quinta-feira, 8 de maio de 2014

Os povos dos rios e das florestas precisam de oportunidades para comunicar suas visões de mundo! (11)

                     
Daísa Rosário - UFPA (Brasil)
Como os meios de comunicação representam parte da população de um país ou de um determinado grupo social ou cultural? De que maneira são formados os conceitos que temos de estrangeiros, mulheres, negros, homossexuais? Por que achamos que um tipo de corpo é mais bonito que outro? Quem nos ensinou sobre isso? As notícias são equilibradas em termos de diversidade de fontes e opiniões? Todos os povos e etnias têm conseguido retratar sua própria visão de mundo ou há sempre alguém a escrever por eles e a retratá-los sem que eles tenham espaço para isso? Como podemos resolver a questão da democratização da comunicação para que todos tenham a oportunidade não apenas de fruir, mas produzir informação? 

Até domingo, 11 de maio, pesquisadores, estudantes, professores estarão desafiando você a ler cada um dos textos que escreveram e refletir sobre seu conteúdo! Ou ainda desafiando você a levar essa reflexão a salas de aula, família, igrejas, amigos, mesa de bar...porque tudo que não se pode fazer em relação aos meios de comunicação, às novas tecnologias e às mensagens que recebemos todos os dias é não refletir sobre eles!

Os depoimentos dessas pessoas foram colhidos por nós durante o II Confibercom (Congresso Iberoamericano de Comunicação), que aconteceu em Braga, Portugal, entre os dias 13 e 16 de abril.

Todos esses depoimentos juntos formam a ação "Reflexões a partir de um ecrã", nossa contribuição para a Operação Sete Dias com os Media. Nossos parceiros são a Livraria Centésima Página, de Braga e a Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação - ABPEducom. Leia mais sobre esta ação abaixo! (Cristiane Parente - CECS - UMinho)

_______________________________________________________________________________
Nossa ação na Operação Sete Dias com os Media
De 5 a 11 de maio divulgaremos fotos dos estudantes, professores e pesquisadores de diversas áreas - notadamente a comunicação - no Blog Mídia e Educação e nas redes sociais (Facebook e Twitter) de organizações ligadas à Educação e à Comunicação e de parceiros como a Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação - ABPEducom, do Brasil, e a Livraria Centésima Página, de Braga. 

Esses sujeitos, que nos ajudaram a refletir sobre os meios de comunicação, escreveram suas questões, inquietações e bandeiras em uma tela (ecrã) oferecida por nós: um quadro negro e um giz! É com essa tecnologia que esperamos promover reflexão, solidariedade na construção do saber, discussão em rede...

"Reflexões a partir de um ecrã" - Essa é a nossa contribuição à "Operação Sete Dias com os Media", uma ação que está no segundo ano em Portugal e que pretende, ao longo de uma semana, com início no Dia Mundial da Liberdade de Imprensa (03/05), alertar para a presença marcante dos meios de comunicação e novas tecnologias em nossas vidas e a importância de não torná-los transparentes, não naturalizá-los, alertar para a importância de não deixar de termos sempre uma atitude crítica e reflexiva perante os mesmos.

Ao final do mês, o arquivo com as fotos e os depoimentos, assim como com um texto de orientação sobre como poderá ser trabalhado, inclusive em forma de jogos, será entregue a escolas secundárias de Braga para que possam, se assim o desejarem, desenvolver o tema da Educação para os Media com seus alunos. (Cristiane Parente)

Sobre a Operação Sete Dias com os Media:
De 3 a 9 de maio de 2014 terá lugar a segunda edição desta operação que acontece em Portugal e que coloca um desafio a organizações, instituições (bibliotecas, igrejas, escolas, universidades, etc) centros de investigação, educadores, alunos, empresas e cidadãos que vêem os meios de comunicação social, tradicionais e de nova geração, como parte integrante do seu dia-a-dia. A ideia é que criem ações que ajudem a refletir nossa relação com os media. Informações: http://www.literaciamediatica.pt/7diascomosmedia/apresentacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário