sábado, 9 de novembro de 2013

Literacia para a publicidade


Programa "Sociedade Civil", da RTP2, de Portugal, apresentou no último dia sete de novembro, mesa redonda sobre a publicidade com especialistas no tema. Um deles é a Professora Dra. Sara Pereira, do Centro de Estudos da Comunicação e Sociedade, da Universidade do Minho.

O que é, qual o impacto, para que serve, papel de pais e educadores em relação à leitura crítica da publicidade por parte das crianças, foram alguns dos tópicos abordados.


Para ver o programa: http://www.rtp.pt/play/p1043/e133929/sociedade-civil-viii
Descrição do programa: Em Portugal, as crianças veem, em média, três horas de televisão por dia, cerca de 26 mil anúncios por ano. Os especialistas não são consensuais quanto à eficácia da proibição da publicidade infanto-juvenil como aconteceu na Noruega, Suécia ou Canadá, mas concordam que as escolas têm um papel determinante na educação para o consumo.

Há por todo o lado influências a que todos, incluindo os mais pequenos, estão sujeitos.
Mas como é possivel formar para a publicidade? Como se desenvolve sentido crítico em relação à informação que nos chega? Existe literacia para a publicidade nas escolas? Que papel têm pais e educadores? E as marcas?

De 2ª a 6ªfeira, o programa Sociedade Civil, da RTP2, traz-lhe gente que se dedica a melhorar a nossa vida, cidadãos com uma larga experiência na resolução de problemas, pessoas de várias organizações mobilizadas para soluções nas mais diversas áreas.

Um comentário:

  1. Muy interesante el debate, he encontrado amigos y amigas en él. Gracias por difundirlo, Cristiane

    ResponderExcluir