alunos veem o jornal

Credito: Colégio Estadual João XXIII / IratiCredito: Colégio Estadual João XXIII / Irati
Ler notícias na escola já virou uma rotina prazerosa para os estudantes do João XXIII

Estudantes revelam como o informativo está presente no seu cotidiano no Colégio João XXIII, na cidade de Irati/PR. Os jovens começaram a receber o Jornal da Manhã na escola este ano


A professora do Colégio Estadual João XXIII (Irati), Iraci Fogaça, conduziu em suas aulas de Língua Portuguesa com as turmas do 9º ano uma pesquisa para entender como o jornal se apresentava no cotidiano dos alunos. Os resultados obtidos foram, segundo ela, muito relevantes, onde 62% dos jovens afirmaram gostar de ler jornal. Para 45,7% dos estudantes, o primeiro contato com o informativo foi na sala de aula e 85,7% disseram que o acesso ao jornal acontece somente na escola; 62,9% dos jovens reveram que a família nunca compra o jornal. “Com base nesse último resultado é que nós, comunidade escolar do Colégio João XXIII, salientamos a importância de estarmos recebendo o Jornal da Manhã semanalmente”, destaca Iraci.
Durante a atividade os alunos afirmaram que é importante ler jornal, principalmente para obter informações sobre os fatos que acontecem na região. A professora comenta que quando trabalha com o instrumento em suas aulas, de maneira informal, objetivando simplesmente a prática da leitura, ela percebe que eles têm interesses diferenciados, o que deve ser considerado ao conduzir os trabalhos com mídia na educação. “O jornal abre a possibilidade de se trabalhar com vários gêneros discursivos porque ele apresenta conteúdo diversificado, como: anúncios, artigo de opinião, carta do leitor, cartum, classificados, editorial, entrevista, fotos, horóscopo, manchete, notícias, dentre outros”, lembra Iraci.
Os alunos que frequentam o colégio pertencem a uma comunidade bastante carente sócio e culturalmente, explica a professora, por isso a escola acaba suprindo essa necessidade de acesso a materiais de leitura, já que é comprovado que quem lê amplia sua visão de mundo, além de apresentar melhoras na compreensão e na interpretação dos textos.
“É grande a nossa satisfação por estarmos inseridos no Projeto Vamos Ler, pois para a grande maioria dos nossos alunos é um momento único de manusear e ler um jornal, no mesmo momento em que este circula na região, ou seja, com informações atuais, este é o grande diferencial”, afirma Iraci.
Fonte: Jornal da Manhã 16/05/2012

Comentários

  1. Olá Cristiane! Muito interessante seu blog. É uma ótima referência para educadores e comunicadores. Esse texto, em especial, nos chamou atenção. Somos uma instituição educativa sem fins lucrativos e nossa missão é disseminar o Jornal Escolar. No entanto, no programa que trabalhamos, diferente do que acontece no Colégio João XXIII, os próprios estudantes é que produzem o Jornal em sala de aula. Os resultados são fantásticos, pois o jornal serve como instrumento de dinamização das aulas e de valorização social da escrita. Visite nosso Portal (www.jornalescolar.org.br), dê sua contribuição e nos ajude a divulgar a ideia do Jornal Escolar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita