quarta-feira, 12 de junho de 2013

Literacia Digital e Políticas Tecnológicas para a Educação

Da autoria de Luís Pereira (Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade - CECS/UMinho), a publicação, com a chancela da "De Facto Editores", baseia-se na tese de doutoramento do investigador, apresentada na Universidade do Minho, defendida em abril de 2012, com o título Conceções de Literacia Digital nas Políticas Públicas: estudo a partir do Plano Tecnológico de Educação, com orientação de Manuel Pinto e Sara Pereira.

Assistimos nas últimas três décadas, em Portugal, a uma aposta em programas e iniciativas que levassem as TIC para a escola. Graças as políticas públicas implementadas, grande parte das escolas do ensino básico e secundário encontram-se, presentemente, equipadas e dotadas de modernas infraestruturas tecnológicas, o que seria impensável quando este processo teve início na década de 80. 


Com o Plano Tecnológico da Educação, uma medida emblemática do XVII Governo, iniciado em 2007, pretendiam os decisores políticos, em três anos, "colocar Portugal entre os cinco países europeus mais avançados ao nível da modernização tecnológica do ensino". No âmbito desta política pública, surgiu o Programa e.escola ao qual se juntou, mais tarde, a iniciativa e.escolinha, tendo sido distribuídos com estas medidas vários milhares de computadores portáteis. 

Paralelamente a tais opções políticas -que não são um exclusivo de Portugal, mas fazem parte de uma estratégia europeia -, tem-se desenvolvido investigação que procura compreender o que esta por detrás destas dinâmicas governativas. Esta investigação propôs-se estudar o relevo da literacia digital, e o quadro conceptual que a sustenta, em políticas de implementação da tecnologia na educação, procurando evidenciar uma tendência para reduzir a literacia para os ambientes digitais à sua componente técnica, e destaca ainda a centralidade que o acesso assume na ideia da "modernização tecnológica do ensino".

Ficha
Título: Literacia Digital e Políticas Tecnológicas para a Educação
Autor: Luís Pereira
Coleção: Practicum -Coleção de Ciências da Educação
ISBN: 978-989-8557-15-5
220 pp.
De Facto Editores
1ª Edição, Santo Tirso, maio 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário