quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Educomunicação midiática é um dos temas de debate do V Encontro Brasileiro de Educom

Educomunicação midiática e a contribuição da universidade é um dos temas de debate do V Encontro Brasiliero de Educomunicação, que será realizado entre os dias 19 e 21 de setembro, na FAPCOM, em São Paulo. Ainda dá tempo fazer sua inscrição! Veja a programação completa em http://educomunicacao2013.blogspot.com.br/


Educomunicação midiática e a contribuição da universidade
Palestrantes:


Rose Mara Pinheiro - Jornalista, educomunicadora. ex-aluna do primeiro curso de especialização em Comunicação e Educação promovido pelo Departamento de Comunicações de Artes da ECA/USP, entre 1989-1990. Mestra pelo IMES, de SBC (1995). Doutora em Ciências da Comunicação (2013) pela Universidade de São Paulo. Participou, como articuladora de pólo, do projeto Educom.rádio. Coordenadora de projetos na ONG Viração Educomunicação, entre os quais a Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Comunicadores. Sua tese de doutorado, revisitou e sistematizou as teses publicadas no Brasil sobre educomunicação, de 2000 a 2012.


Patrícia Horta - Professora Adjunta da Universidade Federal de Pernambuco desde 2011. Possui mestrado (2002) e doutorado em Ciências da Comunicação pela ECA/USP (2007). Desde 1997 exerce a função de Professora Colaboradora do Núcleo de Comunicação e Educação, NCE/USP. Tem experiência profissional e docente nos campos teóricos da Educomunicação, Educação, Comunicação e Sociologia. Em 2006, assumiu a função de Coordenadora Geral de Tutoria do Programa de Formação Continuada: Mídias na Educação no estado de São Paulo. Na área de Ensino Superior atuou, com ênfase em disciplinas que visam às práticas pedagógicas e sociais oriundas das mídias e suas linguagens, sob o fundamento teórico da Educomunicação.


Ismar de Oliveira Soares - Jornalista (Faculdade Cásper Líbero, 1970), Mestre (1980) e Doutor em Ciências da Comunicação (1986) pela Universidade de São Paulo, com pós-doutorado, em 2000, pela Marquette University Milwaukee,WI, USA. Coordena, desde 1996, o NCE- Núcleo de Comunicação e Educação da ECA-USP. Pesquisador FAPESP, ressemantizou em 1999, após pesquisa realizada junto a uma amostragem latino-americana, o neologismo Educomunicação para designar um campo emergente de intervenção social na interface comunicação/educação. Promoveu, entre 2001 e 2004, o Projeto Educom.rádio (formação educomunicativa de 11 mil professores e alunos da rede municipal de ensino de São Paulo). Coordena a implementação da Licenciatura em Educomunicação junto à ECA/USP. Entre seus livros, destacam-se Para uma Leitura Crítica dos Jornais (São Paulo: Edições Paulinas, 1984), Para uma Leitura Crítica da Publicidade (São Paulo: Edições Paulinas, 1984), Do Santo Ofício à Libertação (São Paulo, Paulus, 1988), Sociedade da Informação ou da Comunicação? (São Paulo: Cidade Nova, 1996), Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação (São Paulo: Paulinas, 2011). Preside a ABPEducom Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais da Educomunicação.

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