Lisboa sedia em novembro II Encontro de Filosofia para Crianças e Criatividade


II Encontro de Filosofia para Crianças e Criatividade acontece em Lisboa, em 21 de Novembro, Dia Mundial da Filosofia. Em breve, mais informações na página do evento no Facebook (https://www.facebook.com/pages/Sentir-pensamentos-Pensar-Sentidos/160076144011579)

Quem estará no evento:

Magda Carvalho Carvalho é Profª Auxiliar no Departamento de História, Filosofia e Ciências Sociais da Universidade dos Açores, onde leciona disciplinas de Ética e de Éticas Aplicadas. Realizou provas académicas sobre o conceito de “natureza” em Henri Bergson e em Antero de Quental. A sua principal área de investigação é a Ética Ambiental e, presentemente, desenvolve também trabalho na área da Filosofia para Crianças. É autora de várias publicações nas suas áreas de especialidade.

Maria Gabriela Couto Teves de Azevedo e Castro é doutorada em Filosofia Contemporânea, especialidade de Estética e Teorias da Arte, pela Universidade dos Açores, com a dissertação intitulada A imaginação em Paul Ricoeur, filósofo que estuda desde 1988 e que foi também tema das suas provas de APCC, em 1991, com um trabalho subordinado ao tema Os símbolos do trágico em Paul Ricoeur.
É docente da Universidade dos Açores onde tem leccionado diversas disciplinas tais como: Estética e Teorias da Arte, Ontologia, Hermenêutica Filosófica, Ética, Filosofia da Linguagem e História da Antiguidade. 
Directora do Centro de Estudos Filosóficos, da Universidade dos Açores e membro da direcção do Centro de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa é autora de um livro intitulado Imaginação em Paul Ricoeur, possuindo vários artigos em diversas revistas nacionais e estrangeiras, bem como obras conjuntas.

Ana Aires Breyesse é socióloga, formadora, pós-graduada em Filosofia para Crianças.
Ela apresenta-se em primeira pessoa: "Dar voz, fazer pontes, sínteses e ajudar a escolher caminhos é a minha arte. Trabalho nela todos os dias, com gente grande e mais pequena dando chão ao projeto Livres Pensadores – Aprender a pensar melhor.
Perguntas, pensamentos, argumentos, contradições, concordâncias, escuta ativa e expressão da tolerância em relação aos outros e a nós próprios, são as “peças do nosso xadrez” .
Gosto de gelados, de pão-de-rala, dos miradouros de Lisboa, de sonhar com Moçambique e recordar viagens à Índia.  
Sou mãe de duas crianças que, inexplicavelmente, já não cabem no colo e que ganharam asas supersónicas. Também posso dizer que tenho um cão, mas é mais exato dizer que há um cão que me tem a mim".  

Dina Mendonça licenciou-se em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa de Lisboa em 1993. Depois foi para os EUA onde tirou o Mestrado em Filosofia para Crianças em 1996, na Universidade de Montclair, com a tese sobre “A Experiência Estética em John Dewey e a sua aplicação em Filosofia para Crianças”. Estudou então com Matthew Lipman e Ann Sharp, fundadores do programa Filosofia para Crianças, e foi durante esta estadia que teve o primeiro contacto com o programa e com a prática da filosofia para crianças em sala. Doutorada em Filosofia com tese sobre “A Anatomia da Experiência – uma Análise do Conceito de Experiência de John Dewey” pela Universidade de South Carolina em 2003.
Membro da equipa de investigação do Instituto de Filosofia da Linguagem da Universidade Nova de Lisboa trabalha sobre a Filosofia das Emoções (www.mendoncaemotion.com). Em 2010 funda a Associação Brincar a Pensar (www.brincarapensar.pt). Tem participado e desenvolvido vários projetos na área da Filosofia para Crianças trabalhando na divulgação, formação, e na produção de artigos de Filosofia para Crianças assim como concepção e experimentação em trabalho de campo de material pedagógico original para a Filosofia para Crianças.

Evento em parceria com: 
Immensus Saberes
Projecto MiudosSegurosNa.Net
Reflexos - Psicologia, Psicoterapia e Ludoterapia
Z's shop
Bonecas Intemporais
Colégio D. José I

Fonte: http://sentirpensamentospensarsentidos.blogspot.pt/
Facebook: https://www.facebook.com/pages/Sentir-pensamentos-Pensar-Sentidos/160076144011579

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita