quinta-feira, 21 de março de 2013

Anais do Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação 2012

Anais do Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação 2012:
http://www.nehte.com.br/simposio/anais/simposio2012.html

Temas:
1
2
A CONSTRUÇÃO DE UM CORPUS LINGUÍSTICO ELETRÔNICO USANDO O WORDSMITH TOOLS / Rebeca Fernandes Penha (UFPE), José Marcone Ferreira da Costa (UFPE), Medianeira Souza (UFPE)
3
4
5
A ESCRITA EM TELA: REMIX EM TEXTOS E VÍDEOS / Francisco Iací do Nascimento (UECE)
6
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O USO DE REPOSITÓRIOS EDUCACIONAIS DIGITAIS / Paloma Alinne Alves Rodrigues (UFABC), Maria Inês Ribas Rodrigues (UFABC)
7
8
A HIPERTEXTUALIDADE DO TWITTER NA EDUCAÇÃO INFORMAL DOS DISCENTES DE PUBLICIDADE / Alexandre Chagas (UNIT), Ronaldo Nunes Linhares (UNIT), Lívia Lima Lessa (UNIT)
9
A IMPORTÂNCIA DO JOGO EVOLUÇÃO ALQUÍMICA PARA O APRENDIZADO DE EDUCANDOS DE QUÍMICA / Joycyely Marytza de Araujo Souza Freitas (FUNESO), Josiane Maria de Souza (FAEST)
10
11
A INSERÇÃO DA INFORMÁTICA COMO RECURSO DIDÁTICO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA / André Pereira da Costa (UFCG e IFPB), Geraldo Herbetet de Lacerda (IFPB)
12
13
A MEDIAÇÃO COGNITIVA COMO CONDIÇÃO PARA A APRENDIZAGEM COLABORATIVA / Elaine dos Reis Soeira (UFS), Henrique Nou Schneider (UFS)
14
15
A NARRATIVA TRANSMÍDIA COMO MÉTODO EDUCATIVO QUE PRIVILEGIA O LETRAMENTO MIDIÁTICO / Patricia Gallo (UFRN), Maria das Graças Pinto Coelho (UFRN)
16
A ORGANIZAÇÃO TÓPICA EM CONVERSAS INSTANTÂNEAS / Monia Cavalcanti de Souza (SEDUC-PE)
17
A PARTICIPAÇÃO DOS PROFESSORES NA COMUNIDADE DE PRÁTICA NO PROGRAMA UCA EM OEIRAS - PIAUÍ / Cláudia Virgínia Albuquerque Prazim da Silva (UESPI), David Edson Gomes Rodrigues (UESPI)
18
19
20
21
22
A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR – AVANÇOS E DESAFIOS / Tereza Emília Cavalcanti (UFERSA), Mônica Maria Damasceno (UFERSA), Jacimara Villar Forbeloni (UFERSA)
23
24
25
ANÁLISE DA APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE GAMES EDUCACIONAIS APOIADO NO DESIGN PARTICIPATIVO / Dyego C. S. de Morais (UFRPE), Tancicleide C. S. Gomes (UFRPE), Flavia M. de A. e Peres (UFRPE)
26
27
28
29
APRENDIZAGEM COLABORATIVA E EAD: UM ESTUDO DE CASO / Handherson Leyltton Costa Damasceno (UFBA)
30
31
32
33
AS NARRATIVAS HIPERTEXTUAIS NAS LITERATURAS PERIFÉRICAS: UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO DO PORTAL INTERPOÉTICA / Karina de Almeida Calado (UPE), Karolina de Almeida Calado (UFPE), Leonardo Domenico Nóbrega Bastos (UFPE)
34
AS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS DO FACEBOOK / Amanda Tolomelli Brescia (CEFET-MG), José Wilson da Costa (CEFET-MG)
35
36
37
38
BLOG: UMA ESTRATÉGIA PARA APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS / Angelo Branco Jofilsan Callou[i] (SENAC-PE), Deise France Morais Araujo Ferreira[ii] (UFPE), Maria Auxiliadora Soares Padilha[iii] (UFPE)
39
BLOG/PORTFÓLIO REFLEXIVO: PRÁTICA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA COMO POSSIBILIDADE DE PESQUISA / Anilda Machado de Souza (FACOS), Ligia Beatriz Goulart (FACOS)
40
41
42
CHAT-PEDAGÓGICO: CONCEPÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL / Idovaldo Cunha da Silva (UFMA), Angelo Rodrigo Bianchini (UFMA)
43
CHATS EDUCACIONAIS E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA / Lebiam Tamar Silva Bezerra (UFPB), Maria José Moreira da Silva (UFPB), Rebecca Queiroz Bichara Dantas (UFPB)
44
CIBERCULTURA E CONTEXTO ESCOLAR – REFLEXÕES SOBRE LETRAMENTO DIGITAL E AUTOAPRENDIZAGEM / Sirlandia Gomes de Moraes (SEMED e GENTE – Anápolis/GO), Julyany Guimarães de Menezes (SEMED e GENTE – Anápolis/GO), Bianca Gonçalves da Silva (SEMED e GENTE – Anápolis/GO)
45
46
COM UMA IDEIA NA CABEÇA E UMA CÂMARA NA MÃO: A INTERATIVIDADE NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM / Luzineide Miranda Borges (UESC-Ba), Maria Elizabete Souza Couto (UESC-Ba)
47
48
COMUNICAÇÃO DOS JOVENS NAS REDES SOCIAIS DA INTERNET / Inez Rodrigues Rosa (UniEVANGÉLICA/SEDUC)
49
CONHECENDO AS IMPRESSÕES SOBRE A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA POR ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURAS EM LETRAS / Marta Henrique da Silva (UFPE), Andrea Alves Bastos (UFPE), Maria Auxiliadora S. Padilha (UFPE)
50
51
CONTRIBUIÇÕES DA WEB ARTE E DA ARTE LOCATIVA PARA O ENSINO DAS TIC / Andréia Machado Oliveira (UFSM), Michele Maria dos Santos (UFSM)
52
53
CONVERGÊNCIA: USO DE FERRAMENTAS DA EAD NA EDUCAÇÃO PRESENCIAL / Lília Tavares Mascarenhas (Kroton), Luiz Antônio Ribeiro (IFMG)
54
55
CONVERSAÇÕES ESCRITAS E INVENÇÃO DE SI: MODELO DA CONSTITUIÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD NO ENSINO SUPERIOR / Maria de Fátima de Lima das Chagas (UFERSA), Karla Rosane do Amaral Demoly (UFERSA), Washington Sales do Monte (UFERSA)
56
CRIANÇAS E REDES SOCIAIS DIGITAIS: PROMOVENDO EXPERIÊNCIAS COM A MARCA / Brenda L. Guedes (UFPE), Sílvia Almeida da Costa (UFPE)
57
CULTURA DA CONVERGÊNCIA: DESAFIOS DE SER PROFESSOR NA ERA DAS MÍDIAS / Ana Cristina Cravo (UFSC), Ana Elisa Cassal (SENAC), Eli Lopes da Silva (UFSC)
58
CULTURAS EM REDE: POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL EM AMBIENTES VIRTUAIS / Claudia Regina Castellano Losso (UDESC), Martha Kaschny Borges (UDESC)
59
CURSO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL E INTEGRADA: UMA EXPERIÊNCIA EM EAD / Marta Pinheiro (UFPR), Ana Maria Petraitis Liblik (UFPR), Nuria Pons Vilardell Camas(UFPR)
60
“CURTIR”: ASPECTOS CONTEXTUAIS DE UM LINK COMO METÁFORA EM USO / Lafayette Batista Melo (IFPB), Erlyson Lucena Duarte Pereira (IFPB)
61
62
DAVI E GOLIAS: A NARRATIVA BÍBLICA EM MÚLTIPLAS MÍDIAS / Juscelino Francisco do Nascimento (UFPI)
63
DESAFIOS FRENTE À FORMAÇÃO TECNOLÓGICA DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO/ Ewerton Lopes Silva de Oliveira (UFPB), João Wandemberg Gonçalves Maciel (UFPB)
64
65
66
DO PORTFÓLIO CONVENCIONAL AO DIGITAL: ANÁLISE DE ESTRATÉGIAS DE HIPERTEXTUALIZAÇÃO / Lilian Joséli Ezequiel do Couto (UEMS), Azenaide Abreu Soares Vieira (UEMS)
67
DOCÊNCIA EM EAD: DO PLANEJAMENTO À REFLEXÃO / Samuel de Carvalho Lima (IFRN), Ana Cristina Lobo Sousa (UFMT)
68
DOCUMENTÁRIO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA / Heloisa Helena Oliveira de Magalhães Couto (UFRJ)
69
EBOOKS MANIPULAÇÃO, EDIÇÃO E USO / Robéria de Lourdes de Vasconcelos Andrade (UFPB), Wagner Junqueira de Araújo (UFPB), Fabíola Mota Moraes, Janiele Lopes dos Santos
70
EDMODO: UMA REDE SOCIAL EDUCACIONAL / Francisco Kelsen de Oliveira (IF SERTÃO-PE), Orlando Silva de Oliveira (IF SERTÃO-PE)
71
72
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ONLINE E SUAS RELAÇÕES COM A CULTURA DA PÓS-MODERNIDADE / Josivania Maria Alves de Freitas (UFPE), Clara Cristina Cavalcanti Santos (UFPE), Ana Beatriz Gomes Carvalho (UFPE)
73
EDUCAÇÃO E REALIDADE AUMENTADA: BUSCA E ANÁLISE DE UM AMBIENTE COLABORATIVO / Alex PAIVA, Mestrando (UTFPR), Vinicius GODOY, Mestrando (PUC-PR), Hilton AZEVEDO, Doutor (UTFPR), Alexandre LOUREIRO
74
75
E-MAIL: O GÊNERO DIGITAL QUE ENCURTA AS FRONTEIRAS E AMPLIA A COMUNICAÇÃO / Leyde Klebia Rodrigues da Silva (UFPB), Jobson Francisco da Silva Júnior (UFPB), Mirian de Albuquerque Aquino (UFPB)
76
77
78
ENTRE O TRADICIONAL E O MODERNO: A APLICABILIDADE DA PLATAFORMA MOODLE NO ENSINO DE LITERATURA / Herbert Nunes de Almeida Santos (IFAL), Etevaldo João Macena de Lima (IFAL), Fernando Batista Chicuta da Rocha (IFAL), Isaías Francisco da Silva (IFAL)
79
80
FACEBOOK E A CONTROVÉRSIA DO IMPACTO SOBRE AS SOCIABILIDADES CONTEMPORÂNEAS / Liane Ferreira da Trindade Mariz (UFRN), José Antonio Spinelli (UFRN)
81
FACEBOOK E EDUCAÇÃO: UM ESPAÇO NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE ÉTNICO-RACIAL BRASILEIRA / Luzineide Miranda Borges (UESC-Ba), Maria Alice Tavares (Faculdade João Calvino-Ba), Mateus Ferreira dos Santos
82
83
84
FLUÊNCIA EM USO DE OBJETOS MULTIMÍDIA NA EDUCAÇÃO DA SOCIEDADE DA APRENDIZAGEM / Mirian de Albuquerque Aquino (UFPB), Leyde Klebia Rodrigues da Silva (UFPB), Lebiam Tamar Silva Bezerra (UFPB), Sérgio Rodrigues de Santana (UFPB), Vanessa da Silva Gomes (UFPB)
85
86
FORMAÇÃO DISCURSIVA SOBRE O ENSINO MEDIADO PELO LAPTOP / Marislei Sanches Ferreira Martins (UEMS), Azenaide Abreu Soares Vieira (UEMS)
87
88
FORMAÇÃO TECNOLÓGICA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS / Márcia Fernanda de Lima (UPE e UFS), Rozelma Soares de França (UPE), Waldir Cosmo da Silva (UPE)
89
FORMAS DE APRENDIZAGEM: POSSÍVEIS ABORDAGENS NO AUDIOLIVRO, NO EBOOK E NOS JOGOS ELETRÔNICOS / Alessandra Maia (PPGCOM/Uerj), Julio Altieri Monteiro (PPGCOM/Uerj), Rafael de Oliveira Barbosa (PPGCOM/Uerj)
90
FÓRUM DE AUTORIA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA SUPERAÇÃO DO PLÁGIO EM TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO / Ana Paula Costa e Silva (UCB), Chris Alves da Silva (UCB), Jussara Mendonça de Oliveira Seidel (UCB)
91
92
93
94
95
GESTÃO DA INFORMAÇÃO: APLICABILIDADE NOS REPOSITÓRIOS EDUCACIONAIS / Názia Holanda Torres (UFPB), Isabel Cristina Pereira da Costa (UFC)
96
GESTÃO EDUCACIONAL E A APRENDIZAGEM EM REDE NAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE ANÁPOLIS / Brenda Leão de Oliveira Jung (UEG), Maria Cristina Ferreira (SEMED)
97
GOOGLE DOCS: APRENDIZAGEM COLABORATIVA DE INGLÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL / Diêgo Cesar Leandro (UFRN), Janaina Weissheimer (UFRN)
98
99
HIPERTEXTO: A CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA NO DISCURSO SOBRE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO / Marilza Nunes de Araújo Nascimento (UFMS), Azenaide Abreu Soares-Vieira (UEMS)
100
HIPERTEXTO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA AS NOVAS PRÁTICAS DE LETRAMENTO / Emmanuella Farias de Almeida Barros (UPE), Benedito Gomes Bezerra (UPE)
101
HIPERTEXTO: DISCUTINDO LITERATURA NAS REDES SOCIAIS / Paula de Sousa Costa (IFCE), Aluizio Lendl-Bezerra (UECE)
102
HIPERTEXTO NA EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES UTILIZANDO WEBLOG / Josete Maria Zimmer (UAB-PT), Stela Conceição Bertholo Piconez (USP-SP)
103
HIPERTEXTO NA OBRA “ANGU DE SANGUE” DE MARCELINO FREIRE / Karla Karine Claudino Tenório (UPE), Elcy Luiz da Cruz (UPE)
104
HIPERTEXTOS NAS AULAS DE INGLÊS / Cristina Aurélia Rezende Ozório (UEG), Débora Cristina Santos e Silva (UEG)
105
106
107
108
109
INTERNET E LITERATURA: UMA MISTURA INTERESSANTE / Marlene Aparecida dos Reis (UFPE), Valéria Torres Costa e Silva (UFPE)
110
111
JOGANDO E APRENDENDO: ETNOGRAFIAS ON-LINE DOS GAMES COMBAT ARMS E DRAGONS OF ATLANTIS / Jair Rocha de Oliveira Neto (UFPE), Micheline Dayse Gomes Batista (UFPE)
112
113
LER E ESCREVER EM AMBIENTES DIGITAIS: O USO DE JORNAIS E REVISTAS / Vera Lucia da Silva (UFRPE-UAG/PIBID/CAPES)
114
LETRAMENTO DIGITAL: CONCEITO, DISCURSO E PRÁTICA / Carla Moreira (CEFET-MG), Maria de Nazaré Branco dos Santos (CEFET-MG)
115
LETRAMENTO DIGITAL E A PRÁTICA DOS PROFESSORES - A PERSPECTIVA DO PORTAL DO PROFESSOR DO MEC / Luciana Mazur (UFMG), Priscila de Resende (UFMG), Valéria Castro (UFMG)
116
117
118
LETRAMENTO DIGITAL NA PRÁTICA DOCENTE / Zuleica Aparecida Cabral (UEPG)
119
LETRAMENTOS E PRÁTICAS SOCIAIS NA CONVERGÊNCIA DE MÍDIAS / Terezinha Fernandes Martins de Souza (UFMT/UFSC), Dulce Márcia Cruz (UFSC)
120
121
LÍNGUA, LETRAMENTO E HIPERTEXTO NO MAR DO EDUCACIÓN-M / Rita de Cássia Rodrigues Oliveira (LabEV-UERJ/Pg-UFRJ)
122
123
124
125
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM AMBIENTES VIRTUAIS: UM NOVO OLHAR SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR / Fernanda Nery (UFPE), Tharis Franco (UFPE), Thelma Panerai (UFPE)
126
MÍDIAS SOCIAIS COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL - REGRAS ABERTAS PARA UMA PARTICIPAÇÃO EFETIVA / Mário Taveira Martins (IF-SERTÃO PE), Lucas Samir Silva de Matos (IF-SERTÃO PE)
127
NOVAS MÍDIAS DE APOIO PARA ENSINO DE FERRAMENTAS E PROGRAMAÇÃO NA ÁREA DE COMPUTAÇÃO / Péricles Barbosa Cunha de Miranda, Marcel Pinheiro Caraciolo
128
NOVAS TECNOLOGIAS E ENSINO DA LÍNGUA MATERNA: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO CURSO DE LETRAS / Luiz Antônio Ribeiro (IFMG), Mônica Carvalho Brum Rodrigues (UFMG)
129
130
131
132
133
O GÊNERO WEBQUEST E OS GÊNEROS NA WEBQUEST: CARACTERIZAÇÃO E DISCUSSÃO / Benedito Gomes Bezerra (UPE), Amanda Cavalcante de Oliveira Lêdo (UFPE)
134
135
O IMPACTO DOS JOGOS DO TIPO MMORPG NA APRENDIZAGEM DE INGLÊS / Wilka Catarina da Silva Soares (UFRN), Janaina Weissheimer (UFRN)
136
O LETRAMENTO DIGITAL E A FORMAÇÃO ACADÊMICA NA EAD / João Wandemberg Gonçalves Maciel (UFPB), Felipe Oliveira Miranda Cunha (UFPB)
137
138
139
O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO ENTRE: ESTUDANTES, COORDENADORES, PROFESSORES E TUTORES NO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EM SAÚDE NA MODALIDADE EAD / Lívia da Cruz (UAB - IFSC), Rita de Cássia Flôr (UAB - IFSC), Diogo Castanho Sant’Ana (UAB - IFSC), Andréia de Bem Machado (UAB - IFSC), Juliana Almeida Coelho (UAB - IFSC), Bianca de Sá Teixeira (UAB - IFSC)
140
141
O USO DE MENSAGEM SUBLIMINAR NA EDUCAÇÃO / Adailton Dias dos Santos (UNIMONTES)
142
143
144
145
O USO DO LIVRO DIDÁTICO DIGITAL EM FRANCÊS NA UFPE / Joice Armani Galli (UFPE), Simone Pires Barbosa Aubin (UFPE)
146
O VIDEOCLIP EM SALA DE AULA / Micaelle Ribeiro do Nascimento (UFCG), Laís Venâncio de Melo (UFCG), Orientadora: Rossana Delmar Lima Arcoverde (UFCG)
147
OBJETO DE APRENDIZAGEM: CAMINHO POSSÍVEL PARA O ENSINO DE FRAÇÕES / Carolina Soares Ramos (UFPE), Maria Lúcia Serafim (UEPB)
148
OFICINA DE BLOG DO PROI-DIGIT@L: ANÁLISES DE INCLUSÃO DIGITAL A PARTIR DA PLATAFORMA BLOG VOLTADA PARA JOVENS DA PERIFERIA / Gabriella Karolline da Silva (UFPE), Rayanne Angela Albuquerque dos Santos (UFPE), Flavia Barbosa Ferreira de Santana (UFPE)
149
OFICINAS: A FORMAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DO PROFESSOR IMIGRANTE DIGITAL / Adriana Alves de Moura (SEE-DF), Sandra Rodrigues Sampaio Campêlo (SEE-DF)
150
151
152
OS MOVIMENTOS SOCIAIS NOS GÊNEROS DISCURSIVOS DIGITAIS / Cláudio Henrique de Souza Pires (UFBA)
153
154
155
156
157
158
