Em livro, crianças imaginam significados para diferentes palavras


Criança é "responsável pelo dever de casa", segundo Luisa, de oito anos. Já para Johanna, de dez, criança é o que ela está vivendo. Essa é apenas uma das muitas palavras definidas em "Casa das Estrelas", livro do professor colombiano Javier Naranjo, que acaba de sair pela editora Foz, com ilustrações da francesa Lara Sabatier.

Javier teve a ideia de unir frases de seus alunos em 1988, durante uma festa de comemoração do Dia da Criança, quando pediu para que cada um da turma escrevesse em seu caderno uma resposta para a questão "O que é uma criança para você?".

Desde então, o professor foi juntando definições de crianças para palavras como adulto ("Pessoa que, em toda coisa que fala, vem primeiro ela", segundo Andrés, 8), branco ("O branco é a cor que não pinta", Jonathan, 11), corpo ("É no que colocamos a roupa", Camila, 7) e tempo ("É hora, é demora", Ligeya, 9).

A ideia é valorizar o que dizem as crianças, já que, segundo Javier, "em todos os lugares do mundo sua voz é menosprezada".

Muitos dos alunos de Javier hoje são adultos, e ele se encontrou com alguns deles já crescidos. "Eles reafirmaram com um brilho de verdade nos olhos o que disseram quando pequenos", conta.

Lara, ilustradora de Paris que mora na Bolívia, imaginou o livro como a vida -começou com a infância e foi até a velhice.

Ao final, ela desenha uma equilibrista. Para Lara, essa figura representa a busca pela felicidade, que ela define como "um equilíbrio entre alegria, amor, ódio e raiva".

A frase favorita de Lara é a definição de Weimar, 9, para quem a eternidade "é esperar uma pessoa".

"CASA DAS ESTRELAS"
AUTOR Javier Naranjo (tradução Carla Branco)
EDITORA Foz
PREÇO R$ 29,90
INDICAÇÃO a partir de 7 anos

Leia a entrevista com o professor que fez o dicionário com definições de crianças:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita