segunda-feira, 8 de julho de 2013

As estratégias ‘para o seu filho ler’

As estratégias ‘para o seu filho ler’: um estudo do contrato de leitura da seção infantil do jornal Zero Hora

Lara Niederauer Machado, Viviane Borelli

Este artigo investiga a relação que o jornalismo firma - através do estabelecimento de um contrato de leitura - com o seu leitor, mais especificamente com o leitor da seção Para o seu filho ler, do jornal Zero Hora, do Rio Grande do Sul. Para análise, optou-se pelo norteamento da semiologia de terceira geração (Verón, 2004), em que foram selecionados enunciados da seção a partir de um corpus de 111 exemplares. Nota-se que a seção está estritamente ligada com a lógica por qual a sociedade passa: processo de midiatização no qual as mídias têm papel na estruturação das práticas sociais.

Para acessar: http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/jornalismo/article/view/1984-6924.2013v10n1p223


Nenhum comentário:

Postar um comentário