PRÁTICAS DE LETRAMENTO DIGITAL DE JOVENS DE PERIFERIA ATRAVÉS DAS NARRATIVAS DIGITAIS / Márcio Henrique Melo de Andrade (UFPE), Márcia Gonçalves Nogueira (UFPE), Patricia Carvalho Matias (UFPE)
159
PRÁTICAS DE LETRAMENTO DIGITAL: O BLOG NA SALA DE AULA / Manoela Milena Oliveira da Silva (UFPE), Gabriella Lima Espíndola (UFPE)
160
161
162
163
PRODUÇÃO ESCRITA DE CONTEÚDOS EM BLOGS: QUAIS OS DESAFIOS E AS POSSIBILIDADES? / Patricia Matias (UFPE), Josivania Freitas (UFPE), Sérgio Abranches (UFPE), Elizângela Silva (UFPE), Marcela Leite (UFPE)
164
PROJETO HAWKING’S DO SERTÃO - FERRAMENTAS E ACESSIBILIDADE PARA OS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS / Anália Emília Barbosa Ferreira de Souza (IF Sertão PE), Romero Franklin Xavier Dantas (IF Sertão PE), Luzanilde Oliveira Aguiar (IF Sertão PE)
165
PROJETOS DE INCLUSÃO DIGITAL EM ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS / Maria Lívia Pachêco de Oliveira (UFPB), Júlio Afonso Sá de Pinho Neto (UFPB)
166
PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O USO DO REDU ARTICULADO À TFC: INVESTIGANDO SUA POTENCIALIDADE PARA O ESTUDO DE CONCEITOS BIOLÓGICOS COMPLEXOS / Sílvia Cardoso (SEDUC-PE / UFRPE), Zélia Jófili (UFRPE), Ana Maria Carneiro-Leão (UFRPE), Fernanda Brayner-Lopes (SEDUC-PE / UFRPE)
167
RECURSOS HIPERMIDIÁTICOS APLICADOS NA CONSTRUÇÃO DO DESIGN EDUCACIONAL DE AMBIENTE DE APRENDIZAGEM / Adelito Borba Farias (UFPB), Simone Maria Marinho de Andrade (UFPB)
168
169
170
REDES SOCIAIS E A IMAGEM QUE OS USUÁRIOS REVELAM EM SUAS POSTAGENS / Edmar Peixoto de Lima (UERN), Ana Klarissa Barbosa Gonçalves (FALS)
171
REDES SOCIAIS, PODER E ENSINO / Ana Paula Melo Sylvestre (UnB)
172
REFLEXÕES SOBRE A SUBJETIVIDADE NA MEDIAÇÃO NOS AMBIENTES VIRTUAIS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA / Bárbara Mônica Alcantara Gratão Rodrigues, Luciana Barbosa Candido Carniello, Maria Aparecida Alves Pereira
173
174
RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO COLABORATIVO INTITULADO SEM FRONTEIRAS: PONTE ATLÂNTICA BRASIL E PORTUGAL / Jaiane Ramos Barbosa (UFC), Mixilene Sales Santos Lima (UFC), Lidiana Osmundo (UFC), Maria Auricélia da Silva (UFC), Raquel Santiago Freire (UFC), Alisandra Cavalcante Fernades (PUC), José Aires de Castro Filho (UFC)
175
REPRESENTAÇÃO E LEITURA: O EDITOR NO FILME “VIOLAÇÃO DE PRIVACIDADE” / Cristina M. Pescador (UFRGS), Aline Silva de Bona (UFRGS)
176
REPRESENTAÇÕES DO INDIVIDUALISMO DA MODERNIDADE LÍQUIDA NA POÉTICA DE ANTERO DE ALDA / Mauricio Gabriel Santos (Uniev.), Hugo de Andrade Silvestre (Uniev.), Débora Cristina Santos e Silva (Uniev/UEG)
177
178
SCRATCH DAY UFES: OFICINA ITINERANTE DE INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO PARA PROFESSORES / Hugo Cristo Sant’Anna (UFES), Vinicius Bispo Neves (UFES)
179
SOFTWARES EDUCATIVOS: DO DISCO COMPACTO À SALA DE AULA / Rozelma Soares de França (UPE), Ana Cristina Barbosa da Silva (UPE)
180
181
182
183
184
TECNOLOGIA NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA DA ESCOLA PÚBLICA DA BAHIA: UMA REALIDADE? / Roberta Pereira Peixoto (UFBA), Domingos Sávio Pimentel Siqueira (UFBA)
185
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA ESCOLA: APRENDIZAGEM E PRODUÇÃO DA ESCRITA CRIATIVA / Patricia Correa Junqueira (UEG), Débora Cristina Santos e Silva (UEG)
186
TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: ELEMENTOS ESTRUTURANTES DE NOVOS PROCESSOS EDUCATIVOS? / Roberta Varginha Ramos Caiado (UNICAP/UNIVERSO), Artur Gomes de Morais (UFPE)
187
188
189
TEORIA ASSOCIACIONISTA COMO SUPORTE TEÓRICO PARA EAD / Maria Helena da Silva Virgínio (UFPB), Ana Fabíola de Medeiros Vanderlei (PMPB)
190
191
UM ESTUDO SOBRE OS BLOGS DAS EQUIPES DE FORMAÇÃO DO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO / Viviane de Bona (UFPE), Diógenes Maclyne Bezerra de Melo (UPE), Bruno França de Souza (UFPE), Renata da Costa Lima (UFPE), Gilce Cleana Brandão Zarzar (UFRPE)
192
193
UMA METODOLOGIA PARA ELABORAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO COLABORATIVA DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE PROGRAMAÇÃO / Lucas de Almeida Marciano (UFRN), Fabrício de Azevedo Vale Guerra (UFRN), João Paulo de Medeiros Santos (UFRN), Alexandre Melo Queiroga (UFRN), Plínio Cortez Duarte da Silva (UFRN)
194
UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O USO DO RÁDIO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES A DISTÂNCIA / Michele Rodrigues de Albuquerque (UFRPE), Maria Salett Tauk Santos (UFRPE), Marizete Silva Santos (UFRPE)
195
196
USABILIDADE DO YAHOO GRUPOS COMO FERRAMENTA NO CURSO DE MANUTENÇÃO DE MICRO E REDES DE COMPUTADORES DO INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO – CAMPUS AFOGADOS DA INGAZEIRA / Rodrigo Nogueira Albert Loureiro (IFPE), Ana Beatriz Gomes Pimenta de Carvalho (UFPE), Marlene Aparecida dos Reis (UFPE), Vera Lúcia Macedo Nogueira (UFLA)
197
198
USO DE BLOG NA EDUCAÇÃO PRESENCIAL: PESQUISA-AÇÃO NA FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC FLORIANÓPOLIS / Flavio Augusto Borraiz Garcia (SENAC), Mariângela Poleza (SENAC), Eli Lopes da Silva (SENAC)
199
USO DE WEBQUEST NA EDUCAÇÃO PRESENCIAL: PESQUISA-AÇÃO NA FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC FLORIANÓPOLIS / Eli Lopes da Silva (SENAC), Manoela Albertoni Silveira (SENAC), Nádia Henedi Lemos Simão (SENAC)
200
USO DO HOT POTATOES ASSOCIADO AO MOODLE NAS OFICINAS DE CONTEUDISTAS DA ESAF / Sylvana Karla da Silva de Lemos Santos (IFB), Kelly Ramos de Souza Bitencourt (Esaf)
201
202
203
204
WEBJORNALISMO E AS LEIS DO DISCURSO / Paula Ádala dos Passos Pereira Gomes (UFPE)
205
206
207

Nenhum comentário:

Postar um comentário