18 razões para não reduzir a maioridade penal


Por Cristiane Parente
Antes de posicionar-se a favor da redução da maioridade penal, é importante que cada cidadão brasileiro leia o Estatuto da Criança e do Adolescente ECA) e entenda que os adolescentes são, sim, punidos pelos atos infracionais que cometem. É importante que entendam que mais do que cometerem crimes contra a vida, os adolescentes são as maiores vítimas desses crimes. O que eles mais cometem são crimes contra o patrimônio. 

É preciso entender que a maioria das propostas de emenda à constituição para a redução da maioridade penal foram apresentadas em épocas de crimes que repercutiram na mídia, como o caso de Champinha, adolescente que matou um casal de namorados em SP, em 2003, e o caso do menino João Hélio, de 6 anos,em 2007, que morreu após o carro de sua família ter sido roubado no Rio de Janeiro e ele ter ficado preso pelo cinto de segurança, do lado de fora do carro e ter sido arrastado pelas ruas por 7km. Dos cinco assaltantes, um era menor de idade.  

Segundo levantamento feito pela ong ANDI- Comunicação e Direitos, das 18 propostas de redução de maioridade penal criadas pela Câmara dos Deputados entre 1989 e 2009, 50% delas foram apresentadas entre novembro de 2003 e março de 2004, justamente o período do caso de Champinha. E mais três foram apresentadas entre fevereiro e novembro de 2007, quando o país ainda estava em comoção pelo caso de João Hélio.

Não é movida por comoções nacionais que a sociedade deve agir! Os adolescentes são mais vítimas de crimes contra a vida do que praticantes desse crime. Infelizmente são eles que mais aparecem na mídia, provocando uma distorção da realidade! Crianças e adolescentes são vítimas da falta da garantia e efetivação de seus direitos e não é ferindo mais um que vamos garantir a paz no país! Não é legalizando o genocídio de crianças e adolescentes que já existe no país, que vamos ter paz! 

Temos que lutar por um país mais justo, menos corrupto e preconceituoso, que não permita Renans, Felicianos e Cias nos lugares em que se encontram. Temos que combater as causas e não as consequências!

Comentários

  1. muito bom o artigo

    confesso que comecei a pensar sobre isso, e digo comecei a mudar de opnião, vou buscar mais artigos sobre este asunto

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita