'Folhinha' corrige nome de leitor 47 anos depois



Folhinha 50 AnosClaudir José Mandelli ficou feliz e triste quando abriu a "Folhinha" do dia 10 de outubro de 1965.

Naquela data, seu desenho estava publicado nas páginas do caderno. Porém, na hora de dar crédito ao menino de oito anos, escreveram o nome dele errado.

Capa da Folhinha de 10/10/1965
Capa da Folhinha de 10/10/1965
"No desenho, apareceu assim: 

'Texto e desenho de Claudio José, 8 anos. Tupã, SP'. Trocaram a última letra do meu nome", escreve Claudir.

O desenho foi publicado na seção "Meu Bicho Predileto", que era publicada semanalmente e sempre trazia desenhos feitos por crianças.

Quase 50 anos depois, a "Folhinha" republica o desenho de Claudir. E, desta vez, com o nome corrigido.

Confira abaixo o depoimento e a ilustração.
*
Sempre digo que comecei a ler jornal quando era criança, com aproximadamente oito anos. E o jornal era a "Folhinha".

O que eu mais gostava era a tirinha do Horácio, que saía todas as semanas. Mas o que mais me marcou foi a seção "Meu Bicho Predileto", em que nós leitores enviávamos um desenho e um pequeno texto sobre um animal.

Resolvi participar. Desenhei uma cigarra e escrevi um texto simples:''Meu bicho predileto é a cigarra. Eu gosto muito dela, porque ela tem um canto muito bonito.''

Para minha surpresa, o desenho foi publicado no dia 10 de outubro de 1965. Tenho o original desta edição guardado até hoje. Mas fiquei um pouco triste na época, pois no crédito do desenho apareceu assim: "Texto e desenho de Claudio José, 8 anos, Tupã SP".

Só que meu nome é Claudir José. Trocaram a última letra do meu nome. Mas, mesmo assim, fiquei feliz de ver minha cigarra tocando seu violão com toda a alegria nas páginas do jornal.
Hoje, quero agradecer a oportunidade que tive e parabenizar a "Folhinha" pelos seus 50 anos. E desejar que milhares de crianças possam começar a ler jornal da mesma forma que eu comecei.
Reprodução


















Desenho de Claudir José na "Folhinha" de 15/10/1965
Desenho de Claudir José na "Folhinha" de 15/10/1965


Fonte: Folha de S. Paulo (http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/1224688-folhinha-corrige-nome-de-leitor-47-anos-depois.shtml)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita