sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Orientações para implementação de Projetos Educomunicativos

Orientações para implementação de Projetos Educomunicativos de acordo com Carlos Mendes Lima, Professor da Rede Municipal de Ensino de São Paulo e coordenador do Projeto "Nas Onda do Rádio".

http://www.blogandonasondasdoradio.blogspot.com.br/
Proposta


A proposta do Guia de Implementação de Projetos Educomunicativos é orientar o professor para implementação e desenvolvimento de projetos educomunicativos

Projetos

Programa Nas Ondas do Rádio apoia a implementação de projetos desenvolvidos em todos os suportes midiáticos contemplando as diversas modalidades da Educação Básica.
São projetos apoiados pelo Programa Nas Ondas do Rádio:
·         Rádio Escolar
·         Produção de Vídeo Escolar
·         Jornal Mural
·         Jornal Comunitário
·         Fanzine
·        Fotográfia
·         História em Quadrinhos
·         Mestre de Cerimônia Juvenil 

Baseados em princípios da Educomunicação, os projetos devem  promover o protagonismo infanto – juvenil, a expressão comunicativa e criativa, o trabalho colaborativo e o uso de recursos de Tecnologia de Informação e de Comunicação -TIC.

Perfil do Gestor do Projeto

O desenvolvimento do projeto  na unidade escolar  depende  da participação do professor que tem a função de liderar o grupo de alunos, assessorar pedagogicamente, mediar a produção midiática, organizar as ações, prover o pleno desenvolvimento do projeto e articular com as diversas áreas de conhecimentos e programas desenvolvidos na escola.
Como pré-requisito fundamental, o conhecimento da(s) mídia(s) que irá desenvolver o projeto e suas tecnologias. O conhecimento pode ser adquirido através de cursos de formação continuada oferecido pelo Programa  ou conhecimentos adquiridos em instituições  não vinculadas a Rede Municipal de Ensino de São Paulo.
O professor gestor do projeto deverá conhecer os processos  metodológicos da Educomunicação e desenvolvê-los  no seu projeto com os alunos.

Requisitos para desenvolvimento do projeto

Poderá desenvolver projetos educomunicativos durante a ampliação da jornada escolar professores da Educação infantil e do Ensino Fundamental e Médio que possua os seguintes pré – requisitos:
·         Tenha carga horária semanal abaixo de 70 horas semanais somadas as horas de desenvolvimento do projeto;
·         Ser professor e esteja atuando  EMEI, EMEF, EMEFM, CIEJA, EMEBS;
·         Não esteja realizando outro projeto com os mesmos alunos.

Tramitação para aprovação do projeto

Para iniciar o projeto na unidade escolar é necessário que a proposta do projeto seja aprovada no conselho de escola e tenha apoio da comunidade.
Para formalização da proposta o professor deverá  escrever um projeto  amparado pelas recomendações das legislações vigentes ( Portaria do Programa Nas Ondas do Rádio eAmpliar).

O projeto deverá ser encaminhado pelo gestor da escola a supervisão  que após analise aprovará seu inicio.

Infraestrutura

Com a introdução de recursos tecnológicos  de informação a produção midiática consolidou o uso dos computadores e suas tecnologias  como acessório indispensável.
Além desse recurso, para possibilitar a produção midiática em qualquer suporte, é necessários os seguintes equipamentos:
·         Máquina fotográfica digital
·         Filmadora Hd com entrada de microfone
·         Pedestal de câmera
·         Microfone com fio
·         Pedestal de microfone
·         Mesa de Som
·         Caixa ativa e passiva 250 watts
·         Pedestais para caixas acústicas ativa e passiva
·         Ou suporte de parede que permita inclinação lateral e diagonal
·         Gravador digital
Quanto ao computador, preferencialmente notebook, deverá estar equipado com seguintes softwares:
Audacity (Editor de áudio)
Movie Maker (Editor de vídeo)
Gimp (Editor de imagens)
Zara Radio (Programador de Rádio)
Vdownload (recurso para download de video)
Prism (Conversor  de áudio e vídeo)
Scribus (Editor gráfico)
Muan (Produtor de vídeo de animação Stop Motion

Instalação de novos softwares deverão ser solicitados ao setor de SME-TIC, através deformulário próprio. Estes serão avaliados e só após a validação para instalação poderá ser instalado pelo setor de TIC de SME.

O kit de equipamentos apresentados oferece mobilidade no processo de produção  e os projetos poderão ser desenvolvidos em qualquer espaço na escola que ofereça  condições para reunir os alunos para produção dos trabalhos (Sala de Informática, Leitura, Sala de Aula,Estúdio de Rádio e outros)

Assessoria Técnica Pedagógica

O Programa Nas Ondas do Rádio oferece opções de atendimento ao educador para oferecer consultoria técnica pedagógica. Esta consultoria é realizada por especialista ou técnicos educacionais colaborador do Programa.

O atendimento poderá ser realizado por meio de visitas técnicas as unidades escolares. As visitas consistem em auxiliar o professor no desenvolvimento do projetos , conhecer as boas práticas para divulgação e realizar formação  em formato workshop a professores e alunos envolvidos no projeto.

Para o atendimento é necessário que escola entre em contato com o gestor do Programa na DRE solicitando a visita técnica,informando a necessidade da visita e propostas de datas e horários .

O site do Programa Nas Ondas do Rádio também oferece  uma midiateca com vasto conteúdo informativo e de apoio pedagógico. Além  disso, mantém ambiente onde o professor terá informações sobre dúvidas frequentes . Outra opção para atendimento é acessar nossaRede Social onde mantemos um canal de assessoria técnica on line.

Acompanhamento

Para monitorar o desenvolvimento dos projetos nas unidades educacionais, o Programa Nas Ondas do Rádio realiza visitas técnicas e acompanhamento dos projetos on line.

As visitas técnicas serão realizadas pelos gestores do Programa das DREs e especialistas em Educomunicação de SME.

Quanto ao acompanhamento on line, será realizado com postagens no Blog do projeto. 

Entre as matérias postadas no mês a escola deverá postar uma que apresente o processo de desenvolvimento das atividades promovidas no projeto. Como se fosse um relatório informativo sobre as ações do projeto.

A proposta de acompanhamento on line é facilitar o monitoramento das ações do projeto por SME, DRE, supervisão, gestão escolar, comunidade escolar e educadores da unidade.

Gestão do Projeto

O projeto deverá promover o protagonismo infanto – juvenil e possibilitar a gestão da comunicação e do conhecimento na comunidade escolar.  O professor Educomunicador deverá promover as seguintes ações pedagógicas no projeto:
·         Oferecer formação continuada aos alunos;
·         Desenvolver produções;
·         Publicar e divulgar  projetos de comunicação visando atingir a comunidade escolar;
·         Divulgar as ações do projeto nas Redes Sociais do Programa Nas Ondas do Rádio;
·         Promover  momentos de avaliação coletiva dos projetos de comunicação.
Como ação sistemática, o professor deverá realizar os seguintes procedimentos:
·         Cadastrar o projeto no site do Programa Nas Ondas do Rádio;
·         Postar as atividades desenvolvidas no blog do projeto;
·         Responder prontamente os diagnósticos solicitados pelo Programa;
·         Cuidar pelo zelo dos equipamentos;
·         Manter atualizado o diário de classe do projeto;
·         Garantir o número mínimo de participantes ao longo do ano previsto no projeto;
·         Articular o uso dos espaços e equipamentos na unidade escolar;
·         Manter atualizada as autorizações de imagens e áudio dos alunos.

Participação dos alunos em eventos

O Programa Nas Ondas do Rádio realiza a cobertura jornalística de eventos na cidade com a participação dos alunos de unidades escolares que participam do projeto Agência de Noticias Imprensa Jovem.  Outro projeto é o Mestre de Cerimônia Juvenil que convida alunos que tem habilidade de comunicação com o publico para realizar a apresentação  de eventos.

Ambos projetos servem de parâmetros para  instruir o professor a participar dessas atividades com seus alunos ou outras que necessitem a realização de atividades fora da escola.  São recomendações importantes:
·         Preparo do(s) aluno(s) para participação do evento;
·         Em coberturas jornalísticas do Imprensa Jovem estudar com os alunos o manual de cobertura Imprensa Jovem
·         Solicitar aos pais, autorizações de saída e autorização  de imagens e áudio;
·         Encaminhar todos os dados necessários  solicitados a organização ou coordenação da atividade. Dados importantes:
o    Nome do professor / e-mail / telefone (operadora) /escola / DRE
o    Blog do projeto
o    Nome do aluno / idade / telefone (operadora)
·         Solicitação de transporte contratado por SME para levar o alunos;
·         Solicitação do kit lanches a unidade escolar com pelo menos 15 dias de antecedência, sendo 1 kit para cada 4 horas contabilizada a saída da escola a chegada;
·         Informar num prazo máximo de 48 horas antes do evento, trocas, inclusão ou ausência de alunos e ou professores que acompanharão;
·         Testar todos os equipamentos antes de ir ao evento;
·         Realizar a atividade preferencialmente no horário pós ou pré-aula;
·         Alunos menores de idade só poderão realizar a atividade, incluindo o trajeto de volta a escola, até 19h00;
·         Toda atividade fora da escola deverá ser acompanhada pelo professor ou adulto responsável indicado pela unidade escolar.
No evento os alunos deverão estar uniformizados ou com roupas que identificam o projeto que participam. Durante o evento os alunos deverão ter a seguinte conduta:
·         Utilizar a identificação, seja crachás, pulseiras, bottons, camisetas oferecidas pela escola ou pela organização da atividade e ou evento;
·         Andar sempre em grupo;
·         Entrar apenas em ambientes permitidos;
·         Atender as recomendações do professor para retornar ao ponto de encontro;
·         Utilizar recursos ou ambientes permitidos pela organização do evento previamente informado pelo professor;
·         Evitar comer em local não permitido pela organização;
·         Cuidar pelo zelo pelos equipamentos e só emprestá-lo com autorização do professor;
·         Focar no desenvolvimento da atividade solicitada pelo professor.
Após a atividade, o professor reunirá os alunos para avaliar a participação e desenvolver atividades de publicação e divulgação do conteúdo produzido.

Avaliação do projeto

Avaliar o processo de aprendizado do aluno participante do projeto é fundamental. A avaliação dos projetos promovidos pelo Programa Nas Ondas do Rádio tem como parâmetro os 10 indicadores de qualidade de projetos Educomunicativos. São eles:
1.       Promove o protagonismo infanto-juvenil através da comunicação e das TICS?
2.       Privilegia a participação coletiva dos estudantes?
3.       Garante o direito a comunicação?
4.       Potencializa a expressão comunicativa?
5.       Articula as atividades a conteúdos das diversas áreas de conhecimento e aos Temas Transversais, bem como a outros programas e projetos?
6.       Promove a integração da comunidade escolar?
7.       Realiza a inclusão pedagógica?
8.       Promove a reflexão crítica sobre a presença dos meios de comunicação na escola e na sociedade?
9.        Promove a melhoria na convivência escolar?
10.    Promove o aprendizado através da comunicação?

É importante salientar que a participação no projeto não implica em aplicar notas de desempenho mas oferecer  ao aluno oportunidade para aprimorar o aprendizado na escola.

O aluno poderá participar do projeto nos anos posteriores, desde que esteja estudando na unidade ou seja convidado a participar como membro da comunidade caso tenha finalizado os seus estudos na escola.

O aprimoramento do aprendizado e de habilidades no projeto poderá ampliar sua responsabilidade no grupo, tornando-se multiplicador de conhecimento ou tutor de novos alunos.

Caberá o professor observar o grau de maturidade de alunos mais desenvolvidos e oferecer mais oportunidades e responsabilidade no projeto.

Apoio do Programa Nas Ondas do Rádio as unidades escolares

O Programa atua na rede como fomentador de projetos educomunicativos. O setor ligado ao DOT Pedagógico oferece atendimento as escolas através de:
·         Formação continuada aos educadores da Rede;
·         Assessoria técnica pedagógica;
·         Divulgação dos projetos em toda a Rede via redes sociais e eventos educacionais;
·         Produção e socialização de material de apoio pedagógico.

Benefícios aos professores que desenvolve projetos 

O professor que desenvolve projetos educomunicativos recebe pelas horas  trabalhadas e tem oportunidade de evolução na carreira do magistério. As condições podem ser observadas  nasPortarias do Programa Ampliar e Nas Ondas do Rádio.Para evolução é necessário o encaminhamento ao final do período de desenvolvimento do projeto, de documentação especifica  a qual será encaminhada pela gestão escolar a DRE.

pontuação para evolução profissional  pelo desenvolvimento do projeto é 1 ponto.

Produzido por Carlos Alberto Mendes de Lima 01/11/2012

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