Circula pela última vez jornal que publicou as páginas do Educom.JT


O "Jornal da Tarde" esteve nas bancas pela última vez nesta quarta-feira, 31 de outubro de 2012, depois de 46 anos de história. Nos meios voltados para a educomunicação, o periódico é lembrado como o jornal que abriu as suas páginas dominicais para a veiculação de 80 edições de um projeto denominado Educom.JT.
As matérias eram produzidas por uma equipe do NCE – Núcleo de Comunicação e Educação da USP (Ana Paula Ignácio, Carmem Gattáz, Izabel Leão, Luci Ferraz, M. Salete P. Soares, sob a supervisão do professor Ismar de Oliveira Soares), tendo como tema questões relacionadas ao currículo do ensino fundamental. 


Cabia ao jornal fazer a diagramação e veicular o conteúdo sem a inclusão de publicidades. O site do NCE < http://www.usp.br/nce/> traz algumas dessas produções, mediante as quais o Núcleo dialogou, entre 2006 e 2007, com os professores da rede municipal de educação no período imediatamente posterior à conclusão do processo de formação do Educom.rádio (2201-2004). Abaixo você vê algumas das aulas produzidas para o jornal.

Fonte: CCA/NCE/USP
Veja notícia que circulou no portal Yahoo!!! em 31 de outubro de 2012:

"Jornal da Tarde" circula pela última vez depois de 46 anos

Última capa do Jornal da Tarde
O tradicional vespertino paulistano, cuja primeira edição foi publicada em 4 de janeiro de 1966, havia perdido leitores nos últimos anos, e o Grupo Estado decidiu dar prioridade ao jornal "O Estado de S. Paulo", principal veículo do conglomerado.
"A determinação leva em conta o objetivo de investir na marca Estadão com uma estratégia multiplataforma integrada (papel, digital, áudio e vídeo e mobile), para levar maior volume de conteúdo a mais leitores, sem barreira de distância e custos de distribuição", explicou o Grupo Estado em comunicado.
A empresa acrescentou que o Jornal da Tarde deixará de circular apesar dos esforços do grupo para recuperá-lo financeiramente e diante da necessidade de atender às novas demandas da sociedade e dos mercados.
Segundo os dados do Instituto Verificador de Circulação (IVC), o "Jornal da Tarde" imprimiu em setembro passado uma média de 36.800 exemplares diários.
A tiragem é muito inferior à média de 57.900 exemplares diários que a publicação tinha em 2005 e quase um terço dos 106.200 exemplares diários impressos em setembro pelo "Agora São Paulo".
Na década de 1990, no auge graças a um projeto gráfico inovador que incluía várias fotos, caricaturas e grandes reportagens, a tiragem chegou a ser de 190 mil exemplares diários.
O único caderno do "Jornal da Tarde" que será mantido é o "Jornal do Carro", especializado no mercado de automóveis e que a partir de 7 de novembro passará a circular como suplemento de "O Estado de S. Paulo" às quintas-feiras, e aos sábados e domingos, com novas seções.
"Ao longo de seus 46 anos de circulação, o 'JT' foi polo de inovação e criatividade e, com seus premiados jornalismo e design gráfico e sua prestação de serviços, influenciou gerações de leitores e de profissionais da comunicação", diz o comunicado do Grupo Estado.
A empresa de comunicação ainda não anunciou se demitirá os 52 jornalistas que ainda trabalhavam na redação do JT ou se os profissionais serão transferidos para outros veículos do grupo.
Segundo Francisco Mesquita Neto, diretor presidente do Grupo Estado, o grupo fará o máximo possível para reter o máximo dos membros da redação, que há dois anos contava com 110 profissionais. EFE


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita