sexta-feira, 5 de outubro de 2012

"Setúbal na Rede" promove prática do jornalismo em escolas

"A formação de alunos e professores para promover a prática do jornalismo em vários estabelecimentos de ensino básico e secundário do distrito vai ser missão do “Setúbal na Rede” que, através de palestras e workshops de jornalismo nas escolas, quer implementar uma melhor educação para os media e, no âmbito da responsabilidade social, fomentar a cidadania ativa. 

Rui Lourenço, responsável pela Direção de Serviços de Apoio Pedagógico e Organização Escolar (DSAPOE) na Direção Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo (DRELVT), entende que hoje em dia “é necessário construir um homem novo que se habilite para o mundo novo que está a surgir” e adianta que “cada vez mais é importante a educação dos alunos e professores para atividades extra curriculares práticas”.

“Tudo o que diga respeito a melhores práticas de cidadania nos estabelecimentos de ensino deve ser incentivado”, prossegue Rui Lourenço que, por outro lado, verifica que o jornalismo sai beneficiado com a iniciativa. Este ponto é salientado por Pedro Brinca, diretor do “Setúbal na Rede”, que contempla“uma crise de valores instalada que deve ser invertida através da formação adequada para uma melhor visão sobre o jornalismo”.

“Hoje em dia, as pessoas não confiam no jornalismo”, assume Pedro Brinca, acrescentando ser este o pilar da democracia. A promoção de palestras e workshops vai permitir aos alunos perceberem os vários géneros jornalísticos com que são confrontados através da pluralidade de fontes que lhes são fornecidas. “A ideia não passa por formar jornalistas profissionais mas melhores consumidores de notícias”, prossegue o diretor do “Setúbal na Rede”.

Continuar a ler: AQUI


Fonte: Setúbal na Rede/ Dica de Leitura: Educomunicação-Manuel Pinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário