Jornal A Notícia, de Joinville/SC, produz especial sobre educomunicação para o Dia do Jornalista

O jornal A Notícia do Grupo RBS edita especial sobre Educomunicação para celebrar o Dia do Jornalista no dia 7 de abril de 2013. O especial é produzido no Caderno Anexo Ideias e fala sobre comunicação para educação.

A celebração do Dia do Jornalista, comemorado no domingo (7). A reportagem principal apresenta um assunto que tem tudo a ver com a profissão e também com educação: trata-se da "educomunicação", que estimula o uso das mídias como prática pedagógica dentro das escolas, ou seja, traz o jornal, a reportagem, o rádio e a televisão para dentro da sala de aula.


O MEC, por meio do Programa Mais Educação, que oferece aulas extracurriculares, já adotou a educomunicação como disciplina. A reportagem sugere práticas que podem ser levadas para dentro da sala de aula, como a criação de blogs, rádios web, jornais e fanzines escolares, assim como oficinas de redes sociais e até de roteiros para filmes e documentários.
Anexo Ideias especial conta os bons exemplos do Caic Professor Mariano Costa, da Escola Municipal Pastor Hans Müller e da Fundação Padre Luiz Fachini, todos em Joinville. A iniciativa é da repórter do AN, Caroline Stinghen, que atua fortemente na bandeira A Educação Precisa de Respostas, lançada pelo Grupo RBS em 2012.
– Ao ler sobre 'educomunicação', cheguei à conclusão de que o próprio jornal poderia fazer sua parte. Por que não instigar alunos a desenvolver e criar redações interessantes como projeto de aula? – questionou a repórter, que transformou sua pergunta em ação concreta.
Caroline foi até um colégio de Joinville e deu uma oficina aos alunos, ensinando como entrevistar e produzir um texto jornalístico. Eles encararam o desafio, foram atrás de personagens e contaram boas histórias. O resultado completo pode ser conferido no Anexo Ideias e os textos, na íntegra, feitos pelos alunos, além de galeria de fotos da oficina, também poderão ser acessados na internet, no AN.com.br.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita