Jornal Escolar nas escolas do Piauí

A partir do segundo semestre de 2012, jornais escolares serão produzidos pelas escolas urbanas que participam do Programa Palavra de Criança, no Piauí. A expectativa de adesão se situa entre 50 e 100 municípios, sendo entre 100 e 200 escolas com Jornal Escolar.
O Programa Palavra de Criança (PPC) é uma realização do UNICEF, em parceria com o Instituto ProBem. Conta com o apoio do Governo do Estado do Piauí e da UNDIME – União dos Dirigentes Municipais de Educação. O objetivo é a alfabetização e o letramento durante os três anos iniciais do Ensino Fundamental, sendo a meta ter pelo menos 70% das crianças em condições de ler, escrever e compreender um texto adequado à sua idade, ao final do 3º ano.
O PPC capacita as equipes das secretarias municipais de educação para organizar estratégias eficazes de alfabetização, e estimula a família, a escola e as crianças a perceberem a aprendizagem como um direito de cada menino e menina. O Jornal Escolar encaixa-se nesse pensamento tanto como instrumento significador da aprendizagem (uso social da escrita), como ferramenta de mobilização social.
O Comunicação e Cultura fará o repasse metodológico dos conhecimentos adquiridos em 16 anos de trabalho com Jornal Escolar.
  • Cada escola participante tem seu próprio jornal, de quatro páginas, que veiculará na escola e na comunidade textos e desenhos das crianças que participam do Programa Palavra de Criança. A tiragem é igual ao número de alunos do 1º ao 5º ano, além de exemplares extras.
  • A produção dos textos acontece em sala de aula, como resultado da aplicação das sequências didáticas do Programa Palavra de Criança, no 1º, 2º e 3º ano.
Fonte: ComCultura.org

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita