Rádio Educomunicativa do Paraná apresenta-se no Fórum Mundial de Tunis



A Rádio Educativa São Francisco, do projeto  Socioeducativo de Implantação de Estúdios de Rádio nos Centros de Socioeducação do Paraná, da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, foi apresentada no Fórum Social Mundial, na Túnisia. O projeto foi levado pelo professor do Centro de Socioeducação São Francisco, em Piraquara, Renê Scholz, um dos responsáveis pelo projeto. O Fórum aconteceu entre 26 a 30 de março, na Tunísia.
A viagem de Scholz fez parte do prêmio pela classificação do projeto no 3º Concurso Aprender e Ensinar – Tecnologias Sociais, da Revista Fórum e da Fundação Banco do Brasil. O uso da rádio como ferramenta pedagógica foi um dos seis finalistas entre mais de 4,5 mil projetos inscritos.
"Mais que cumprir normas, queremos proporcionar um atendimento de qualidade, bem como oferecer aos meninos e meninas a oportunidade de um novo recomeço. A Rádio São Francisco é um processo fantástico para se alcançar esses objetivos e merece o destaque de participar do Fórum Social Mundial. O Governo do Paraná estará muito bem representado, com um projeto simples, mas eficiente e que de fato transforma realidades", afirmou a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, aoi anunciar a viagem do Prof. Renê
A rádio educativa desenvolvida pelo professor da rede estadual faz a conexão entre educação e comunicação, podendo ser entendida como uma prátca educomunicativa. A rádio produz cultura, contribuí para o exercício da cidadania, desenvolve o senso crítico e possibilita o desenvolvimento social e pessoal dos adolescentes do Centro de Socioeducação, contribuindo com a qualidade da educação por meio da produção de textos e leitura.
A programação da Rádio Educativa São Francisco é veiculada dentro da própria unidade, de segunda-feira a sexta-feira, três vezes ao dia, e pode ser ouvida de qualquer ponto da instituição. Os professores fazem programações especiais, como por exemplo, prevenção ao uso de drogas, importância do voto, semana da Consciência Negra, do meio ambiente, Dia das Mães, entre outros.
 
CENSE
O Centro de Socioeducação (Cense) São Francisco atende em média 110 adolescentes em situação de risco que cumprem a medida sócioeducativa de internação. Os Centros de Socioeducação e as Casas de Semiliberdade são unidades de atendimento necessárias para a organização e o funcionamento das condições de cumprimento das medidas socioeducativas de internação e semiliberdade de menores infratores privados de liberdade. São administrados pela Secretaria da Família e Desenvolvimento Social e pela Secretaria de Estado da Educação.
Fonte: CCA/ECA/USP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita