quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2012) acontece de 26 a 30 de novembro no Rio


Entre os dias 26 e 30 de novembro acontece o Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2012), o 23º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE) e o 18º Workshop de Informática na Escola (WIE), com o tema “Tecnologias da Informação e a Integração da Academia, Escolas, Governo e Empresas para uma Educação Sustentável”, na UFRJ, Cidade Universitária – Rio de Janeiro – RJ. 


Tema (texto retirado do site)

“Tecnologias da Informação e a Integração da Academia, Escolas, Governo e Empresas para uma Educação Sustentável”
Os esforços feitos nas últimas décadas pelo Estado (Leis), Governos (políticas públicas), Universidades (modelos pedagógicos, formação inicial e continuada de professores), Empresas (tecnologias), pelas Escolas (práticas de ensino) e pelas famílias dos alunos (engajamento, participação, etc.) não têm produzido resultados satisfatórios no sentido de produzir uma escola de qualidade para todos. Muito pelo contrário, a qualidade da escola brasileira está aquém do esperado e a profissão docente tem sido desvalorizada, gerando uma carência crônica de professores motivados, competentes, reflexivos  e atuantes.
Do ponto de vista dos alunos, o modelo de educação adotado, mantido há seculos, é questionado pelos próprios estudantes pois não acompanha a dinâmica do dia a dia, não valoriza as diferenças, a criatividade de cada um. A educação dos cidadãos do terceiro milênio, precisa ser repensada com todos os atores da educação, onde a cognição deve ser o foco, a experimentação, a criatividade, a versatilidade, a colaboração, a construção coletiva do conhecimento. Sobre a perspectiva do mercado, a formação da  maioria dos profissionais é baixa, carece de competências como iniciativa, criatividade, versatilidade e principalmente,  de alta cognição. Essa mudança é cultural!    
Este quadro negro do fracasso da escola brasileira requer ações mais sistêmicas e integradas sobre o ecossistema escolar, no sentido de restabelecer um equilíbrio sustentável entre as necessárias ofertas por parte dos diversos setores organizados da sociedade e as legítimas demandas por parte da população atendida: alunos, pais, professores, profissionais de educação e gestores.  
O Congresso Brasileiro de informática na Educação – CBIE 2012, que oficializa a integração no tempo e no espaço entre os eventos nacionais da Sociedade Brasileira de Computação, voltados respectivamente para a Academia (23º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação -SBIE) e para a Escola (18º Workshop de Informática na Escola -WIE), trouxe para si a responsabilidade de aprofundar os debates sobre Educação Sustentável ao escolher este temário para o evento.
A coordenação do CBIE 2012 e a Comissão Especial de Informática na Educação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) convidam a todos para compartilhar suas experiências na construção desta nova aliança.

Veja mais informações no site do evento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário