Knight Center abre inscrições para curso gratuito de Jornalismo de Dados

O Centro Knight para Jornalismo nas Américas está com inscrições abertas para o novo Curso On-line Massivo e Aberto (MOOC na sigla em inglês) sobre Jornalismo de Dados. O curso “Jornalismo de Dados: Noções Básicas” é inteiramente on-line e acontecerá de 12 de agosto a 16 de setembrocom um instrutor diferente para cada módulo.

Esta é a primeira vez que o Knight Center convida um grupo de profissionais para ministrar um MOOC - um novo tipo de programa de aprendizagem online projetado para atingir um grande número de alunos. Em geral, os MOOCs são cursos universitários gravados em vídeo e adaptados para serem compartilhados pela Internet. O curso é aberto a qualquer profissional ou estudante com acesso à internet mediante inscrição.

Ao total serão cinco módulos com diferentes especialistas, incluindo profissionais de The New York Times, Pro Publica e National Public Radio. No final do curso, espera-se que o aluno tenha obtido uma visão geral sobre o que é o jornalismo de dados, como ele é praticado nas redações dos Estados Unidos, onde localizar dados, como limpá-los, analisá-los criticamente e como otimizar a apresentação das informações para torná-las inteligíveis e interativas ao máximo.

As aulas incluem vídeos, tutoriais, materiais de leitura, exercícios e questionários – tudo dividido em módulos semanais.Como não haverá palestras ao vivo,os alunos terão liberdade para escolher os melhores horários para acompanhar as atividades,embora haja prazos para a apresentação dos questionários e participação nos fóruns.

O curso é gratuito, mas os participantes que desejarem receber um certificado do curso deverão pagar uma taxa administrativa de 30dólares. Somente aqueles que tiverem participado ativamente e cumprido a maior parte das exigências poderão requerer o certificado, que será enviado por e-mail como um documento PDF.

Para mais informações e inscrições acesse o blog Jornalismo nas Américas do Knight Center.
Fonte: ABRAJI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita