V Congresso Internacional Conexão RCE vai discutir Metodologia e Aprendizagem



Evento vai reunir cerca de 2.000 educadores e terá palestras de grandes pensadores contemporâneos como Pierre Lévy e Philippe Perrenoud, entre outros

A Rede Católica de Educação – RCE, uma das maiores redes de ensino do país, promove o V Congresso Internacional Conexão RCE  com o tema Metodologia e Aprendizagem. O evento acontece nos dias 29 e 30 de junho e 1º de julho, no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília (DF), com a participação de 2.000 educadores de todo o Brasil.

Nesta edição, além dos educadores, o Congresso inova ao contar com a participação de um casal de pais de cada uma das 200 escolas integradas à RCE. Além disso, para debater o tema Metodologia e Aprendizagem, a RCE conta com a participação de grandes pensadores contemporâneos como Pierre Lévy, Philippe Perrenoud, Mônica Gather Thurler e Içami Tiba, entre outros.

O Congresso se inicia no dia 29 com a palestra do filósofo francês Pierre Lévy, que vai falar sobre “O Desenvolvimento da inteligência e a aprendizagem na era da informática”. Neste primeiro dia, o foco dos debates será como o meio, ou a tecnologia, interferem na educação e no aprendizado.

O segundo dia abordará o educando, como se desenvolve e como aprende. Entre as palestras de destaque deste dia está a do psiquiatra brasileiro de maior prestígio Içami Tiba, que apresentará o tema “Crianças, adolescentes e jovens: as diferenças para ensinar e aprender”, além de outros grandes nomes como a Professor Elvira Souza Lima, com o tema “As contribuições da neurociência para a compreensão do processo de desenvolvimento e aprendizagem”.

O debate sobre a metodologia adequada e necessária para estimular ainda mais o aprendizado será o foco do terceiro dia do Congresso, que contará com a presença de outros dois pensadores internacionais: Mônica Gather Thuler, que abordará o tema “Inovar no interior da escola” e Philippe Perrenoud que discorrerá sobre “Pedagogia diferenciada – das intenções à ação”.

O Congresso encerra-se com a entrega do Prêmio Educador Católico.

Confira abaixo a programação completa do V Congresso Internacional Conexão RCE – Metodologia e Aprendizagem:

Dia 29 de junho
8h30 – Credenciamento
10h – Abertura
10h30 – Pierre Lévy
“O desenvolvimento da inteligência e a aprendizagem na era da informática”

14h – Maria Elizabeth Biancocini
“Desafios da educação frente às novas tecnologias”

16h30 – Marcos Meier
“Os fatores de desenvolvimento moral e cognitivo de crianças, adolescentes e jovens”

Dia 30 de junho
8h – Içami Tiba
“Crianças, adolescentes e jovens: as diferenças para ensinar e aprender”

10h30 – Elvira Souza Lima
“As contribuições da neurociência para a compreensão do processo de desenvolvimento e aprendizagem”

14h – Dirceu Moreira
“Estapas do desenvolvimento humano”

16h30 – Eduardo Perez
“A mágica da motivação para educadores”

Dia 1º de julho
8h – Mônica Gather Thurler
“Inovar no interior da escola”

10h – Gabriel Perissé
“O professor na idade mídia”

11h30 – Celebração Eucarística

14h – Philippe Perrenoud
“Pedagogia diferenciada – das intenções à ação”

16h – Prêmio Educador Católico
Encerramento

Sobre a RCE
A Rede Católica de Educação – RCE foi fundada no dia 26 de outubro de 2006 e iniciou suas atividades em 2007 com a participação de dez escolas pioneiras, que se uniram para fortalecer a educação em torno dos princípios e valores das escolas católicas de todo o país. Hoje, a Rede congrega cerca de 200 escolas em 22 estados, totalizando quase 100 mil alunos.

As escolas que integram a RCE contam com uma série de produtos e serviços agregados, que permitem a realização de sua missão educacional, com foco na qualidade do ensino e na identidade confessional. A rede se mantém moderna e atualizada, mas sem deixar de lado o importante papel da escola católica na formação do cidadão consciente de seus direitos e deveres perante a sociedade. Ao longo do ano são oferecidas mais de 320 atividades de formação para toda a comunidade educativa, o que engloba pais, alunos, professores e diretores, entre outros.

A RCE disponibiliza às escolas um sistema de gestão e de formação profissional, material didático exclusivo, material didático tecnológico, campanhas de marketing, mídia impressa e digital e o Programa de Avaliação da Rede Católica de Educação (Proarce), dentre outros produtos, serviços e soluções educacionais.
Fonte: RCE/ Assessoria de Imprensa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita