Qualidade na programação infantil da TV Brasil

Qualidade na programação infantil da TV Brasil

As pesquisadoras Inês Sílvia Vitorino Sampaio e Andréa Pinheiro Paiva Cavalcante, professoras da Universidade Federal do Ceará, lançaram no começo de 2013 o livro "Qualidade na programação infantil da TV Brasil". vejam abaixo a resenha da editora Insular, pela qual o livro foi publicado, e alguns links de matérias sobre a obra.

Esta publicação é um estímulo ao debate e à reflexão sobre a qualidade da programação infantil de televisão em nosso país. Fundamenta-se em pesquisa realizada na TV Brasil e busca proporcionar novos caminhos para o aperfeiçoamento das informações transmitidas para as nossas crianças, bem como ressalta a importância de inserir definitivamente esta preocupação nas nossas políticas públicas de comunicação.

Mesmo com o crescente acesso das crianças e adolescentes à internet, a televisão ainda tem grande influência na formação da infância e da adolescência e incontestável significado em suas horas de lazer. A atenção sobre este livro deve aumentar quando se sabe que é no contato diário com as várias mídias, em particular a televisão, que as novas gerações de brasileiros estão se formando.

Este livro reproduz um trabalho de pesquisa do Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Adolescência e Mídia – GRIM, do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (UFC), através de cooperação entre a UFC e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), sob a coordenação de Inês Sílvia Vitorino Sampaio e Andréa Pinheiro Paiva Cavalcante, com a colaboração de Andrea Acioly, Camila Torres, Nut Pereira, Samaísa dos Anjos e Sarah Coelho. 


Tem como base o monitoramento da programação infantil da TV Brasil, observando os critérios e indicadores de qualidade no campo audiovisual, avaliando aspectos da cenografia e do figurino e relativos aos direitos humanos, e refletindo sobre o propósito da televisão pública oferecer uma programação de qualidade para o público infantil, acima de tudo compromissada com a difusão da cultura e a formação para a cidadania. Buscou ainda monitorar o efetivo respeito aos princípios e objetivos consolidados na Lei de criação da EBC, tendo como perspectiva aprimorar a qualidade da programação para a infância da TV Brasil. 

Finalmente, este livro apresenta recomendações para aperfeiçoar a programação para as crianças da TV Brasil e se propõe a promover o debate com o conjunto da sociedade brasileira sobre o que significa “qualidade” na programação infantil de televisão.

Inês Sílvia Vitorino Sampaio
Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1999), com período sanduíche na Westfälische Wilhelms Universität Münster, Alemanha. Cumpriu estágio Pós-Doutoral na Université du Québec à Montréal, UQÀM, Canadá (2008) e, atualmente, é professora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Comunicação do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (UFC). É autora do livroTelevisão, Publicidade e Infância (Annablume, 2004) e de dezenas de artigos em periódicos da área, tendo ainda organizado a coletânea Mídia de Chocolate: estudos sobre a relação infância, adolescência e comunicação (E-papers, 2006). Coordena o Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia (GRIM – UFC) e o projeto de Extensão “TVez: Educação para o uso crítico da mídia”. E-mail: inesvict@gmail.com

Andréa Pinheiro Paiva Cavalcante 
Jornalista graduada pela Universidade Federal do Ceará (1993), trabalhou como repórter do jornal O POVO e da Rádio Extra Produções. Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atualmente é doutoranda no mesmo programa com a pesquisa "Recepção e criação de saberes mediados pelo computador em sala de aula: buscando a perspectiva das culturas juvenis". É docente da UFC, lotada no Instituto UFC Virtual e leciona no Curso Sistemas e Mídias Digitais, nos cursos de Jornalismo e Publicidade e integra o Grupo de Pesquisa da Relação, Infância, Juventude e Mídia (GRIM-UFC).
E-mail: andrea@virtual.ufc.br

Matérias sobre o livro: 
  • Pesquisa sobre programação infantil da TV Brasil vira livro 

  • Livro sobre qualidade da programação infantil da TV Brasil será lançado no dia 31



  • Livro fala sobre qualidade da programação infantil na TV

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita